Imperatriz, Balsas, Porto Franco, Açailândia e Estreito são destaques.
A ONU- Organização das Nações Unidas, divulgou a lista das dez cidades que mais crescem economicamente em cada estado brasileiro. No Maranhão, Timon, Caxias, Codó, Bacabal, dentre outras de porte médio, ficaram fora da lista.
Baseado em estudos de desenvolvimento econômico e no no IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, as dez que se destacaram no MA foram:
1ª São Luís
2ª Imperatriz
3ª Paço do Lumiar
4ª São José de Ribamar
5ª Balsas
6ª Porto Franco
7ª Pedreiras
8ª Santa Inês
9ª Açailândia
10ª Estreito
O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade: o IDHM é constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda.
Em termos numéricos o índice é calculado de zero a um - 0 significa nenhum desenvolvimento humano, e 1, desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município.
Renda
O critério usado para calcular a renda média de cada pessoa é a renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero). Nesse quesito impressiona o fato das quatro cidades com o IDHM Renda mais baixos do país serem do estado do Maranhão. Já o mais alto do país é da cidade com o maior IDHM geral: São Caetano do Sul, SP, seguida de Niterói no Rio de Janeiro e Vitória, no Espírito Santo.
Consulte o IDHM do seu município ( G1 Economia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário