quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil retrocede 15 posições em ranking de desenvolvimento humano

Vila Roseana -Dom Pedro-MA(fotos:Josué Moura)
 Apesar do aumento da renda, do emprego e de um crescimento "chinês", sob efeito da desigualdade social, o Brasil viu a distância que o separa das nações de desenvolvimento humano muito elevado ficar maior. Desde 2007 no rol de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Brasil melhorou as condições de vida da população nas áreas de saúde, educação e renda entre 2009 e 2010. O país atingiu a 73ª posição no ranking, quatro acima do ano passado e maior avanço entre os países pesquisados.
No entanto, quando se leva em conta a desigualdade, o país despenca 15 posições para a 88ª posição na lista dos países analisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A razão para a marcha ré se deve aos elevados padrões de desigualdade que "comeram" 27,2% do desenvolvimento humano. O Brasil teve perdas superiores à média (24%) e uma das maiores quedas entre os países de seu grupo. Apenas Peru, Belize, Colômbia, e Panamá tiveram "prejuízos" mais consistentes.
(Fonte: Globo Online).


Clic e veja também:
Brasil que elegeu Dilma ainda discrimina a mulher
Saiba o que é o IDH e quais são as novidades desta divulgação
Em aniversário, Pnud lança novos índices
Crescimento da economia não significa bem-estar

6 comentários:

Wsclay disse...

Bom dia.

O senhor se confundiu na hora de fazer o post, pois o título diz que o Brasil retrocedeu 15 posições, mas o corpo do texto afirma que o Brasil subiu 4 posições, passando ao 73º lugar, portanto, se ele subiu, na verdade a distância entre o Brasil e os países de altíssimo desenvolvimento humano diminuiu, apesar de ainda estarmos engatinhando nesse assunto.

Blog do Josué Moura disse...

Bom dia,
Realmente, já reparei o erro acrescenatndo mais dois parágrafos no texto do Globo Online.
Obrigado!

Pedro Viana Gomes disse...

kkkk!! Mas tu precisava colocar logo essa foto ai com nome de Vila Roseana para mostra pobresa? deus mi livri, tú é muito maquivelico cara!

Anônimo disse...

Parabéns Jornalista, bem antenado você se destaca com seu blog.
Um abraço do amigo: Walter Barros

Anônimo disse...

Uma pena que esse relatório do PNUD não saiu antes da eleição, derrubaria por terra o discurso do Lula e da Dilma...(Márcio)

Wsclay disse...

Olá. Desculpe a insistência, mas continua errado, pois o Brasil não regrediu no índice de desenvolvimento humano, sim no de desigualdade.