segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Morre Ulisses Braga, o líder do Movimento de Janeiro de 1995 em Imperatriz

Morreu no final da tarde de ontem, em Araguaína, onde se encontrava hospitalizado, o advogado, jornalista  e escritor, membro da Academia Imperatrizense de Letras, Ulisses Azevedo Braga, 80 anos, vítima de problemas pulmonares.

Ulisses e este jornalista em caminhada pelo "Canto do Zuza"
Ulisses era natural de Carolina-MA, cidade onde voltou a morar nos últimos dez anos, antes  tendo vivido em Brasília, onde foi vice-presidente da OAB, defendeu perseguidos da Ditaura Militar, depois por mais de uma década morou em Imperatriz, cidade onde desenvolveu grande atividade política, tendo sido o mentor do Fórum da Sociedade Civil, entidade que congregou a sociedade organizada  imperatrizense para a tomada da prefeitura no dia 18 de janeiro de 1995, afastando o então prefeito Salvador Rodrigues e levando a governadora Roseana a decretar a intervenção no município de Imperatriz. A chamada "Revolução de Janeiro" compleotu este mês 16 anos.

Depois que se ausentou de Imperatriz, de certa forma magoado com os rumos que tomou depois a intervenção no município e a dissolução do Fórum da Sociedade Civil, Ulisses ainda foi candidato a deputado estadual, em 2004 pelo PT, obtendo mais de 8 mil votos, tendo sido o mais votado em Carolina, mas não conseguindo se eleger. Depois disso afastou-se da política partidária e se dedicou ao trabalho comunitário, dividindo uma área de terra que lhe pertencia por direito de herança, entre trabalhadores rurais da região rural conhecida como Canto Grande, formando um assentamento que denominou de Canto do Zuza, uma homengem a um antigo agregado das terras de seu pai. A maioria dos beneficiados com o assentamento são parentes ou descendentes do "velho Zuza".

Ulisses era um apaixonado pela vida, um intelectual, reformista da sociedade, sempre em prol de uma grande causa. Além do movimento da "Revolução de Janeiro", Ulisses foi um dos líderes da luta pela preservação do Rio Farinha, integrando o movimento SOS Rio Farinha que conseguiu impedir que um grupo do Sul, com o beneplácito de políticos maranhenses, construísse na atual Chapada das Mesas uma hidrélétrica que destruiria parte do santuário ecológico da região.

Atualmente, com a saúde frágil, Ulisses vivia envolto em suas memórias organizando uma nova edição  de Celecino, se não estamos sós, um dos três livros que escreveu. Dizia que estava voltado agora também para a contemplação e esperava a qualquer momento realizar "a grade viagem" como um cristão esoterista "que esteve ultimamente a procura do autoconhecimento da alma e de Deus".

Sua passagem por este mundo foi marcada por ações de altruísmo e um imenso amor pelo próximo. Ulisses é um exemplo de fé na vida, um ícone para  todos aqueles que amam a liberdade, são defensores  da vida e da natureza.

Ulisses é irmão do jornalista Waldir Braga ( editor da Folha do Maranhão do Sul) ,era divorciado, deixa três filhos e um grande contigente de amigos, entre os mais próximos o autor deste blog.

12 comentários:

Laércio Castro disse...

Valores que passam, porém, que jamais se perdem.

Gil disse...

Gil Santos disse
Calou-se um homem destemido, de temperamento forte e de firmes convicções.
Imperatriz rendeu-lhe homenagens em vida e terá na sua memória a história de coragem de um dos líderes da revolução de Janeiro.
Ulisses Braga foi mais do que um dos fundadores do Fórum da Sociedade Civil.
Quem conhece a história sabe que sem Ulisses esse movimento poderia não ter chegado onde chegou.

Blog do Josué Moura disse...

O Prefeito Sebastião madeira acaba de decretar luto oficial no municipio

Edvaldo dos Santos Ferreira disse...

Mais um companheiro jornalista se despediu da profissão e dos colegas deixando um legado de bons exemplos.
Camarada Ulisses Braga não sei por quanto tempo serás lembrado por poucos, mas sua história é referência para os profissionais de comunicação. Você cumpriu sua missão!
Edvaldo Ferreira
Jornalista/Brasília

JONAS PEREIRA DE IMPERATRIZ disse...

O Dr.Wlisses era um homem destemido e muito convicto de seus direitos e deveres,muito corajoso! Homem que tinha os seus ideais que não morreram com ele.
E ele sempre estará vivo em nossos corações e na história!Sempre estará presente na história de Imperatriz! Permanecerá vivo.
Até aqui tenho dito!
ass.Jonas pereira de S.Lima(jhonas37@yahoo.com)

Isnande Barros disse...

As forças do bem estão mais fortes, acaba de chegar ao céu mais um guerreiro da luz. Um grande maranhense.

Francisco Agüero ( Barão) disse...

Os nomes pessais segundo os exotéricos indicam os reflexos da alma de seu portador. Ulisses, grande e lendário guerreiro grego, é um exemplo à altura deste magnífico sul maranhense que também tive a rara felicidade de conhecer em 2003 quando estava em Imperatriz e ele veio encontrar-se com o amigo Edmilson Sanches que nos apresentou. As sementes por ele deixadas, devem ser espalhadas por todos aqueles que sejam ou não filhos deste torrão, mostrando sua imensa generosidade com seus semelhantes.

Anônimo disse...

Em lajeado novo o prefeito roubo dinheiro publico e o MP não toma providencias, já denunciamos e nada acontece a favor do povo.Será o que acontece com a justiça do maranhão. O prefeito trabalha com as máquinas e as caçambas dele no municipio na maior cara de pau sem licitação. O que fazer caro jornalista.

ali arabi disse...

bela homenagem jossue fico aqui da america lendo seus comentarios no seu blog parabens

Blog do Josué Moura disse...

Peço- desculpas aos visitantes do blog que mandaram comentários pela demora em postá-los, estava sem acesso á internet nas últimas horas. Obrigado a todos...

Blog do Josué Moura disse...

Ao amigo anônimo que denuncia o assalto aos cofres públicos em Lageado Novo e me pergunta o que fazer: simples, busquem provas e entrem com ações por improbidade, corrupção, etc. Ao mesmo tempo criem uma entidade, convoquem a população a se manifestar...

Anônimo disse...

Amigo Josue Moura,


Ulisses foi grande.Escreveu maravilhosa historia durante seus 80 anos de vida.E preciso lutar pelas causas nas quais acreditamos.Ninguem na historia do sul do MA fez isto com tanta convicçao quanto este carolinense.O maior de todos os sonhos dos humanos e realizar algo memoravel E o SR CIDADANIA FOI inigualavel.Quem pensar ser necessario concordar com tudo que um homem fez durante sua trajetoria nesta terra,para respeita-lo e admira-lo,desconhece nossas imperfeicoes.Ulisses ACREDITAVA.....ate que poderia mudar o mundo.AQUILO EM QUE ACREDITAMOS SER CAPAZES DETERMINA A NOSSA CAPACIDADE REAL.
ULISSES mudou os rumos de IMPERATRIZ.Com certeza a historia lhe sera justa. (Luis Carlos Noleto)