quinta-feira, 27 de março de 2014

SITUAÇÃO DE MUNICÍPIOS-SEDES DE HIDRELÉTRICAS E ALAGADOS FOI DEBATIDA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

"As indenizações que são oferecidas são irrisórias, são injustas. O governo, depois que inaugura a hidrelétrica, não cuida mais da população, a pobreza aumenta, mesmo gerando energia importante para o desenvolvimento do país”, disse o deputado federal Domingos Dutra (SDD-MA).



A construção de barragens em Municípios sedes de Usinas Hidrelétricas e Alagados é um tema sério que tem sido acompanhado com afinco pelo deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA). Na manhã de quarta-feira (26), o parlamentar que representa o povo do Maranhão participou do Lançamento da Agenda Legislativa de 2014, sobre o tema, na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília-DF; e garantiu que vai identificar os projetos em curso que tratam do interesse dessas populações prejudicadas.

“Queremos identificar quais são os projetos em tramitação na Câmara e no Senado que são de interesse ou contrário aos municípios onde têm hidrelétricas. Eu me interessei porque no Maranhão nós temos a Hidrelétrica de Estreito, de responsabilidade do Consórcio Estreito Energia (CESTE); a Hidrelétrica Boa Esperança, no município de Nova Iorque; e verificamos que os atingidos pelas barragens são maltratados e injustiçados”, disse o deputado Dutra, que não rasgou seda para os prefeitos presentes.

“A minha presença aqui é menos para defender prefeitos e mais para defender a população desses municípios que são prejudicados com a grande quantidade de terras que são inundadas. As indenizações que são oferecidas são irrisórias, são injustas. O governo, depois que inaugura a hidrelétrica, não cuida mais da população, a pobreza aumenta, mesmo gerando energia importante para o desenvolvimento do país”, acrescentou o parlamentar.

O deputado Dutra também elogiou a iniciativa, e como defensor dos mais pobres, cobrou transparência dos prefeitos. “É preciso que haja uma repartição melhor dos tributos que são cobrados do uso da água nesses municípios. Não basta apenas aumentar os recursos para os prefeitos se eles não têm transparência, se há corrupção, e o desperdício é grande. É preciso que os gestores tenham políticas transparentes, caso contrário, ‘aumenta o bolo, mas esse bolo é comido’ apenas por uma minoria, geralmente, os políticos daqueles municípios”, completou o deputado federal.

O evento reuniu prefeitos de alguns municípios brasileiros, em um café, no Restaurante Central Park, Anexo III, e contou com a presença dos prefeitos de Salto do Jacuí/RS, Altenir Rodrigues da Silva; e de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Carlos Casteglione; os deputados federais Edinho Bez (PMDB/SC); Cleber Verde (PRB/MA); e Junji Abe (PSD/SP); a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS); a secretária executiva da Pesca e Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, entre outras autoridades. (Assessoria domingos Dutra)

Nenhum comentário: