terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CADÊ OS MÉDICOS?: AÇAILÂNDIA E IMPERATRIZ SÃO NOTÍCIA NO BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO

A falta de médicos nas cidades do norte e nordeste do Brasil foi tema de notícia do Bom dia Brasil da Rede Globo desta terça-feira (19/02/2013) em que cita os casos de Açailândia e Imperatriz no Maranhão. Segundo a matéria um anúncio para conseguir contratar um ortopedista em Açailandia com salário de 35 mil reais, foi publicado em jornal do Paraná.

O Bom Dia também destacou que no último concurso público de Imperatriz, o salário oferecido de R$4.000,200 para trabalhar 30 horas semanais não atraiu médicos. "Para algumas especialidades nem houve candidatos", diz o repórter.

O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, médico Abdon Murad, foi entrevistado e disse que muitas vezes o salário é alto mas não existem condições de trabalho então os médicos não se interessam.

O 'Bom dia' e ainda o presidente do Conselho Regional de Medicina passam longe de apontar que a falta de cursos de medicina nessas cidades é um grande fator  que contribui para a falta de médicos. Aqui, por exemplo há cerca de dois anos que se debate a possibilidade de instalação de um curso de medicina na UFMA.
Deputada estadual Valéria Macedo (PDT)
Assim que assumiu como deputada estadual em fevereiro de 2011, a enfermeira Valéria Macedo (PDT)  fez um importante requerimento à governadora do Estado, solicitando que esta buscasse junto ao governo federal as condições para instalar aqui em Imperatriz um curso de medicina (veja aqui). Poucos dias depois Roseana levou o pleito ao então ministro da Educação Fernando Haddad, que prometeu até este ano (2013) instalar aqui o referido  curso. Depois Haddad virou prefeito de São Paulo, entrou Aluízio Mercadante e não se ouviu mais falar sobre o assunto.

Confira a matéria da Globo:

Nenhum comentário: