O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) é mesmo um homem de coragem, não se entrega nem se amofina diante dos adversários. E, remando contra a maré - que vem criando através do governo Roseana uma verdadeira onda desenvolvimentista, numa propaganda muito bem elaborada para o maranhense crer que daqui pra frente o maranhão vai virar um paraíso -, insiste que a história da implantação da Refinaria Prêmium da Petrobrás no Maranhão não passa de um embuste, mais um "canto de sereia" para que a filha de Sarney permaneça no comando do estado. Confira o que diz José Reinaldo:
Só enganação
Infelizmente, a “Pedra Fundamental” da obra foi apenas um teatro político, sem nenhuma segurança técnica, porque não existem estudos aprofundados, nem nada. Foi então que soube de uma notícia muito ruim. Eu já ficara bastante curioso quando não vi nenhuma repercussão nacional da vinda do Presidente Lula lançar a refinaria. Parece que ninguém acreditou. E foi muito estranha a falta de reação do Ceará ao anúncio, já que esse estado estaria disputando a refinaria com o Maranhão. Fugiu aos padrões dos políticos cearenses, que sempre nesses momentos vão para a luta e exigem garantias de que a deles seria construída também. Achei estranho e inusitado.
Pois bem, agora soube de uma notícia preocupante. A de que haveria veto técnico à refinaria maranhense, porque não haveria água suficiente no Rio Itapecuru para suportar o empreendimento. Assim, a refinaria deveria ir para o Pecém no Ceará.
Os dados técnicos são os seguintes: a refinaria precisaria de 4 m3 por segundo e como São Luís vai precisar de mais de 5m3, teríamos uma vazão a ser retirada do rio de quase 10 m3/s, o que seria excessivo para um rio sujeito a pouca água no período de estiagem. Como a outra opção disponível é o Rio Mearim, que tem as águas salinizadas até Vitória do Mearim, a operação de trazer essa água por mais de cem quilômetros e os custos para bombeamento seriam grandes demais.
A necessidade de criar factóides eleitorais para melhorar suas chances de eleição podem nos levar a perder mais esse empreendimento. Sem projetos não podemos contestar documentos técnicos como esse. Vamos ver… Mesmo se isso for fato, é lógico que vão manter as aparências até depois das eleições
4 comentários:
Eu sinceramente não acredito nas propagandas da tv. Ja tive provas mais que suficientes de que não passam de metiras. Obras que dizem estar fazendo mas que estão paradas e por ai vai.
Vamos ver o desenrolar desse ano, afinal ainda ha tempo pra muita coisa surpreendente acontecer.
Um abraço !!!!
Enquanto isso, o Ciro chamou "o cara" de "santo". Deve ser aquele do pau-oco que havia no tempo da derrama em Sabará, lá em Minas. Aliás, hoje a derrama é muito maior e o povão, mesmo sem a lei que obrigaria e discriminação dos valores dos impostos nas notas fiscais, ficou sabendo do tamanhão da mordida do IPI na linha branca. Coisa de louco e deve estar perguntando por que o bolsa-cabresto tem o valor tão baixo se o governo do "santo" arrecada tanto. Com certeza, é aquele "santo" que dá com uma mão e tira com a outra. Impressionante é o tanto de sarneyzistas que apareceu em Imperatriz depois que o Lula se associou com a oligarquia.
Muito bem observado pelo ex-Governador Reinaldo a promessa que não se sustenta ao menor olhar atento. Também há muitos outros problemas técnicos que saltam aos olhos, a começar pelo tamanho da refinaria que é coisa do passado, principalmente com a mudança de fonte energética que já está acontecendo no mundo, devendo salientar que hoje já há carros híbridos sendo fabricados em série. O que se monta hoje são quase micro-refinarias, tal qual se faz no setor de siderurgias. As antigas refinarias imensas são muito dispendiosas e não são mais viáveis economicamente, a não ser que estejam querendo enganar o Chávez outra vez.
Pra mim Zé Reinaldo só está querendo atacar nossa governadora. O lançamento da refinaria repercutiu sim, e muito, na imprensa nacional. Ele que está querendo usar essas acusações pra influenciar nas eleições desse ano. Sou mais Roseana!!
Postar um comentário