quarta-feira, 5 de maio de 2010

Maranhão Central não perdoa e Roseana é recebida com frieza e indiferença pela população


Só mesmo a "prefeitaiada" adesista com suas comitivas formaram platéia para ouvir pouca coisa de concreto em ações governamentais...

As décadas de descaso vivido pela região central do Maranhão, protagonizados por Roseana e demais governadores sarneysistas não foram perdoados pela população. Prova disso foi a maneira fria como a governadora Roseana Sarney foi recebida em Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra, as três maiores cidades da região, onde só mesmo a "prefeitaiada" adesista com suas comitivas formaram platéia para ouvir pouca coisa de concreto em ações governamentais. (Foto: Roseana, recebida pelos mandatários de Barra do Corda).

O forte da visita foi a entrega de viaturas, que diferentemente da região tocantina, onde as mesmas são entregues diretamente nos quarteis, nessas cidades as chaves dos veículos foram entregues aos prefeitos. Alguns deles - coitados - como a prefeita de Dom Pedro, Arlene Costa, protagonizou uma triste cena ao promover de Presidente Dutra até o seu município, uma carreata com fogos de artífício e até um 'mini' trio elétrico tocando o hino da cidade, para anunciar o recebimento de tão grande monta, "ofertado pela nossa governadora".

"A barra não tá boa para Roseana". Foi dessa forma que um taxista respondeu quando eu lhe perguntei sobre como foi a visita da governadora, numa constatação do profissional do volante afirmando que a maioria da população se manteve indiferente à prensença da mandatária que segundo ele "não pode ser comparada ao governador Jackson Lago, "que tanto ajudou Barra do Corda".

Durante sua estada na Barra Roseana participou da inauguração do Mercado Público do bairro Trisidela, construído pela prefeitura  com recursos do governo federal, através do Ministério da Agricultura.  (foto: Mercado batizado com o nome do prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, igual a família sarney que contrariando a Constituição comloca o nome de seus paraente e aliados em obras públicas)

Encontrando a cidade com serios problemas de abastecimento D'água, prometeu que através da desacreditada Caema que vai construir a elevatória do Rio Corda, da casa de estação de tratamento e vai substituir 500 metros de canos da adutora, ampliar para 8.500 metros na rede de distribuição e fará 850 novas ligações. Prometeu ainda refazer a estrada de chão (MA-272) que liga Barra do Corda a Fernando Falcão. Mesmo sabendo que são promessas difíceis de cumprir, pelo menos nesse mandato, prefeitos e lideranças  da região se mostraram decepcionados, pois esperavam o anuncio de ações com datas e até assinatura de ordens de serviço. como o tão sonhado asfaltamento da MA012, que liga a Barra a Esperantinópolis, obra muito importante, principalmente para o interior Cordino e que era um compromisso que o governdor deposto Jackson Lago se preparava para cumprir quando Roseana lhe tomou o governo. Nada disso aconteceu, Roseana estava fria, com cenho franzido, talvez diante da fraca recepção que até estava repleta de adesistas e partidários, mas não se sentia ali o cheiro de povo.

Em Presidente Dutra foi pior ainda, pois informada de que haveriam manifestações de opositores, Roseana evitou o embate frontal, preferindo fazer seu discurso dentro do quartel da PM.

Ladeada apenas pela prefeita Irene e asistida pelas comitivas de prefeitos das redondezas, Roseana  foi relegada ao desprezo da população que não perdoa a omissão de seu governo passado para com  aquela cidade, considerada a metrópole do Maranhão central, onde Roseana teria como única obra de destaque a construção de um Farol da Educação. Diferente da atuação de Jackson que em pouco mais de 2 anos de mandato construiu um Hospital de referencia regional e deixou vários convênios firmados com a prefeitura.





Nenhum comentário: