segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

NÃO BASTA AUMENTAR CONTINGENTES E MELHORAR SALÁRIOS DA PM E DA PC, TEM QUE FAZER UMA LIMPEZA GERAL NAS DUAS CORPORAÇÕES


O governador Flávio Dino (PCdoB), mesmo antes de assumir o governo vem pregando com muita enfase que vai transformar a Segurança Pública no Maranhão. Antes, em entrevistas à mídia nacional enfatizou que vai tirar o Maranhão das manchetes nacionais, melhorar os salários dos agentes de segurança e aumentar os contingentes da PM e da PC. 

No mesmo dia em que tomou posse Flávio anunciou a convocação de mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar para o Teste de Aptidão Física (TAF). Foi criada uma comissão especial para elaboração de proposta visando à revisão das regras de ingresso, lotação, transferência e promoção dos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Uma medida provisória também estabelece a representação judicial de membros das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar pela Procuradoria Geral do Estado quando, em decorrência do cumprimento de dever constitucional, legal ou regulamentar, responderem a inquérito policial ou a processo judicial.

Uma coisa no entanto não se ouviu falar até agora: 

Quartel do Comando geral da PM do Maranhão
Quando acontecerá uma limpeza nos quadros das duas corporações, medida extremamente necessária para não apenas moralizar ainda mais as polícias Civil e Militar, mas para que a intenção do governador e a aspiração dos maranhenses de melhorias na Segurança Pública sejam concretizadas. Não tem conversa, é preciso depurar,"separar o joio do trigo". 

Por partes, vamos ao caso específico da PM: é preciso afastar para tratamento os doentes e expulsar aqueles com desvios de conduta graves,tirá-los do meio dos bons, daqueles querem honrar a farda e a missão a que lhes foi confiada, a de defender a sociedade.

Conversando com um membro da PM que por razões lógicas não vamos dar o nome, ele relata que internamente existem muitos problemas com desvios de conduta de policiais. Nem precisava dizer, a sociedade maranhense sabe disso e sofre muito com a ação de homens fardados que se utilizam dessa condição para extorquir, roubar ou  praticar abuso de poder e violência. 

Cabo PM Jean Claude, se encontra preso no
Comando da PM em São Luís.
Segundo ele, são muitos policiais com problemas mentais ou drogados, que são verdadeiras ameaças à sociedade, como foi o caso recente em Imperatriz quando o Cabo da Polícia Militar Jean Claude dos Reis Apinajé, de 37 anos assassinou o produtor e cinegrafista José de Ribamar Carvalho Filho, 48. O crime ocorreu no dia 29/11/2014, em um bar localizado no centro da segunda maior cidade do Maranhão.

Jean havia sido antes fastado para tratamento contra as drogas, mas retornado ao trabalho, após cumprir licença médica. Embora o comandante da PM de Imperatriz afirme que este estava restringido ao quartel e sem a posse da arma da corporação, foi constatado que saia matando por ai, como de fato o fez naquela noite quando matou além de Carvalho um pseudo marginal da alcunha de "Pinguim" e tentou matar outra pessoa dentro do atacadão Mateus. 

José de Ribamar Carvalho, morto por motivo fútil
Parentes de possíveis vítimas tem medo de falar, mas acredita-se que Jean tenha matado mais pessoas.

Também vem de Imperatriz outro caso escabroso, a morte por latrocínio do jovem Ivanildo Paiva Júnior. Nesse caso, os dois PMs foram julgados, condenados e estão cumprindo pena.

Todas as vezes que se toca nesse assunto aqui em Imperatriz a reação dentro da PM é imediata, ficam zangados e até ameaçam quem ousa a tanto, afirmando que "não se pode generalizar", etc.

Claro, longe de mim generalizar. Sabemos que em toda instituição ou segmento da sociedade existem os bons e os maus. Na PM e na PC do Maranhão eu mesmo conheço muitos homens abnegados e cônscios de seus deveres que independente de patentes ou cargos dedicam suas vidas à defesa do povo.

Mas não vamos "tapar o sol com a peneira", existem aqueles que como diz a bíblia, "como pedras de tropeço" estão manchando a farda da "briosa", como costuma chamar, nosso colega Vicente Ribeiro, por acaso o apresentador do Programa Espaço Aberto criado e produzido até a sua morte pelo inesquecível José de Ribamar Carvalho Filho.

Capitão Wilson do Filme 'Força Tarefa', mesmo sendo fictício é um exemplo
de combate à chamada  "banda podre" da polícia.  Estaria faltando uma
corregedoria como a do capitão Wilson, na PM do Maranhão?
O governo Flávio Dino poderia criar um grupo externo para acompanhar o trabalho da Corregedoria da PM, já que esse é um órgão que pouco se ouve falar e não têm demonstrado pulso forte, atitudes que "cortem na carne" da própria corporação. 

O Ministério Público do Maranhão também poderia verificar como se encontram cerca de uma centena de casos de desvio de condutas de PMs no estado, como se encontram aqueles que se encontram detidos nos quarteis ou penitenciárias, em que condições estão os seus processos e/ou como estão cumprindo suas penas, etc.

No momento a sociedade maranhense, ou pelo menos parte dela e a mídia, comemoram e aplaudem as cercas de 10 mortes de pseudos marginais em possíveis confrontos com a PM. Nessa hora nossos policiais são vistos como heróis, pois estão fazendo "uma limpeza" ao mandar para o outro mundo aqueles que infelicitam e atormentam a sociedade.  Mas,  particularmente, temo que essa onda qualquer hora acabe mal, que inocentes venham a tombar como aconteceu em Nilópolis (RJ) em agosto do ano passado, vídeo agora divulgado pela revista veja

Paro por aqui. Vocês devem estar questionando o fato de que  praticamente só falei sobre a PM. Calma, depois eu volto ao assunto para falar só sobre a Polícia Civil. Aguardem!

Nenhum comentário: