quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeto piloto de Promoção da Saúde será lançado sábado em Imperatriz

Os bairros Conjunto Vitória, Vila Vitória e Habitar Brasil serão os primeiros beneficiados pelo programa


A Prefeitura de Imperatriz, através da secretaria municipal de Saúde (Semus), lança no próximo sábado, dia 05, o Projeto de Promoção de Saúde, “Para viver mais e melhor em uma Imperatriz saudável”.

A solenidade de lançamento, que pretende envolver os moradores da região da cidade classificada como grande Vitória, compreendendo os bairros Nova Vitória, Vila Vitória e Habitar Brasil, acontecerá às 09 horas, nas proximidades da Praça do Conjunto vitória, com a presença do prefeito Sebastião Madeira, o secretário de Saúde Mamede Magalhães, demais secretários do município, vereadores e outras autoridades convidadas e lideranças diversas dos bairros citados.

“O projeto Para viver mais e melhor em uma Imperatriz saudável, tem a perspectiva de primar pelo desenvolvimento e fortalecimento social através da qualidade da saúde coletiva que compreende em um esforço conjunto, de ações estratégicas e intersetoriais do governo municipal de Imperatriz. Será uma experiência inédita, que vai incrementar a melhoria da nossa saúde pública”, informou Mamede.

De acordo com o secretário, ‘Promoção de saúde’ é um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo. “Nosso objetivo é promover alternativas saudáveis para a comunidade, garantindo qualidade de vida, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes, na construção de um novo perfil de atenção, com enfoque na promoção da saúde”, explica.

Desde o início de sua administração o prefeito Sebastião Madeira vem desenvolvendo esforços através do secretário Mamede Magalhães na busca de modelos de atenção à saúde que extrapolem a assistência médico-curativa. Segundo o prefeito, com esse projeto, embora ainda em fase experimental, a promoção ganha destaque no campo da saúde pública imperatrizense, pois a intenção é resgatar a concepção da saúde como produção social, buscando desenvolver políticas públicas e ações de âmbito coletivo que extrapolem inclusive o enfoque de risco.

“Queremos iniciar uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes. Incidindo sobre as condições de vida da população, extrapolando a prestação de serviços clínico-assistenciais, supondo ações intersetoriais que envolvam a educação, o saneamento básico, a habitação, a renda, o trabalho, a alimentação, o meio ambiente, o acesso a bens e serviços essenciais, o lazer, entre outros determinantes sociais da saúde. É um sonho? Pode ser, mas lutaremos para torná-lo real”, disse Madeira.

A expressão “promoção de saúde” foi usada pela primeira vez em 1945 pelo canadense Henry Sigerist (Pereira et al., 2000). O médico historiador definiu quatro tarefas essenciais à Medicina: a promoção de saúde, a prevenção de doenças, o tratamento dos doentes e a reabilitação, afirmando que “A saúde se promove proporcionando condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, cultura física e descanso”

Foto: Prefeito Madeira e secretário Mamede: por uma nova concepção em saúde (foto-Josa Almeida)

Nenhum comentário: