quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SENADOR LA ROQUE-MA, MAIS UM MUNICÍPIO SAQUEADO POR EX-PREFEITO

Não existem dados, pois não se tem conhecimento de uma pesquisa nesse sentido, mas o Maranhão com certeza deve ser um dos estados brasileiros disparadamente onde a maioria dos prefeitos desapeados do poder na eleição passada, resolveram sair limpado os cofres ou entregando seus municípios aos vencedores em estado de calamidade.

Senador La Roque-MA, no Google Earth
Ex-prefeito João do Oliveira
A todo momento a gente se depara com uma manchete dando conta do descalabro de um município no Maranhão. Aqui na região Tocantina, depois de São Francisco do Brejão, Davinópólis, João Lisboa, Buritirana entre outros, agora chegou a vez de Senador La Roque, onde segundo matéria publicada na edição desta quarta-feira no jornal O Progresso, a situação é arrasadora.
Segundo a assessoria de imprensa daquele município, o ex-prefeito "João do Oliveira", deixou o funcionalismo  municipal com três meses de salários atrasados, sem efetuar o pagamento do 13º, com água e energia cortadas de todos os órgãos públicos do município e com o prédio da prefeitura prestes a desabar.
"Foi assim que o prefeito eleito Chico Nunes (PV) recebeu, no dia 1º de janeiro, a prefeitura de Senador La Rocque", diz a matéria.
Novo Prefeito de Senador  La Roque, Chico Nunes
Em uma entrevista concedida ao repórter em um “gabinete” improvisado dentro da sua própria residência, o prefeito Chico Nunes disse que:

Na saúde recebeu uma velha ambulância tipo Fiat, que se encontra em total abandono e que já se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, obtendo deste a  promessa que até o final de março entregará o hospital funcionando para resolver em parte a saúde do município. 
Conforme o prefeito,  todas as estradas vicinais, estão acabadas, sendo que a maioria está intrafegável, impossibilitando aos produtores rurais do município de transportar suas lavouras às cidades circunvizinhas.
Na educação, Chico Nunes informou que os funcionários estão com três meses de salários atrasados, inclusive o 13º. A maioria das escolas do município, devido ao abandono, estão sem condições de funcionamento. Chico Nunes disse que, em caráter de urgência, autorizará a reforma e o melhoramento dos prédios das escolas para que não prejudicando o ano letivo dos alunos de Senador La Rocque.

Devido aos inúmeros assaltos e arrombamentos aos caixas eletrônicos nas cidades da região, Chico Nunes disse que vai entrar em contacto com o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Imperatriz, Tenente Coronel Edeilson, para ver quais são as possibilidades de aumentar o contingente policial no município para coibir essa especialidade dos marginais que atuam na região.

Minha opinião:

Penso que essa corja de marginais que acabam de deixar seus municípios arrasados, que dilapidaram os cofres públicos, não podem ficar impunes. Chega de tanta bandidagem na política!
Os munícipes, os atuais prefeitos, vereadores, imprensa e o Ministério Público, devem denunciar esses larápios e finalmente a Justiça fazer a sua parte, colocá-los na cadeia, deixá-los inelegíveis, para que sirvam de exemplo. 

Precisamos dar um exemplo, para que esses novo gestores que agora choramingam tanta desgraça, daqui a quatro ou oito anos, não entreguem seus municípios do mesmo jeito que receberam, totalmente depenados.
Afinal, para que servem a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Ficha Limpa, entre outros instrumentos jurídicos criados para punir os maus gestores? 
Vamos lá minha gente, vamos denunciar esses larápios!

Nenhum comentário: