quarta-feira, 26 de junho de 2013

CURSO DE MEDICINA DE IMPERATRIZ PREVISTO PARA INICIAR NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2014



Deputada Valéria Macedo (PDT) - primeira a levantar essa bandeira na atual legislatura -   comemora o  anúncio para o início do curso.

MEC, UFMA e PREFEITURA discutem implantação de medicina em Imperatriz

Uma comissão de implantação do curso de medicina, representantes do MEC, da Universidade federal do Maranhão,UFMA e da Prefeitura Municipal de Imperatriz, reuniram-se nesta quarta-feira (26), pela manhã no campus da UFMA -Imperatriz para discutir as propostas de implantação do curso de medicina em Imperatriz e definir os aspectos pedagógicos e estruturais acerca das instalações no Campus Avançado, localizado próximo do bairro Bom Jesus. Ficou acertado que o início das aulas do curso está previsto para o 1º semestre letivo de 2014.


Estiveram presentes na reunião o diretor de Centro - campus Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; representantes do MEC, Sandra Tibiriçá e Rui Souza; membros da comissão do curso de medicina de São Luís - Francisca Luzia Moreira de Araújo, Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Maria do Rosário Fortes Braga; o coordenador de fiscalização de obras da UFMA César Braga, além da coordenadora do curso de Enfermagem de Imperatriz Cecilma Miranda e a professora de Enfermagem Rosimar Costa Penido; participaram também o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira; o representante do Hospital Municipal de Imperatriz Alysson Mota de Avelar e um representante do Hospital Materno Infantil, José Diniz.


Na tarde do dia 24, a comissão visitou as futuras instalações do prédio onde vai funcionar o curso de medicina, no campus avançado da UFMA no Bom Jesus, e saíram de lá satisfeitos. “São excelentes as estruturas das instalações; foram cuidadosamente elaboradas, bem pensadas; a Universidade Federal do Maranhão está de parabéns pela construção e pela iniciativa de trazer uma grande escola, e agregar valor ao município e ao sistema de saúde local”, afirma a representante do MEC, Sandra Tibiriçá.


A comissão visitou também unidades básicas de saúde do município, como o Centro de Saúde Milton Lopes, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III)  e o Posto de Saúde Maria Aragão.


Segundo o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, a importância de um curso como o de medicina em Imperatriz é primordial para o desenvolvimento da cidade no campo da saúde “Numa escala de 1 a 10, a implantação de um curso como este é o maior sonho da cidade hoje" e reforçou o engajamento da prefeitura para a viabilização do curso "nosso engajamento é total", enfatizou.


Na reunião, a coordenadora do Curso de Medicina campus São Luís, Maria do Carmo Lacerda, destacou a qualidade da estrutura da rede de saúde municipal e da capacitação técnicas dos profissionais que ali trabalham. No momento seguinte, a pauta de discussão foi a importância de se qualificar os profissionais médicos, com formação em capacitação e também em mestrado, e de se qualificar os profissionais da rede que vão orientar os estudantes.


O Diretor do Campus, Marcos Fábio, fez um balanço de todo o encontro com a comissão de implantação do curso de medicina do Campus de São Luís, junto com os representantes da comissão do MEC e a coordenação do Curso de Enfermagem. “Pra nós é importante porque no curso de medicina, o aluno vai estar vinculado ao sistema de saúde municipal e estadual desde o primeiro período. Será feito metade na sala de aula e metade nas unidades básicas de saúde. Para nós de fato, essa resposta do governo, tanto municipal quanto estadual é fundamental pra que a gente possa então concluir os nossos trabalhos como UFMA e como comissão do MEC e possamos em 2014.1 ter a primeira turma de Medicina daqui da nossa Universidade", avalia.


Também está no planejamento da UFMA Campus Imperatriz a adoção, de um mestrado regular na área da saúde. (Assessoria).

 DEPUTADA VALÉRIA MACEDO COMEMORA ANUNCIO PARA O INÍCIO DO CURSO DE MEDICINA EM IMPERATRIZ

A implantação de um Curso de Medicina em Imperatriz, é uma antiga aspiração da segunda maior cidade do Maranhão, região tocantina e todo o Maranhão do Sul. Lideranças políticas de vários partidos, em diversos momentos nos últimos 20 anos sempre fizeram essa reivindicação. 

Mas, recentemente, nesta atual legislatura, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), foi a primeira a levantar essa bandeira, quando durante o grande expediente da sessão do dia 15 de março de 2011, ao estrear na tribuna da Assembleia Legislativa, apresentou uma indicação formal e fez um vigoroso discurso pedindo a governadora do Maranhão que buscasse em Brasília a concretização dessa aspiração do povo sul maranhense.

“Os filhos do sul e do centro do Maranhão deslocam - se principalmente para estudar medicina no Pará, no Tocantins e aqui em São Luís, que é distante e, às vezes, não têm condições realmente de se instalar aqui e fazer este curso”, portanto peço à governadora Roseana que envide esforços junto ao governo federal, para trazer para Imperatriz esse curso de medicina",  disse Valéria, apresentando uma verdadeira exposição de motivos para justificar tão importante pleito.

A governadora respondeu positivamente e em sua primeira viagem de trabalho a Brasília  apresentou a demanda ao então Ministro da Educação Fernando Haddad, o qual se comprometeu em adotar as medidas necessárias à implantação do curso no Campus da UFMA em Imperatriz. De lá pra cá as providências têm sido tomadas, embora lentamente. 

"Com essa reunião acontecida em Imperatriz e até a indicação da data para o início do curso, temos que  comemorar, pois a notícia é alvissareira e enche de alegria o coração de todos aqueles que até hoje sonharam com esse curso", disse Valéria por telefone ao editor desse blog, parabenizando o prefeito Sebastião Madeira e todos aqueles que estão envidados nos esforços para concretização do projeto de implantação do curso.

Veja mais sobre a luta da deputada pela implantação do Curso de Medicina em Imperatriz:
  
- Deputada pede Curso de Medicina e  Socorrão Regional para Imperatriz 

 Valéria Macedo faz indicações que beneficiam o sul do Maranhão - Deputada quer Escolas de tempo integral em Imperatriz e Açailândia, pavimentação e recuperação de rodovias na região e a vinda do Curso de Medicina para UFMA-Imperatriz.



Valéria Macedo pede apoio a Ricardo Murad para projetos dos Enfermeiros e implantação do Curso de Medicina em Imperatriz

Nenhum comentário: