quinta-feira, 3 de maio de 2012

Imperatriz se consolida como o segundo maior PIB do Maranhão, informa IBGE

Construção Civil foi o ramo da economia que mais ajudou a alavancar o esse percentual



Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Produto - PIB de Imperatriz atingiu o valor de R$ 2,000.735 bilhões em 2009 e se consolidou mais uma vez como o segundo maior PIB do estado, posição que ocupava o município de Açailândia até o ano de 2008. 

Enquanto Imperatriz obteve um crescimento do seu produto interno bruto de 14,93%, o município de Açailândia sofreu uma queda significativa no seu PIB de -26,33%, se posicionando como o terceiro maior PIB do estado. “A queda do PIB de Açailândia se deu principalmente pela redução da produção do ferro-gusa no município no período observado. O desaquecimento do setor na região foi movido pela queda das exportações brasileiras de ferro-gusa, alavancadas pela concorrência do produto chinês no mercado”, explica o consultor da MS Pesquisa e Consultoria, Eduardo Soares Sousa. 

Ainda, as informações do IBGE superam as projeções demonstradas na obra Perfil Imperatriz que previa um crescimento de 1,9 bilhões para o PIB local. Assim, houve um acréscimo de 10,5% no valor projetado pelo Perfil. Segundo Eduardo Soares, o PIB alcançado por Imperatriz é resultante da soma do setor do comércio, indústria e serviços. “O resultado do PIB de Imperatriz surpreendeu mais uma vez, apesar de ainda não temos números reais da indústria, pois estas estão em fase de implantação. A indústria de grande porte ainda vai produzir. Então o resultado divulgado é a soma da micro e pequena indústria junto com o comércio e serviço”, declarou.

O PIB de Imperatriz obteve uma média de crescimento de 14,61% no período de 1999 a 2009, atingindo assim um percentual acima do crescimento nacional e de muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento. “Ao longo desses 11 anos, de 1999 a 2009, não houve nenhum ano que Imperatriz teve uma redução de seu PIB. E o que mais alavancou esse percentual nos últimos anos foi a construção civil”, comenta Soares.

Atualmente o município de São Luís possui o maior PIB do estado, seguido de Imperatriz e Açailândia. 
(Thays Assunção - Assessoria de Comunicação da Associação Comercial)

Um comentário:

Anônimo disse...

na verdade nao foi imperatriz que cresceu, foi açailandia que diminuiu o seu pib.