quarta-feira, 16 de junho de 2010

Greve de fome começa a ser preocupante para Dilma

Petistas descontentes já estão no quinto dia em greve de fome no plenário da Câmara dos deputados.


“Isso é sério”, disse o secretário nacional do PT, José Eduardo Cardozo, no último domingo, quando soube que Manoel da Conceição, um dos fundadores do partido, havia aderido à greve de fome ao lado petista maranhense Domingos Dutra, referindo-se à repercussão negativo para a campanha de Dilma.

O histórico de Manoel da Conceição é de enfrentamentos contra a família Sarney desde a década de 60. Em 1965, seduzido pelas promessas de reforma agrária do então jovem líder progressista José Sarney, Conceição mobilizou os camponeses do interior maranhense e ajudou a garantir a Sarney a maior votação até então para o governo do estado. Três anos depois ele foi baleado pela polícia comandada por Sarney durante uma reunião de líderes camponeses. Passou mais de uma semana largado em uma cela sem médico nem remédios.

A perna baleada gangrenou e foi amputada em um hospital de São Luís. “Depois o Sarney me visitou no hospital e tentou me comprar oferecendo emprego para mim e para minha mulher, uma casa e uma perna mecânica. Em troca queria que eu trabalhasse para ele. Recusei e fui preso outras nove vezes a mando do Sarney. É por isso que nunca, em hipótese alguma, aceitarei apoiar a oligarquia representada pelos Sarney no Maranhão”, disse Conceição, que no 4º Congresso Nacional do PT, em fevereiro.

A direção petista até agora não procurou Conceição e Dutra para conversar. Apesar disso o temor na direção petista é grande quanto aos estragos que uma possível imagem de Conceição deixando o plenário da Câmara em uma maca possam causar à candidatura de Dilma e à imagem do partido.

Dutra lembrou d euma passagem bíblica e postou no início da manhã de hoje (16) no Twitter: "Bom dia, ja estamos de pe para quinto dia de greve de fome. Não só de pão vive o homem, mas de justica e respeito".

2 comentários:

Anônimo disse...

A situação é simples: ou a pessoa é ou não é. Não existe meio termo nesse caso. Ou o PT maranhense é a favor do Maranhão ou é da oligarquia do Coronel Ribamar.

Unknown disse...

Repercute aqui na capital federal a participação de Manoel da Conceição na greve de fome idealizada pelo deputado Domingo Dutra (PT-MA). Quem conhece Manoel, sabe do seu carisma e isso preocupa a cúpula do partido. Nessa greve, por razões óbvias, Manoel chama mais a atenção que o próprio Dutra. O agravamento da saúde o afastou temporáriamente do movmento, porém a disposição do lider ainda é grande.
Jornalista Edvaldo Ferreira
Brasília - DF