quarta-feira, 8 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE IMPERATRIZ LANÇA PROGRAMAÇÃO


Na abertura, SEMUS apresenta avanços na prevenção e ao tratamento do câncer no Município. Madeira diz que resultado se deve a diversos fatores, entre eles a luta de entidades como a AMPARE.

Com foco na prevenção do câncer, as ações do Outubro Rosa estão sendo desenvolvidas por meio de parcerias com o Hospital São Rafael, AMPARE, Oncoradium, INSS e Fundação Vale. A abertura oficial das atividades foi realizada na manhã de ontem, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de centenas de mulheres que assistiram palestra sobre Câncer de Mama ministrada pelo médico e coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho. 

Dentro da temática discutida pelo oncologista, foram apresentados os fatores de risco e as formas de prevenção e tratamento da doença na Rede Pública de Saúde. Nesse sentindo, o coordenador expôs os avanços que já foram implementados pela SEMUS no que se refere aos serviços preventivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e chamou a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer, que segundo ele tem 95% de chance de cura quando diagnosticado no início.

Sobre o “Outubro Rosa” Madeira destacou a importância dessa mobilização, ressaltando que anualmente milhões de mulheres morrem por causa da doença. “Essas discussões são fundamentais para que se aumente a pressão sobre o governo em todas as esferas, viabilizando a ampliação da oferta dos serviços preventivos preconizados pelo Ministério da Saúde, como por exemplo a oferta de mamografias que hoje são indicadas para mulheres a partir dos 40 anos, sendo que temos casos em outras faixas etárias”, frisou.

O Prefeito aproveitou a ocasião para parabenizar a Secretaria de Saúde e a AMPARE pelos esforços em manter e auxiliar os usuários do SUS no tratamento do câncer, afirmando que foi graças aos trabalhos desenvolvidos pelas mulheres da entidade que já se tem avanços no tratamento da doença dentro da Rede Estadual de Saúde com realização de quimioterapia e em breve dentro da rede municipal com realização de radioterapia.

Avanços implantados na rede pública: Unidade Móvel Oncológica que atua na realização de consultas e exames preventivos do câncer de pele, cólo do útero, mama e da próstata; Ambulatório de Oncologia; Parceria com Hospital Aldenora Belo que disponibilizará capacitações na área de oncologia para todos os funcionários da rede municipal de saúde; Coordenação Municipal de Oncologia e Central de Registro do Câncer de mama que possibilita catalogação dos dados em relação à doença e um acompanhamento mais eficaz das pacientes. Entre os novos serviços citados, Dr. Gumercindo informou que está previsto para o próximo ano: Serviço de mamografia exclusivo para rastreamento do câncer; Central de Regulação Municipal de Oncologia que possibilitará o acompanhamento de consultas, exames e tratamento, evitando evasão da paciente. E ainda a implantação da UNACOM no Hospital Municipal Socorrão para realização de radioterapia, cirugias plásticas e cudiados paleativos.

Presenças no evento: A cerimônia contou com a presença do Prefeito Sebastião Madeira, da secretária de Saúde Conceição Madeira, das coordenadoras do Programa Saúde da Mulher, Graça Dantas e da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, do Programa Saúde do Homem, Felipe Hanns, da Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira; além da presidente da AMPARE, Glória Cortez e das secretárias do Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro e de Políticas Públicas para Mulher, Conceição Formiga. Participaram também Pastor Porto, a sexóloga Cristina Porto, a coordenadora da Auditoria Arrisane Falcão, representantes da Oncoradium e funcionários da Secretaria Muncipal de Saúde. [Maria Almeida – ASCOM]

Nenhum comentário: