domingo, 13 de maio de 2012

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO, UM MUNICÍPIO ABANDONADO À PRÓPRIA SORTE


Paradoxalmente ao abandono de Brejão, o prefeito e sua família vivem uma vida suntuosa e nababesca, contrastante com a agrura generalizada em  que vive a população do município.

Prefeitura teve recentemente a luz cortada
O próspero município de São Francisco do Brejão, localizado há 60 Km de Imperatriz,vive um momento difícil administrativamente, desde que o então prefeito Alex Alves chegou ao poder.

O caos se instalou desde então chegando a prefeitura e outros órgãos terem até a energia cortada, fato amplamente divulgado por blogs e outros meios de comunicação.  Tudo isso acontece pela total falta de atuação da prefeitura e da cobrança dos órgãos fiscalizadores.

As estradas sem manutenção, a falta constante de transporte escolar agrava o sofrimento das famílias que moram no interior do município que podem no futuro, comprometer o desempenho desta importante bacia leiteira regional. 

Já na saída da cidade, em direção a Zona Rural para o povoado de Centro do Robertão, presenciamos o caos da principal rodovia municipal abandonada desde que o atual prefeito tomou posse. Outra demonstração de descaso e abandono: o matadouro municipal cuja construção iniciada na gestão anterior, exigência de órgãos sanitários, cai aos pedaços, abandonado, sem nenhuma previsão de sua conclusão. 

Basta entrar no município para se constatar a veracidade de tudo isso, a maneira  como o  prefeito que na opinião da maioria da população é um fantoche da  ex-prefeita   Sônia,  sua mãe,  tem tocado a administração municipal . 

Sônia, a mãe do prefeito
O desrespeito é tanto que o transporte escolar pago com verba federal específica passa semanas inteiras e até meses sem recolher os estudantes com a desculpa de que falta combustível. Soma-se a tudo isto escolas inacabadas, salários dos servidores municipais atrasados, suspeita de fraude no concurso para contratação de funcionários. 
A saúde, não se consegue humanamente sequer atender um paciente com primeiros socorros. A Educação é um horror, professores mal remunerados e ensino de péssima qualidade...

Enquanto isto....

Alex, na boca do povo...
Paradoxalmente a tudo isso, o prefeito e sua família vivem uma vida suntuosa e nababesca, contrastante com a agrura generalizada em que vive a população do município.

O prefeito laranja reside numa mansão de primeiro mundo no elegante bairro dos Três Poderes em Imperatriz, em cujo interior tem a sua  disposição uma numerosa frota de  Toyotas  de marca Hilux.

Comentários na cidade dizem que Alex só em sua festa de núpcias gastou R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais). “Na boca miúda”, dizem que foi retirado do FPM municipal.

A vida faustosa do jovem prefeito é um acinte ao cidadão trabalhador daquele município. Tanto luxo, tanta riqueza, contrapõe com a modesta renda oriunda da pequena empresa de ônibus (Autoviária Santos) de sua família, cujos veículos se encontram em avançado estado de desgaste.  Por certo, a renda auferida pela empresa seria insuficiente para manter tamanho fausto do prefeito e sua corte.

Residencia dos três poderes(Imperatriz), longe de Brejão


Chamamos a atenção dos senhores Vereadores, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). 

Esta farra não pode continuar.

(Matéria deste jornalista, publicada com exclusividade no Jornal Folha das Cidades).

11 comentários:

Nordman disse...

Caro Josué,
Recomendo-lhe a leitura do livro Sanguessugas do Brasil, (Ameaças, desvios de dinheiro publico, assassinatos: a historia secreta de como politicos e empresarios corruptos roubam o povo brasileiro) de autoria de Lucio Vaz, Editora Geração Editorial, no qual consta no Capitulo 4 o título: Cabra Marcado para Morrer - Prefeito Hilter Alves de Ribamar Fiquene.

Anônimo disse...

Parabéns senhor jornalista. Até que enfim um voz em defesa de nosso município. Como morador do Brejão confirmo que tudo o que o senhor publicou é verdade. Pena que o senhor publicou somente uma parte dos desmandos praticado por esta quadrilha liderada por esta ficha suja Ex-Prefeita Sônia. Basta olhar para as carroças velha da Autoviária Santos (Empresa de ônibus dela) para saber o quanto ela é péssima administradora. Equanto isto o Laranja dela, recém-casado, passa o dia todo em uma vistosa lancha no Rio Tocantins. NO municipio mesmo ele só vai no dia em o FPM é depositado.

Anônimo disse...

O prefeito tá mais preocupado em organizar Vaquejada e partida de futebol do que cuidar do municipio!!

Anônimo disse...

Caros amigos e colegas, deixo aqui registrado tamanha revolta em ver a situação do município em que almejo envelhecer, o lixo toma conta do povoado União, é preciso nos moradores esta cavando nossos quintais para enterrar o lixo ou simplesmente deixar as moscas tomar conta dos nossos lares, ate guando vamos permitir isso...Sem falar que não se encontra médico neste posto de saúde do povoado e muito menos medicação, pra falar a verdade ele fica mais fechado do que aberto.

Anônimo disse...

Olá Josué, realmente esta cidade precida de mais atenção doa administradores,é uma vergonha, os pioneiros ainda reside na cidade acho uma falta de respeito com a popilação é preciso que os jornalistas falem pelo o povo. Quem sabe só assim tomem atitude....

Anônimo disse...

Em primeiro lugar o nome do prefeito é Alex Santos e não Alex Alves, caro jornalista.Em segundo lugar Autoviária Santos não é da SÔnia e sim do ex marido dela Cimar.Não tem nada haver suas declaraççoes descabidas.As chuvas prejudicaram as obras nas estradas.Com o término do tempo chuvoso com certeza o prefeito Alex retomará o projeto de reconstrução das estradas como ja tem feito desde que tomou posse.Em terceiro lugar ele tem opinião própria, tem capacidade de administrar o município da melhor maneira para população.Ele tem feito muitas melhorias.Os salários dos servidores estão melhores.Pena que tem gente que acha pouco, porém não compara com os salários dos servidores das cidades vizinhas.O prefeito Alex Santos é uma pessao humilde, estrando sempre a disposição do povo mais humilde.Uma porva disso é que VAI DA ELE DE NOVO EM 2012.Moro no Brejão estou muito satisfeita com a administração recente.Um abraço!

Anônimo disse...

é..ta ai a prova,poque o nosso pais ta cheio de adiministraçoes corruptas.
olha ai uma analfabeta polica, deve ser beneficiada por alguma sacolinha ou outros favores...

Anônimo disse...

Com certeza colega,esse ai que falou deve ser algum beneficiado do "bolsa família" do prefeito!!!

Anônimo disse...

O prefeito só tá preocupado com o povo... o povo da casa dele!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Percebe-se que quem tá defendendo o prefeito sabe muito dele, sabe até que a empresa é do ex marido de sua mãe. Logo se ver que é uma pessoa que deve no minimo levar alguma vantagem nessa história!! Vão trabalhar bando de sanguessuga!!

Anônimo disse...

O prefeito do Brejão era pobre hoje é um Homem rico com fazendas e muitos carros de luxo e mansão ele se deu muito bem nessa juntamente com sua mãe e seu babões, O Prefeito não obrou,porque comeu cacau e engoliu o caroço,mas a maezinha dele obrou trouxe um boi para o povo do brejão estamos muitos satisfeitos.