Domingos César |
Vai acontecer, nesta quinta-feira, as 19h no Plenário da Câmara Muncipal de Imperatriz, o lançamento da obra “Expedições pelos rios Tocantins e Araguaia”,do jornalista Domingos César.
A décima primeira obra do escritor e ambientalista, traz um completo registro das belezas naturais do médio Tocantins e parte do rio Araguaia, bem como dos impactos socioambientais ali verificados ao longo dos anos.
Rio Tocantins, Carolina-MA, Foto:Josué Moura |
Segundo Domingos César, a obra produzida pela Editora Ética, é uma fonte de pesquisa para alunos das áreas de ciências biológicas e turismo.
O livro estará à venda na Academia Imperatrizense de Letras, Fundação Cultural e na Livraria Virtual da Editora Ética.
Sobre o livro
Em seu Prefácio, o editor, historiador e jornalista Adalberto Franklin comenta que “os impactos socioambientais sofridos pelas margens ribeirinhas dos rios Tocantins e Araguaia nestes últimos quatro séculos são hoje facilmente identificados. As ações humanas – sem qualquer cuidado de conservação das belezas naturais – têm sido quase sempre destruidoras do equilíbrio ambiental e, por conseguinte, da vida plena das espécies e da natureza”.
Adalberto Franklin observa que nos últimos tempos as investidas econômicas de exploração madeireira, de extração de areia e de construção de barragens têm aprofundado e acelerado esse curso de destruição da paisagem, evidenciado o desequilíbrio da natureza e o comprometimento da qualidade de vida de futuras gerações.
“As expedições de Domingos Cezar e seus companheiros de viagem tiveram o condão de observar e registrar as condições que o majestoso rio Tocantins se encontra às vésperas de sofrer mais uma grande intervenção em seu curso – o fechamento de comportas da hidroelétrica de Estreito, a terceira grande barragem no mesmo rio, que alterará drasticamente a paisagem e o movimento fluvial na região”, disse o editor Adalberto Franklin. (da Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário