sábado, 19 de junho de 2010

FOLHA DO MARANHÃO CENTRAL COMPLETA 3 ANOS


Depois da Folha a imprensa escrita tem avançado no Maranhão Central

O Jornal  Folha do Maranhão Central, o qual tenho a honra de ter fundado em 06/06/2007 juntamente com o advogado Marco Aurélio e ser o seu editor,  trouxe oxigênio de cidadania para a região Central do Maranhão. Ali a cidadania ainda está engatinhando, mas este jornal fundado há apenas três anos tem ajudado a melhorar a qualidade da cidadania e do debate público naquela região do estado.

Depois da Folha do Maranhão Central já surgiram outros jornais em Grajaú, Barra do Corda e mais recentemente em Dom Pedro. Em Grajaú foi fundado "O Diário do Grajaú", em Barra do Corda "O Diário da Barra”.

Em Dom Pedro nasceu o “Município em Foco”, jornal ligado a prefeita Arlene Costa. Vale lembrar que a família Costa já havia iniciado outro jornal O “Farol de Dom Pedro” fundado pelo ex-prefeito Ribamar Filho, mas que teve apenas uma edição.

Em Presidente Dutra tem o jornal “O Exemplar – O Jornal da Região Central do Maranhão”, de propriedade do jornalista Orfileno Gomes de G. Neto, que depois da Folha do Maranhão tem melhorado, inclusive no que concerne aos ideais do Maranhão Central. Antes da Folha do Maranhão Central havia apenas “O Exemplar”  e mesmo assim com uma performance editorial muito acanhada e sempre governista.

Como se pode ver, a semente da Folha começa a germinar pelas terras do Maranhão Central, sendo  pioneira no estilo, na linha editorial independente e de valorização da região, de questionamento dos costumes políticos. A Folha tem dado sua contribuição para a sociedade e a classe política mais progressista da região.

No mês de maio em Dom Pedro a família Costa fez circular a primeira edição do jornal:“Município em Foco – Região do Flores”. É um jornal governista, isto é, nasce com o DNA oligarquico da família Barros-Costa em Dom Pedro. As manchetes do tablóide denunciam tratar-se de um veiculo governista. Basta que se veja as principais manchetes: “Arlene Costa garante mais obras para Dom Pedro”/ “72% da população aprova a admi-nistração municipal”/ “Rômulo Costa revela os segredos para uma boa administração”.

Agora é provável que a família Costa e aliados não fiquem tão irritados com a crítica pública construtiva que lhe faz a Folha do Maranhão, falando pelas ruas destratando o jornalista e editor da Folha do Maranhão Central Josué Moura e o fundador deste jornal o advogado Marco Aurélio Gonzaga Santos. O jornal governista agora pode publicar sua versão sobre os fatos.

Talvez tivesse sido melhor a família ter resgatado o jornal "O Farol de Dom Pedro” fundado pelo ex-prefeito José de Ribamar Costa Filho e que teve apenas uma edição.

De nossa parte quanto mais informação, melhor para a cidade. O contraditório é saudável e assim o povo pode "separar o joio do trigo". Por exemplo: quem acredita na manchete estampada no “Município em Foco” que diz que o governo da prefeita Arlene Costa tem a 72% de aprovação?

Quem acredita que o Secretário de Administração Rômulo Costa tenha algum segredo para uma boa administração? Se tiver tem que aplicar imediatamente em Dom Pedro.

Quem acredita que o dinheiro do Convênio f.ederal 173 não foi gasto pela atual administração?

Quem acredita que o SUS de Dom Pedro teve alguma melhora com a administração da Secretária de Saúde Cinthya Costa Carneiro?

Quem acredita que os servidores públicos de Dom Pedro tenham o que comemorar no que diz respeito aos seus direitos trabalhistas, previdenciários e na política salarial? Quem acredita que a gestão da UNIDERP leva a sério o ensino superior?

De qualquer modo, como disse Voltaire, “Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Em outras palavras, é muito importante que o governo da prefeita Arlene Costa tenha fundado um jornal para que o debate público se realize de forma democrática, que o povo possa ver como a Folha do Maranhão Central vê o governo municipal de Dom Pedro e como o próprio governo se vê no espelho.

A partir desses dois modos de ver os negócios públicos o povo poderá fazer a sua própria opinião e livremente decidir pelos destinos políticos do município. Não custa nada relembrar a máxima de Santo Agostinho que nos ensina: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem aos que me elogiam, porque me corrompem”.

O fato é que em Dom Pedro daqui para frente talvez teremos dois jornais a “Folha do Maranhão Central, que faz aniversário de três anos e o “Município em Foco” que nasceu em maio/2010. Esperamos que este último não fique como o “Farol de Dom Pedro” apenas numa edição.

É isso! Viva a imprensa! Viva o debate público! Viva a democracia! Viva a transparência dos negócios públicos! Viva o nosso Maranhão Central e viva principalmente o nosso sofrido povo que caminha para a cidadania. (Editorial da Folha do Maranhão Central).

3 comentários:

Tuntum News disse...

Antes de mais nada quero parabenizar a redação do jornal Folha do Maranhão Central pelo belíssimo trabalho que vem realizando. Meu nome é Pedro Jorge Mello, estou cursando Comunicação Social e Jornalismo nivel Tecnico no Ibecec na cidade de Barra do Corda, tenho um blog o Tuntum News na cidade de Tuntum onde resido e trabalho em Presidente Dutra na TV Central dos Cocais afiliada do SBT com o programa local "Presidente Dutra em Ação". Desejo mandar materias de Tuntum para o jornal de inicio sem custo nenhum para o mesmo.
Pedro Jorge Mello
Celular: 99-91434405
Fone:99-35221680
e-mail; pedrojorgemello@hotmail.com

Josué Moura disse...

Caro Jorge, será um prazer ter a sua colaboração. Nosso jornal é feito desta forma, dai que recebemos eufóricos a sua manifestação. Obrigado, breve entraremos em contacto. Um grande abraço!

Henrique Júnior disse...

Caro Josué Moura,
Parabens pelo Jornal Folha do Maranhão Central. Aqui encotramos grandes matérias com boa redação e demonstra imparcialidade. Não é mais um tabloide a serviço de uma ou outra Prefeitura. Nada contra aos impressos oficiais, o que não concordo é os mesmos vestirem-se de independentes, enquanto na verdade publicam apenas matérias pagas. Aqui parece ser diferente. Então, mais uma vez parabens. Gostaria apenas que este veículo tambem enfocasse o esporte na REgião Central do Maranhão, este é um seguimento abandonado pelo POder Público em nossa região, quando fazem é sempre com desorganização e descompromissado, como que apenas para ustentar um fraco discurso alegando que promoveu o esporte.
Um abraço.