![]() |
Carlos Brandão |
Embora o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, a maior liderança hoje do PSDB maranhense venha evitando falar sobre o assunto, o presidente estadual do partido, deputado federal Carlos Brandão, parece querer apressar o debate. Depois de logo após a eleição insinuar que os tucanos poderão marchar com Flávio Dino, agora Brandão anuncia que o PSDB poderá ter seu próprio candidato ao governo do Maranhão.
![]() |
Flávio Dino |
Na entrevista, concedida ao jornal O Imparcial, mesmo reconhecendo que ainda é um pouco cedo para discutir 2014, Brandão diz que é preciso avaliar 2012 e depois pensar "nossos caminhos", afirmando que o partido tem tres caminhos a seguir, mas que estes ainda serão avaliados em reuniões que ocorrem no final do ano e
no começo de 2013 e que entre as tres alternativas existe uma, a de lançar um candidato próprio ao governo e ao senado:
“Veja o nosso cenário,
temos três possibilidades, apoiar o grupo da Roseana (PMDB), apoiar o
grupo do Flávio Dino (PCdoB) ou lançarmos um candidato próprio, que
inclusive essa tese já é ventilada por boa parte do partido”, revelou.
![]() |
Sebastião Madeira |
Ainda comentando sobre o assunto, o deputado fala que “muita coisa ainda pode mudar”, diante de uma possibilidade da formação de uma chapa entre o PSDB e PSB para a disputa presidencial, mas que pensando no Maranhão, o partido tem que seguir e apoiar a linha nacional da legenda.
Questionado sobre a possibilidade de nomes que venham a serem os escolhidos para essa disputa, o tucano revela que “ainda é muito cedo para pensarmos em nomes, mas temos o Sebastião Madeira, Pinto (Itamaraty), Neto (Evangelista), a Gardeninha, entre outros importantes no nosso estado”.
“Nosso potencial é enorme, temos a possibilidade de lançar um nome para governo e senado, fora que ainda vamos partir para a meta de ampliar o quantitativo de deputados estaduais e federais do Maranhão”, enfatiza Brandão. Em 2010 o PSDB elegeu três federais, mas um trocou de partido, que foi o Hélio Santos, hoje no PSD, os outros dois foram o próprio Carlos Brandão e Pinto Itamaraty, e dois estaduais, Neto Evangelista e Gardeninha Castelo.
Na minha opinião o raciocínio de Carlos Brandão está certíssimo, havendo a possibilidade de um segundo turno no Maranhão, num primeiro momento todas as agremiações ficam a vontade para lançarem seus candidatos. Não foi assim em 2006, quando o então governador José Reinaldo Tavares lançou vários candidatos - no que seus adversários denominaram de "consórcio de candidatos" - e conseguiu derrotar o grupo Sarney?
![]() |
João Castelo |
A posição de Carlos Brandão, que pelo visto deve estar tendo o aval de Sebastião Madeira e João Castelo, pelo menos inicialmente contraria alguns analistas políticos e blogueiros de plantão, que açodadamente, já colocam o PSDB nas fileiras sarneysistas, principalmente aqui em plagas sulmaranhenses, por conta da relação institucional entre a maior liderança tucana, o prefeito Sebastião Madeira, e a governadora Roseana Sarney.
Castelo ainda está amalgamado, lambendo as feridas, depois da derrota. Se tiver juízo vai é tratar de fazer uma boa transição, jamais ficar falando sobre futuro eleitoral de seu partido, apesard e já ter dito que a partir de agora vai "pendurar as chuteiras"
Madeira foge do assunto, mas tem seus motivos. O primeiro deles é que estaria agora preocupado unicamente com seu segundo mandato, se organizando planejando os quatro anos seguintes, analisando os desafios de governar a segunda cidade do estado; o segundo motivo é o fato de que embora analistas já o coloquem como o próximo presidente do PSDB estadual, ainda não o é, quem realmente fala em nome do partido é o presidente, deputado Carlos Brandão. Então Madeira está na dele e parece não estar apressado em dicutir as eleições 2014.
![]() |
Igor Lago, candidato? |
![]() |
Weverton, na "canetada" |
Nos outros partidos de oposição o assunto também ainda quase não é ventilado. O PDT ( o partido das Comissões provisórias), se encontra dividido em mil pedaços, mas deve marchar com Flávio Dino (PCdoB), pois o alinhamento já se deu na eleição de 2012 pela vontade de Weverton Rocha e Julião Amim.
![]() |
Edson Vidigal |
![]() |
Deoclides Macedo |
Como ainda é cedo, só nos resta especular e esperar para ver se as nossas previsões ou análises estarão corretas. "Pra frente é que as malas batem..".
Um comentário:
Embora digam que é cedo, a campanha já começou e o Madeira sabe que tem que alçar voos mais altos, senão vai acabar também dizendo que é o eterno prefeito de Imperatriz. Tem também o dever cívico de não permitir que o Maranhão cai nas mãos de alguém pior do que o Sarney.
Postar um comentário