Sr. Josué Moura:
Sou tocantinense e acredito que será muito difícil a população e a Cortes das capitais oferecer gratuitamente a libertação das Colônias, tanto no Pará como no Maranhão.
É impossível dar o grito do Tocantins (novo grito do Ipiranga) com a legislação vigente, a metrópole agora é aqui.
A menor distância não é uma reta mas o caminho de menor resistência.
Seria mais viável propor a criação de um novo estado composto pelo Maranhão do Sul, Carajás e mais o Tocantins.
O número de eleitores das capitais maranhense e paraense seriam neutralizados pelos votos do estado do Tocantins.
Cada região deste novo estado teria grande autonomia administrativa, ou após a junção ao estado do Tocantins (porque este já existe), o mesmo daria alforria a Carajás e ao Maranhão do Sul, que são estados irmãos e com interesses idênticos.
Da junção dos 03 estados, surgirá uma potência agrícola e também industrial devido ao polo siderúrgico de Marabá e Açailândia e ainda somaria a imensa jazida de minério de ferro da serra do Carmo (próximo a Palmas), aliada a infra-estrutura de transporte e logística da região, tanto em relação ao comércio exterior como ao interno.
A ferrovia Norte-Sul com bitola larga, ainda estrutura a matriz de transporte de todo o corredor centro norte, desde a região de Três Lagoas-MS (maior fronteira de florestas plantadas do país+ fábrica de fertilizante nitrogenado da Petrobrás), do futuro estado do Araguaia (leste do MT) e do futuro estado de Carajás (sudeste do PA).
Gurupi-TO é o ponto de encontro das ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste (que vai de Ilhéus-BA até RO via MT), Porto Franco-MA encontro da Norte-Sul com a Trans-nordestina e Imperatriz-TO o ponto de encontro da ferrovia Norte-Sul com a hidrovia Araguaia-Tocantins, no porto de Praia Norte (expansão da Zona Franca de Manaus), ou a ser construído na margem maranhense em frente a porto de Praia Norte, que alcançará o porto de Cametá em Vila do Conde próximo a Belém-PA, através das eclusas do Lago de Tucuruí, além dos já disponíveis ferrovia Carajás e porto do Itaqui-MA.
A partir de Gurupi-TO, ponto de encontro da ferrovia Norte-Sul com a Leste-Oeste, pode-se alcançar a leste o porto de Ilhéus (1.200 km), ao norte o porto do Itaqui-MA (1.400 km), ao sul o porto de Santos-SP (1.600 km) e a oeste a hidrovia Araguaia-Tocantins (175 km) e via Mato Grosso até RO.
O Tocantins é uma plataforma de recolhimento e distribuição de produtos para todas as regiões do Brasil e portos marítimos atlânticos com igual valor de frete e distâncias aproximadas em todas as direções.
Ferrovias de bitola larga em que o trem pode alcançar 80 km por hora e composições de até 250 vagões, jazidas de minério de ferro, siderúrgicas (utilizando carvão vegetal), florestas plantadas (Suzano) para produção de celulose e energia (carvão+ pellets) e hidrovias, estão associados e formam uma sinergia.
Carajás, Maranhão do Sul e Tocantins, já!!! Estados irmãos.
Herculano Costa.
Meu Comentário:
A idéia é sensacional do ponto de vista econômico, pois daria até para se pensar em criar um novo país, de tão rico que ficaria essa junção de regiões, mas dos pontos de vista político e cultural é um desastre: Ora, se já queremos sair do Maranhão pelas nossas diferenças políticas e culturais?
De qualquer maneira, obrigado pela carta e continue participando, debatendo, exercendo o a sua cidadania.
Um abraço Herculano!
Um comentário:
Prezado Josué Moura,
Em tempo procurei corrigir o meu erro. Desculpas.
Nós estamos muito mais próximos culturalmente e historicamente que imaginamos, quanto a políticamente concordo com o Sr.
Vai mais informações quanto a área que estamos de pleno acordo, a econômica.
O sul e a grande mídia do sul é míope em relação ao que acontece no Norte e Nordeste.
Santos é o terror da logística de transporte marítimo. 10% dos navios já passam direto. Quem tenta atracar, fatalmente atrasa, alterando todos os compromissos futuros da rota planejada.
Deverá ser destinado preferencialmente a cargas de alto valor agregado.
O porto de Cametá em Vila do Conde (próximo a Belém) pode receber navios de até 400.000 toneladas. Porto de Itaquí-São Luís- MA recebe navio de 340.000 toneladas, atualmente 04 vezes a tonelagem de Santos.
S e o navio sai de Santos com destino ao maior porto europeu (Roterdã), tem que navegar 3.000 km até alcançar a altura do porto de Itaquí-MA. Se a viagem for ida e volta, só na distância, partindo de Itaquí a economia será de R$ 800.000 (oitocentos) mil dólares no aluguel do navio, sem contar cada dia de atraso em Santos que sempre tem fila de espera, até o absurdo record de 160 navios ao largo.
Minério de ferro, soja, celulose e cargas de baixo valor agregado serão exportadas preferencialmente pelos portos do Norte e Nordeste.
Para dar sustentabilidade a prosperidade do Sudeste e Sul do país, em relação ao comércio internacional terão que ser utilizados os portos do Norte e Nordeste.
Visando o comércio inter-regional, empresas do sul estão se instalando no Nordeste, gerando emprego e renda que transformarão em consumidores os miseravéis da região. O Nordeste tem mais de 03 vez es a população da região Sul e dois terços da Sudeste e quase nenhum poder de consumo.
Será gerado novo ciclo de expansão de consumo de produtos básicos.
O estado do Tocantins ocupa uma posição estratégica neste arranjo, abrigando ferrovias e hidrovias que ligam os portos do Norte as regiões sudeste e Sul e como base de abastecimento para o interior do Nordeste.
atenciosamente,
Herculano.
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