Por Maicom Sousa
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Resultados de pesquisas no Google referentes a Edinho Lobão, não agrada marqueteiros e coordenação de campanha do candidato. |
A internet, por meio de sites e blogs, se tornou um canal de acesso rápido a informação. É obvio que isso gera efeito negativos para alguns. São empresários corruptos, políticos envolvidos em escândalos e mantedores de negócios ilícitos.
A chamada mídia alternativa, diferente da tradicional que geralmente encontra-se sob poder de grupos políticos, como o Sistema Mirante e Difusora, pertencente a família Sarney e Lobão, não pode ser controlada. Eis a pedra no sapato dos poderosos.
Os marqueteiros do candidato Edinho Lobão (PMDB), que disputa eleição com total apoio do grupo Sarney, contra o favorito nas pesquisas com 54% das intenções de votos, Flávio Dino (PC do B) estão enfrentando uma árdua batalha contra a internet. Fontes do blog afirmam que o marqueteiro Elsinho Mouco prepara um grande trabalho a ser desenvolvido para melhorar a imagem de Edinho Lobão na internet.
Ocorre que quando se pesquisa pelo o candidato no buscador Google, 90 % dos resultados de busca são negativos. Trata-se de matérias da revista Isto É, Veja e outros meios de comunicação revelando esquemas onde Edinho Lobão estaria diretamente envolvido. O uso de empregada como laranja, aluguel de clinica fantasma para o Governo do estado e etc.
Ainda segundo apurou o blog, a coordenação de campanha de Lobão Filho estaria planejado utilizar-se do mesmo recurso já usado pelo o presidenciável Aécio Neves (PSDB). Entrar com pedido para que o Google bloqueie buscas na internet de conteúdo que relacione Edinho Lobão a escândalos. O candidato já chegou a processar de uma só vez quase dez jornalistas que mantém blogs, e o denunciava.
Ocorre porém que caso isso ocorra, os marqueteiros podem não ter o resultado desejado. No caso de Aécio Neves, a justiça negou o que ele pediu. O Google se manifestou e classificou a atitude como um atentado a liberdade de expressão. Afirmou ainda que é impossível retirar conteúdo do ar sem prejudicar os outros resultados de busca. Ou seja, se a justiça concedesse o direito, tanto noticiais positivas como negativas sumiriam o que tornaria o candidato um anonimo na internet. Algo impossível.
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