sexta-feira, 27 de agosto de 2010

NA VÉSPERA DA CHEGADA DE ROSEANA, Oficial da PM-MA "desce a mão" em advogado

 OAB divulga nota de repúdio contra agressão sofrida por advogado
Advogado Leonide, a vítima

A governadora Roseana Sarney desembarca logo mais em Imperatriz, mas nem tudo deve ser flores na sua vinda à cidade, pois terá que resolver  uma grande confusão envolvendo a seccional da OAB de Imperatriz e o comando da Polícia militar no Maranhão, tudo por conta de uma agressão de um oficial da PM a um advogado, dentro do quartel do terceiro BPM de Imperatriz, ontem por volta das 9:00hs da manhã.

A vítima  foi o ex-PM e atual advogado Leonide Santos Sousa Saraiva, 33 e o agressor foi o sub-tenente  Atanázio Bezerra  Lima. Segundo a versão corrente na imprensa, Leonide teria ido  ver um policial seu  cliente que se encontra preso na carceragem do quartel, mas quando foi entrando o sub-tenente Atanázio que ali estava como "oficial do dia", teria repentinamente lhe faltado com o respeito lhe chamando de  "negrinho ladrão", no que Leonilde retrucou pedindo que Atanázio o respeitasse, pois não era mais da PM nem seu subordinado, agora era um advogado e estava ali a trabalho. Atanázio teria se aproximado e lhe dado um tapa no rosto.
 
Ainda não há uma informação precisa sobre o que levou o oficial a tamanha agressão, mas segundo me disse Leonide, por telefone, a agressão tem raízes no passado. Quando ainda estava na PM Leonide teria entrando em 2008 com uma ação contra Atanázio por dano moral e este teria recebido duas punições, uma disciplinar e a outra da Justiça que lhe obrigou a pagar 13 mil reais a Leonide. 

Segundo informações de policiais que preferiram não se identificar, Atanázio é um  policial arrogante, que  sempre se utilizou da patente para humilhar subordinados. Bom, se dentro do quartel ele é assim, imagine nas ruas... 

Bastante constrangido, ainda ontem, Leonide teria tentando falar com o comandante Coronel Zanoni, mas este não o recebeu. mais tarde uma comissão da OAB também não foi recebida, no que gerou muito deconforto e irritação por parte dos advogados.

Hoje pela manhã em entrevista ao programa Bandeira 2 da TV Difusora  o presidente da OAB local, Vandir  Bernardino Fialho Júnior, disse  que pretende se encontrar com a chefe do executivo marannhense para exigir a punição do policial. Em campanha eleitoral na segunda maior cidade do Maranhão, Roseana deve talvez se aproveitar desse assunto para fazer uma média com os advogados. Ou será que ela vai ficar do lado do policial agressor?

Vejam a nota de repúdio da OAB que sai em primeira mão neste blog, mas deve ser publicada amanhã em jornais e outros órgãos de comunicação:



ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
SEÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO
CONSELHO SUBSEÇÃO IMPERATRIZ

Fone: (099) 3525-3157/Fax: (099) 3525-9666
e-mail: imperatriz@oabma.org.br

 NOTA DE REPÚDIO
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SUBSEÇÃO IMPERATRIZ VEM POR MEIO DESTA, REPUDIAR A CONDUTA CRIMINOSA E ARBITRÁRIA PRATICADA PELO SUB-TENENTE DA POLÍCIA MILITAR DE IMPERATRIZ-MA SR. ATANÁZIO BARBOSA FILHO, QUE NAS DEPENDÊNCIAS DO 3º BPM DE IMPERATRIZ-MA, DE FORMA COVARDE, AGREDIU MORAL E FISICAMENTE (COM UM TAPA NO ROSTO) O EX-POLICIAL MILITAR E HOJE ADVOGADO DR. LEONIDE SANTOS SOUSA SARAIVA, QUE ENCONTRAVA-SE NAQUELE QUARTEL NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES. A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SUBSEÇÃO IMPERATRIZ COMUNICA TODA A CLASSE DE ADVOGADOS E SOCIEDADE CIVIL QUE ESTÁ TOMANDO AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS NO SENTIDO DE FISCALIZAR A ATUAÇÃO DAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS EM APURAR OS CRIMES PRATICADOS PELO POLICIAL MILITAR ATANÁZIO BARBOSA FILHO. POR FIM, A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SUBSEÇÃO IMPERATRIZ ACREDITA NA APURAÇÃO DOS FATOS PELO COMANDO DO 3º BPM, QUE CERTAMENTE NÃO QUEDAR-SE-Á INERTE DIANTE DE TAL ARBITRARIEDADE.   

IMPERATRIZ-MA, 26 DE AGOSTO DE 2010.

VANDIR B. B. FIALHO JUNIOR

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai, uma pessoa com esta personalidade já mais poderia estar às fileiras da Polícia Militar.
Uma falta de respeito para com um cidadão, um ex-colega de trabalho do agressor e um Advogado no exercício da advocacia.

Parabens pela matéria.

Anônimo disse...

Existem pesssoas que nao se conformam em ver ex-subordinados ascendendo na vida, é uma forma bastante estranha de demonstrar inveja.
Servidores públicos são pagos para servir o público, as querelas pessoais se resolvem em outros locais, como foi o caso onde o agredido processou civilmente o agressor o que gerou indenização por danos morais.
Deve também responder por mais este ato de ABUSO DE AUTORIDADE E CRIME MILITAR, mas estou certo de que nao é este o perfil da PMMA.
Excelente matéria

Machado disse...

Esse Adv. Leonide Santos Sousa Saraiva, é um extraordinário profissional. O único honesto que conheci nessa função; sei que existe outros advogados honestos, mas esse falo por experiência própria. Ele merece ser indenizado em dobro. Leonide, por favor, me ligue 98 8156 9080/ 9908 5258. Machado