quinta-feira, 12 de setembro de 2019

DECISÃO DA CÚPULA DA SEGURANÇA DO MA PREJUDICA IMPRENSA DE IMPERATRIZ

A Imprensa policial de Imperatriz recebeu com indignação a notícia de que os dois batalhões da PM, bem como a Polícia Civil, não poderão mais passar notícias policiais aos repórteres da cidade, antes de serem enviadas para a capital, São Luís.

A informação foi repassada a este escriba por um veterano repórter policial da cidade que prefere o anonimato, por temer retaliação ao seu trabalho. "Um verdadeiro absurdo. É de se lamentar uma determinação dessas", disse ele.

Segundo o que foi informado só a Secretaria de Segurança Pública é quem vai postar as notícias, fato, que acontece geralmente somente dois dias depois, e as vezes nem são postadas todas as notícias no site da SSP.

O assunto foi tema de debate entre pessoal da imprensa policial e membros da PM, no grupo 3º BPM Depto de Imprensa, conforme os prints abaixo:





Não se tem conhecimento de nenhuma portaria escrita nesse sentido, nem se a decisão e aplica somente em relação a Imperatriz. Na capital não se ouviu dizer nada sobre isso. Tentei contato com esse numero +55 98 9110-8901, mas não obtive ainda resposta.

Quero aqui aproveitar para chamar a atenção das duas entidades que representam a imprensa de Imperatriz - AIRT e SINDIJORI - para que tomem conhecimento dessa situação para que medidas talvez até jurídicas possam ser tomadas para por fim a essa decisão esdrúxula que afeta não apenas os profissionais que fazem a cobertura dos fatos policiais, mas todos os órgãos de imprensa da segunda maior cidade do Maranhão.

Um comentário:

5ª Seção - 3º BPM disse...

Nota de esclarecimento

Em resposta as informações divulgadas através do site josuemoura.com, que versa sobre os “Batalhões e Polícia Civil, não poderem mais passar notícias policiais aos repórteres da cidade” não procede.
A seção de Comunicação Social do 3º BPM continua divulgando as ações de interesse à sociedade, à luz da constituição federal, contudo informações de ocorrências de grande vulto são encaminhadas para São Luís para publicação na imprensa maranhense.
Diversos repórteres entram em contato diariamente com a polícia militar para mais informações acerca das prisões realizadas cotidianamente. Contudo os nossos relatórios internos que contém o nome dos envolvidos, registro dos materiais apreendidos, informações sobre o crime e as circunstâncias do fato são de caráter estatístico/administrativo interno.
O 3º BPM é, e continuará sempre parceiro da imprensa, concedendo as entrevistas, esclarecimentos e informações pertinentes ao bom trabalho da mídia impressa, televisionada e virtual.

Respeitosamente,

TC Paulo Alfredo Donjie de Oliveira
Cmt do 3º BPM