terça-feira, 18 de março de 2014

A VERDADE SOBRE O PRÊMIO SEBRAE 'PREFEITO EMPREENDEDOR' DO MARANHÃO 2014


AMIN QUEMEL DE CARUTAPERA É O PREFEITO EMPREENDEDOR DO MARANHÃO. ADERSON MARINHO DE PORTO FRANCO FOI ESCOLHIDO O SEGUNDO MELHOR PREFEITO EMPREENDEDOR ESTADUAL.



O SEBRAE Maranhão acaba de premiar prefeitos maranhense na 8ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, reconhecendo o esforço e as ações do gestor público que favorecem o fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios locais. O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor - que este ano teve a participação de 38 prefeito, com 44 projetos - é realizado de dois em dois anos pelo trabalho realizado nos seus municípios que comprovadamente geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

A entrega do prêmio aconteceu na última quinta-feira (13), em solenidade concorrida no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e contou com a presença de políticos, autoridades estaduais e municipais, empresários e comitivas dos prefeitos concorrentes. O presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Maranhão, Claudio Azevedo – que também é secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a superintendente da instituição, Simone Macieira, foram os anfitriões da noite.
 
Após a entrega do prêmio, noticias inverídicas tem sido veiculadas em blogs e jornais, algumas chanceladas até por um deputado daqui da região tocantina , parabenizando o prefeito de Estreito Cícero Neco, como “o melhor prefeito do Maranhão”.

Tal premiação não aconteceu. Na verdade Cícero Neco não concorreu na categoria estadual, mas em dois projetos: Lei Geral Implementada e Novos Projetos.

Em cada estado há apenas um Prefeito empreendedor estadual, que é aquele que concorre na categoria “Melhor Projeto do Estado”, ou seja, o premio principal.

Além desta premiação o SEBRAE premia em cada edição vários prefeitos Empreendedores com destaques temáticos.
Cícero Neco (Estreito) e Iracema Vale (Urbano Santos), são Prefeitos Empreendedores de alguns desses projetos temáticos.

Nesta edição os destaques temáticos foram 05:

1.Lei Geral Implementada.

2. Compras Governamentais - no MA não houve nenhum município inscrito para esta categoria.

3. Desburocratização.

4. Pequenos Negócios no Campo.

5. Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos – no MA, também não houve nenhum município inscrito para esta categoria.

6. Novos Projetos.

Também fica a critério de todos os SEBRAE Estaduais oferecerem prêmios adicionais, como divulgação do projeto na mídia, participação emissões técnica e cursos de capacitação para o prefeito, entre outros.

Em resumo: o Prefeito Empreendedor é apenas o que concorre e vence a categoria “melhor projeto”, o que não é o caso do prefeito Cícero Neco de Estreito-MA.

Para a categoria Lei geral Implementada, Cícero inscreveu o projeto “Lei Geral promove o desenvolvimento de Estreito”, dando ênfase ao trabalho realizado pela Sala do Empreendedor do município, órgão que cuida da desburocratização, a valorização do uso do poder de compra, a formalização e atendimento ao Micro empreendedor Individual e o engajamento dos Agentes de Desenvolvimento Local. Concorreram nessa categoria, também, os prefeitos Raimundo Nonato Silva (Cajapió) e Soliney Silva (Coelho Neto).

Para Novos Projetos, o gestor de Estreito inscreveu o projeto “Promoção do desenvolvimento e fortalecimento da economia local”, que mostrou a infraestrutura física e socioeconômica implantada na sede e em pequenas comunidades do município para melhorar diversos aspectos que colaboram, efetivamente, para favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. A categoria é destinada a prefeitos de primeiro mandato e concorreram com Cícero Morais os gestores municipais Gleide Santos (Açailândia), Valmir Lima (Campestre do Maranhão) e Luciano Leitoa (Timon).

Os prefeitos vencedores na categoria Melhor Projeto Estadual onde é reconhecido o conjunto de ações sistêmicas e integradas que favorecem o fomento dos pequenos negócios municipais – e que podem até ser reconhecidos como melhores prefeitos do Maranhão -, foram Amim Quemel (Carutapera) e Aderson Marinho (Porto Franco), classificados em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O Prefeito empreendedor do Maranhão Ali Quemel disputou na etapa estadual com o projeto “Turismo Sustentável em Carutapera", que mostrou a aposta do gestor no potencial turístico e no incremento de atividades geradoras de renda e a contínua melhoria da infraestrutura do município, com destaque para a Educação, os serviços essenciais, as vias urbanas e o atendimento em órgãos estratégicos.

