A ideia do prefeito é excelente, mas cabe também em seu gesto louvável convocar outros segmentos da cidadania para esse mutirão em favor de Imperatriz
O prefeito de Imperatriz Assis Ramos (PMDB) instalou na noite de segunda-feira,18, o Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas, presidido por ele próprio e formado pelos secretários municipais de Planejamento Urbano; Fazenda e Gestão Orçamentária; Administração; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e o Procurador Geral. Também compõem o Comitê os representantes do setor empresarial, tais como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e os presidentes dos Sindicatos de Atacadistas e Auto Peças de Imperatriz.
Em release distribuído pela Assessoria de Comunicação, o chefe do executivo imperatrizense diz que "Imperatriz é uma cidade que oportuniza grandes negócios, sendo os mais diversos possíveis, e o poder público agindo sozinho dificulta a resolução das demandas municipais. As Parcerias propiciam várias modalidades de parcerias, podendo ser instaladas principalmente na saúde, educação, construção, modernização e conservação de praças, bosques, parques e demais espaços públicos".
Para conseguir atrair os parceiros Assis acena aos empresários com a possibilidade segundo ele, de concreto retorno, afirmando que a PPPs é uma via de mão dupla, já que necessidades comunitárias podem ser supridas pelo capital de um investidor ou de grupos. “Com as parcerias, os investidores podem remunerar seu capital através de diversas formas de retorno” - ressaltou o prefeito, citando o estado de Minas Gerais, que há cinco anos inaugurou a modalidade no país, e completou: “Nós, aqui em Imperatriz, ousamos em querer ser uma das primeiras cidades do Nordeste a entrar firmemente no cenário” - conclui.
Em tempo: A ideia do prefeito é excelente
Mas cabe também em seu gesto louvável convocar outros segmentos da cidadania para esse mutirão em favor de Imperatriz. Não apenas para "arregaçar as mangas", mas, também nos momentos de decisões administrativas importantes que tragam impactos na vida da cidade... Isso não é abrir mão de sua responsabilidade e poder de decisão, mas exercer a democracia em sua plenitude fazendo valer o sentimento de que somos todos integrantes de uma mesma aldeia chamada Imperatriz.
Ao chamar a sociedade para parcerias Assis Ramos não pode privá-la de também participar das decisões e isso não pode ser apenas com as classes patronais.
Quanto as parcerias, que os imediatistas não esperem resultados a curto prazo. Isso é uma construção que não se ergue a toque de caixa, requer um grande esforço de preparação de projetos que consomem recursos humanos e materiais, além de tempo para o amadurecimento das iniciativas. Esse esforço é necessário para evitar a frustração dos investidores, bem como um agravamento do risco de o projeto apresentar falhas na sua execução.
Como disse Assis Ramos, existem experiencias exitosas Brasil a fora e o bom de tudo isso é que as PPPs estão amparadas pela Lei Federal 13.334, de 16 de setembro de 2016 que consolidou o conceito de “contratos de parceria”, englobando todas as formas de acordos contratuais entre governo e iniciativa privada.
Com transparência e a participação de outros segmentos, finalmente haverá de se consolidar um grande cinturão cívico em favor do bem comum na segunda maior cidade do Maranhão. Utopia? A palavra “Utopia” tanto pode significar uma sociedade imaginária, não existente, quanto um sonho desejado, algo que se tem esperança de alcançar. E, nesse caso em tela, é algo possível de se concretizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário