Café
Viana negocia primeiro lote para exportação e prepara os seus 50 anos
por Alan Milhomem
Há meio século no mercado maranhense, parte do Pará e Tocantins, o
grupo Café Viana se prepara para comemorar em 2013 seus 50 anos. E as
festividades já começam em grande estilo, segundo o diretor executivo do grupo,
Leowdson Cunha, a empresa já está negociando o primeiro lote de café para
exportação, o que será um marco para ramo no Maranhão, sendo a primeira
indústria do Estado a exportar café.
“Estamos finalizando algumas negociações para exportação da marca
Viana, ou seja, o café Viana será a primeira indústria do ramo de café do
Maranhão que vai exportar produtos, inicialmente para a África, mas está se
prevendo também alguma coisa para a América do Sul”, afirma Leowdson Cunha.
O grupo também prepara, em nível de marketing, a campanha
promocional para comemorar os 50 anos, e já em andamento campanha de mídia de
divulgação do novo nome da empresa que desde o início chama Café Viana e a
partir de 2013 passará a se chamar “Viana Alimentos”. Outra novidade, já
lançada no mercado, é o café Terra Norte, que é uma segunda marca da empresa,
que leva o selo de qualidade Viana, porém com um menor valor agregado e
destinado àqueles consumidores que tenham uma renda menor e querem um bom café.
“É um produto com menor preço, onde o consumidor com o menor poder aquisitivo
pode ter acesso a um bom café”, garante o diretor executivo.
Hoje o Café Viana também oferta outros produtos na área
alimentícia, como a linha de condimentos e temperos da marca “Viana”. A
empresa, desde 2005, tem uma distribuidora que fornece produtos com
exclusividades de grandes marcas nacionais, em todo estado do Maranhão,
contabilizando mais de 4.500 clientes ativos e está presente em todo o estado
com duas unidades de distribuição, a sede em Imperatriz e a filial em São Luís
INDÚSTRIA – Com um blend inigualável, alta tecnologia e qualidade
reconhecida, o Café Viana industrializa cerca de 500mil toneladas/mês de café.
A cuidadosa seleção da matéria-prima é um dos segredos da empresa, que tem nos
seus produtos o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café –
ABIC. No processo de produção e industrialização do café, os grãos chegam de
Minas Gerais e Espírito Santo, os principais
fornecedores da empresa e do Brasil, são armazenados e logo passam por um
processo de torra. Após atingir o ponto certo os grãos seguem para o blend, é
nessa mistura que se define o sabor que é característico do Café Viana. Depois
de blendado o café segue para o empacotamento.
“É no blend que definimos o sabor do nosso produto, que é o mesmo
de ontem, de hoje e de amanhã. Meus concorrentes podem até saber que tipo de
grão eu uso e de onde eles vêm, mas não vai saber as porcentagens que
estabeleço no blend, é aqui o segredo do café”, afirma o coordenador de
produção, Francisco Sousa.
Os principais tipos de grãos usados no processo de fabricação do Café Viana são os do tipo Arábica e o Conilon. Para manter a qualidade e mesmo sabor do café, na fábrica tem uma sala de prova onde toda semana o provador da empresa faz os testes de prova da bebida do café. Segundo o coordenador de produção, além desse teste de prova o primeiro café do dia é feito para os funcionários.
“É meio que um controle de qualidade e de sabor também, porque
temos funcionários aqui com 20 anos de empresa e que tomam café todo dia, se
eles acharem o gosto diferente eles avisam e a gente já para a produção e
corrige a equação no processo de mistura dos grãos tudo para manter a mesma
qualidade e o mesmo sabor”, destaca Francisco Sousa.
Atento às mudanças de cultura e de hábitos dos consumidores, o
Café Viana sempre investe em qualidade para promover ao consumidor um café que
rende mais, com mais sabor e que com um bom preço. Hoje o Café Viana trabalha
com os produtos: café torrado e moído tradicional, café vácuo tradicional, café
vácuo extra forte, café vácuo premium e cafés solúveis.
Na indústria dos Salgadinhos Quexito o processo também é todo
industrializado, a massa do milho é cozinhada em atrito, posteriormente é
cortada e segue para o forno para assar. Depois de assada é pulverizada com o
sal, aroma e corantes naturais seguindo para o empacotamento. São produzidos
por volta de 50 mil pacotes de salgadinhos por dia.
Além do café e dos salgadinhos que são de fabricação própria, a
empresa Viana também tem produtos de marca própria, ou seja, são fabricados por
empresa parceira e levam a marca Viana. Nessa lista tem a linha de molhos de
Pimenta (calabresa, malagueta e cumari), Molhos ( inglês, shoyo, alho e alho
com ervas fina) e temperos( completo com pimenta, completo sem pimenta, sal
grosso para churrasco e sal temperado para churrasco).
DISTRIBUIDORA
– Depois de mais de 40 anos de experiência na área comercial, veio o interesse
de explorar melhor o potencial adquirido, e em 2005 a empresa começou a desenvolver
um trabalho de distribuição em conjunto e com exclusividade de grandes marcas
nacionais, atendendo ao pequeno, médio e grande varejo e o atacado do estado do
Maranhão.
Em 2006 foram investidos altos valores para automatizar todos os
setores da empresa. Atualmente a equipe de vendas trabalha totalmente
automatizada, o que é um diferencial da empresa, e com supervisores e
vendedores capacitados e treinados. A empresa tem ainda uma equipe de
promotores de vendas que desempenham um trabalho junto aos clientes na
reposição e layout dos produtos nas gôndolas. Hoje o grupo Viana é distribuidor
exclusivo das empresas M. Dias Branco (massas e biscoitos), Sukest (doces e
sucos), Matsuda (alimentação animal), 3M do Brasil, Novita/Crokitos,
Nutrimental (alimento infantil), Ourolux (lâmpada), Noblan (chocolate) e
Escobel (escovas).
“O desafio maior é a briga de mercado, nós temos de fazer com que
os nossos produtos sejam bem expostos para nossos clientes, que a gente
conquiste mais espaços, está mais presente, é a questão de pulverizar no
cliente. O desafio é colocar em todos os clientes os nossos produtos e fazer
com que eles girem, porque assim fideliza a marca e as pessoas deixam de
comprar outros produtos para consumir os nossos”, relata a coordenadora de
marketing, Geane Castro.
*Alan Milhomem Comunicação@aciima.com.br/alan@palavracomunicacao.com.br. Título desse blog.
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