“Esse prêmio eu faço questão de compartilhar com o povo destemido e lutador de
Carutapera, essa cidade pequena do litoral norte do Maranhão, mas de uma beleza exuberante. Cheguei para visitar o município, me apaixonei, fiquei e fui convidado a ser prefeito. Pra mim, pessoalmente, é uma grande satisfação receber esse prêmio, é uma coroação do trabalho abnegado de uma equipe afinada e comprometida em pensar e fazer o melhor para o município”, destacou o prefeito ao receber o troféu de Melhor Projeto Estadual.

Porto Franco se classificou em segundo lugar como Melhor Projeto estadual com o projeto “Continuidade, Consolidação e Inovação – a construção de uma cidade empreendedora”. Continuidade: de um projeto em longo prazo focado na construção da cidadania e de uma cidade empreendedora, através de uma gestão pública voltada para a próxima geração e não para a próxima eleição; Consolidação: dos resultados positivos, inclusive da Lei geral que vem se aperfeiçoando ano a ano - visto que fomos o primeiro município do estado a implantá-la e Inovação: apresentada através dos novos e importantes projetos da atual gestão.

O prefeito de Porto Franco Aderson Marinho, disse da honra e alegria de conduzir o município de Porto Franco a concorrer pela terceira vez ao prêmio de prefeito Empreendedor do Maranhão, lembrando que as ultimas duas edições do prêmio (2007 e 2009) foram vencidas pelo ex-prefeito Deoclides Macedo. De quem ele era com muita honra o Vice-prefeito.

“Demos continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, inovando alguns aspectos da gestão publica empreendedora e por isso mesmo chegando a essa final de cabeça erguida na certeza que estamos construindo o presente e o futuro do nosso município”, disse Aderson Marinho parabenizando o novo prefeito empreendedor Estadual Amin Quemel de Carutapera, e aos prefeitos Cícero Neco de Estreito e demais prefeitos vencedores nos projetos temáticos.

O ex-prefeito Deoclides Macedo, que foi o vencedor dos prêmios anteriores (2007 e 2009), estava presente ao evento, sendo citado várias vezes pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Claudio Azevedo e ainda pela superintendente da instituição, Simone Macieira, como exemplo de gestor público que teve e tem compromisso com o presente e o futuro de seu município.

Agricultura
 
Já na categoria Pequenos Negócios no Campo, o prêmio foi para a prefeita Iracema Vale, de Urbano Santos, que concorreu com o projeto “Novo jeito de governar: agricultura, empreendedorismo rural sustentável - a base da economia local”, com foco na agricultura familiar e ações coletivas, gerando efeito multiplicador através dos campos de produção na forma de condomínios rurais. Concorreu à categoria, também, o prefeito Alan Linhares, de Bacabeira. 
 
(Matéria baseada em Informações extraídas do site do SEBRAE-MA e da Dra.Lenise Paulussen)

6 comentários:

Nardele Oliveira disse...

EITA

Lenise Paulussen disse...

PARABÉNS PELO JORNALISMO DE RESPONSABILIDADE.
MATÉRIA CLARA OBJETIVA E ESCLARECEDORA.
PARABENS TAMBÉM AO PREFEITO ADERSON MARINHO PELO BRILHANTE TRABALHO

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA CLAREZA, OBJETIVIDADE E RESPONSABILIDADE
JORNALISMO A SERVIÇO DA VERDADE

Anônimo disse...

SÓ MESMO NA OPINIÃO DO CABRA DO SÓ FALA VERDADE (MENTIROSO E CACHACEIRO) É QUE CÍCERO NECO,QUE DEVE TÁ PAGANDO UMA NOTA PRETA...FOI DIVULGADO COMO O MELHOR PREFEITO DA REGIÃO.

Thadeu Sousa Nunes disse...

Parabéns ao blogueiro muito explicativa a noticia, porém o nome do prefeito "AMIN QUEMEL".

Abraços

Anônimo disse...

Porto Franco continua no caminho certo. Parabéns Prefeito pelo grande trabalho! Passo em Porto Franco toda semana e vejo Como a cidade continua crescendo, limpa e bem cuidada.