segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PM do Maranhão coloca "civis de farda em regime de trabalho escravo", denuncia ex-aluno do Curso de formação de soldados

Em missiva endereçada a alguns membros da imprensa de Imperatriz, entre estes esse jornalista, um ex-aluno do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças-CFAP, da Polícia Militar do Maranhão, denuncia que o curso  de formação de soldados 2010 foi realizado aos trancos e barrancos, ocorrendo atrasos na data definida para a conclusão, falta de estrutura e a utilização irregular dos futuros soldados em trabalho mal remunerado em regime de semi-escravidão.

Segundo o denunciante a quem denominamos de "Recruta Zero - o mesmo  prefere não se identificar por medo de retaliações e teve de nossa parte o compromisso de mantermos resguardada a fonte sob "sigilo profissional" -, o  CFAP, não tinha estrutura suficiente para o curso e  as instalações  existentes foram reformadas pelos próprios  alunos. 
"De acordo com o diário oficial de 05/07/10 o curso teria duração de 4 meses, logo terminaria em 05/11/2010, porém mais uma vez para aumentar nosso sofrimento não foi isso que ocorreu. Após muitas reclamações o curso veio se findar no dia 30/11/10", diz "Recruta Zero".

"Quando achávamos que finalmente iríamos ser nomeados e voltar para casa, ou para o local  onde fizemos o curso, fomos 'solicitados' pelo Estado para reforçar o policiamento de fim de ano na Capital,como voluntários em troca de R$ 402,00 como salário mensal. Para mostrar para sociedade que está proporcionando segurança à população o Estado está nos obrigando a trabalhar com uma escala de  serviço de domingo a domingo, sem folga, durante todo o horário comercial", afirma  "Zero", lembrando que a Rua Grande nunca esteve tão guarnecida. 

"Onde antes não se percebia nenhum tipo de segurança hoje a cada quadra e possível observar patrulhas  com no mínimo três “policiais”(ex alunos do cfsd), na realidade civis de farda em regime de trabalho escravo em pleno século XXI" , completou.
               
O mais grave segundo o Recruta Zero é que os ex-alunos estão sem vinculo algum com o estado, porque o curso legalmente já acabou.  "Se fosse tão simples melhorar a segurança poderia pegar qualquer pessoa que passasse na rua colocar uma farda nela e mandar ela tirar o policiamento, por que é quase isso que acontece com a gente, nós não temos vinculo algum com Estado, não somos alunos do curso de formação e nem soldados. O comandante geral avisou que o curso tinha sido prorrogado, para que nos pudéssemos estar empregados nesse trabalho, coisa que nunca aconteceu, que para isso acontecer teria que ter sido divulgado no diário oficial essa prorrogação", diz o denunciante.

Noutro trecho da carta Zero afirma que os alunos bombeiros que estão na mesma situação dos praças estão em casa aguardando sua nomeação. "Isso é  que é o certo, mas nós estamos aqui, trabalhando de forma irregular, ilegal e irresponsável, tudo isso para a governadora, o secretário de segurança e o comandante geral estarem fazendo seu nome".dispara o "Recruta Zero".

"Hoje estamos longe de nossas casas gastando muito para nos manter em uma capital onde o custo de vida é muito alto, com despesa de aluguel e outros. Quando estávamos totalmente regulares no curso passávamos de 3 meses sem receber uma bolsa no valor de R$ 402,00, imagine agora que estamos totalmente irregulares. Será que vamos receber algum dia essa bolsa?", questiona Zero, informando que  o salário  já está atrasado a dois meses.
                
 "O que eles alegavam para que não saisse a nomeação era o período eleitoral, mas isso não e verídico pois de acordo com a lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997 em seu art. 73 alinea “c e d”, que fala que a nomeação pode ser feita quando o concurso for homologado ate 5 meses antes das eleições e nosso concurso foi homologado em 2007, assinala.

 "Eles esquecem que esse “soldado” tem família, tem filhos para sustentar. Além de tudo os ex- alunos são coagidos com o regimento militar caso não queiram aceitar tudo que lhes é imposto", finaliza.

Zero garante que essas distorções são do conhecimento do comandante geral da PM. "Isso e muito mais já foi enviado pra o comandante geral várias vezes e nada e feito".

8 comentários:

Anônimo disse...

caro bloqueiro q tanto puxa o saco pra esse povo q nada fizeram pra o nosso maranhão evoluir se a familia sarney num fez nada pelo maranhão como sempre o senhor se referi o q temos e graças a eles e o senhor q posta uma reportagem como essa de um "recruta zero" q nada sabe de segurança publica assim como o senhor q usa esse tal pra poder promover seu veneno com a atual gestão de grandes valores q estar ai como governadora, secretario de segurança, comandante geral e tdos os policias q estão 24hrs nas ruas pra infelizmente proteger pessoas de baixo calão como o senhor

Blog do Josué Moura disse...

Hilário meu caro anônimo, vc mistura "alhos com bugalhos" e não responde nada. Nada tenho contra a PM ou demais corporações policiais, apenas dei voz a quem não tem. Isso lhe irrita? Você também pode bradar, fique a vontade...

Anônimo disse...

Moura, manda esse puxa saco ir para PQP. Além de babaca, deve ser um desses analfas fã dos chefinhos galonados da PM... Tem cada uma!kkkkk!!!!(Leonardo)

Anônimo disse...

meu caro bloqueiro ñ tenho a q responder nada, e somente olhar tdos os seus post`s a q sempre o senhor se refere a exaltação de oposição ao governo e tal reportagem se refere ao um desses casos, nobre de sua parte dar espaço a quem ñ tem como esse tal "recruta zero" mais baseado em q o senhor explicita tal reportagem, pois o senhor ñ sabe mais esses policiais q estão em formação em slz, vivem em uma "colonia de ferias" pois curso de CFSD tem q ser duro porq até onde sei trabalha-se com o q e de mais ruim e bom q tem na sociedade e assim tendo q estar preparado para tdos os conflitos do dia-a-dia, e o importante e o debate a ñ ser q o senhor fuja? e pra o conhecimento da vossa excelencia eu ñ brado...

Blog do Josué Moura disse...

Ora, a democracia é assim, eu "exalto" a oposição, outros exaltam a situação. Enquato vc não gosta da postura do meu blog, outros gostam e parabenizam. Quanto a dizer que o curso de formação do CFSD é uma "colônia de férias", não sei mas talvez pelo vejo vc saiba, pois deve pertencer à PM para fazer tal afirmação.
Tenha uma boa noite e volte sempre!

Anônimo disse...

ñ e q eu seja ou deixo de ser um PM como o senhor se refere o importante e q tenho informações assim como o senhor, só que as que tenho tem mais veracidades e uma boa pra vossa excelencia e so olhar o progresso de hoje 15/12/2010, esses policiais ao qual esse "recruta zero" lhe relata fazendo curso de aperfeiçoamento, ah e ñ tenho nada contra a vossa senhoria visito seu blog varias vezes ao dia e tdos os blog`s do maranhão para manter-me informado, apenas contestei sua reportagem q me desculpe sem fundamento...

Blog do Josué Moura disse...

Falou Sr. anônimo, como lhe disse apenas dei voz a aquem não tem, não cabe a mim saber a veracidade ou não das informações, entrar no mérti da questão. Tanto que nem dei opinião na matéria. Com esse comentário dou por encerrado o debate com você, pois acho até que fui longe em debater com quem sequer tem coragem de mostrar a cara.
Um abraço virtual!

FRANCISCO SOUSA disse...

ae josué moura,402,00 é sacanagem.