terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS-MA: ADVERSÁRIOS POLÍTICOS BUSCAM APOIO DA FAMÍLIA SARNEY PARA "GANHAR NO TAPETÃO"

Creginaldo Farinha acusa Walter Riograndense de compra de devotos e  quer nova eleição em São José dos Basílios. Os dois buscam agora  apoio da família Sarney para ter o comando do município.

Placa na entrada de São José dos Basílios, crivada de Balas, simbolizando as turbulências vividas no município...
O município de São José dos Basílios, palco recente de grandes turbulências institucionais, parece mesmo um lugar onde a paz na política continua cada vez mais distante.

Depois de vários acontecimentos, como a morte do ex-prefeito Chico Riograndense, vítima de um crime de emboscada até hoje não desvendado pela polícia, o afastamento e depois retorno do prefeito João da Cruz, entre outros fatos que causaram muitos transtornos e instabilidade política, agora poderá acontecer uma batalha judicial para saber quem assume o comando do município a partir do ano que vem.

Centro de São José dos Basílios
Preso um dia antes da eleição acusado de compra de votos e logo em seguida solto ao pagar uma fiança, o vencedor do pleito eleitoral do dia 7 de outubro passado, Walter Riograndense (PSB), sofre uma Ação de Investigação Eleitoral por captação ilícita de  sufrágio, com pedido de liminar, movida pelo seu adversário Creginaldo Rodrigues de Assis (PV), o  “Farinha Paé”.

Na ação, que foi dada entrada no dia 08 de novembro, no fórum eleitoral de Presidente Dutra, os advogados de Creginaldo Farinha sustentam que durante a prisão em flagrante de Walter Riograndense, ficou comprovado que o processo eleitoral em São José dos Basílios foi marcado pela compra de votos e visível abuso do poder econômico, o que teria maculado a livre manifestação do eleitor.

Segundo eles, merece destaque o acervo probatório apresentado junto à petição inicial, que é o inquérito policial, com várias testemunhas arroladas.

 

“Desta feita, constou-se que os cidadãos de São José dos Basílios-MA tiveram viciada sua vontade, fraudada suas próprias consciências, em face de tamanho atentado contra o interesse público de lisura e normalidade das eleições, em desfavor da liberdade do povo”, diz a peça jurídica que ao final pede a suspensão da diplomação de Walter Riograndense e seu vice, Francisco Nunes dos Santos e a consequente anulação da eleição.

 

Creginaldo com Roseana Sarney no cartaz de campanha

Caso a justiça dê ganho de causa a demanda judicial de Creginaldo Farinha, acontecerá uma nova eleição para prefeito em São José dos Basílios - segundo diz a legislação eleitoral - já que os votos válidos dados ao candidato “vencedor” Valter Riograndense somaram 54%. 


Da nova eleição, não participariam Walter Riograndense e seu vice, pois segundo ainda a legislação eleitoral ficariam inelegíveis por 8 anos.


Creginaldo Farinha é aliado da família Sarney, mas pouca gente acredita que sua ação judicial tenha êxito, pois Walter Riograndense  já teria ido á São Luís em busca de proteção no grupo Sarney, através do deputado estadual César Pires, antigo aliado de sua família, mesmo tendo sido eleito pelo PSB, partido dirigido no estado pelo ex-deputado e vice-prefeito eleito de São Luís, Roberto Rocha, alinhado à oposição liderada por Flávio Dino (PCdoB).
Walter (centro) com Hildo Rocha e César Pires

O engraçado nisso tudo é constatarmos que embora o Judiciário sendo em tese um Poder independente, no Maranhão teria influencia da família Sarney. Se tem ou não, o certo é que essa é uma prática comum em todo o estado, pessoas enroladas com a Justiça em questões políticas buscarem a proteção dos 'Sarneys' para uma sentença favorável. 

Em Dom Pedro-Ma, por exemplo, quando Arlene Costa foi demandada na Justiça por Hernando Macedo que em 2008 perdeu por apenas 53 votos, Arlene que era do PDT e que havia sido eleita com o apoio de  Jackson Lago, correu até os pés de Sarney. Contam que o marido de Arlene, o ex-prefeito Alfredo Costa teria até levado uma foto para mostrar ao presidente do Senado, a imagem de "Alfredão" carregando nos ombros  o então candidato a governador do Maranhão José Sarney durante visita á Dom Pedro nos idos de 1960 "e lá vai pedra". Coincidência ou não, ela ficou no cargo até agora, quando finda seu mandato.

Será que essa influencia da família Sarney no Poder judiciário é verdadeira?  Com a palavra, o Tribunal de Justiça do Maranhão.

4 comentários:

Anônimo disse...

O apoio dessa família aqui no Maranhão é imprescindível para qualquer prefeito (que o diga Madeira).
Josué, é sabido por todos que o Sarney está acima da lei e dos poderes constituidos. Ele é inatingível, blindado e está mandando mais no Brasil do que na época em que foi presidente. Ultimamente ele é o grande comandante do congresso nacional.
É MOLE?

Anônimo disse...

Se a família é tão poderosa assim porque a Roseana perdeu pro Jackson e quase não vence a ação na justiça? Acho que nós endeusamos demais os sarneys.

Anônimo disse...

A familia rio grandense nao tem nem uma concideraçao nem mesmo respeito pela a populaçao de sao jose dos basiliose. Triste que alguns ater mesmo pessoas que tem conhecimento do que eles so vota por grujetas que eles lhe oferece. ate quando isso vai acontecer? na biblia dis que a politica e dada por deus quando e limpa. os gestores apos o wilson borges nunca ganharam uma eleiçao limpa, so garanharam com fraldes eles sabem disso e isso é uma realidade triste.

Anônimo disse...

Eu voto na família Rio Grandense