quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DEPUTADA VALÉRIA MACEDO PROMOVE ENCONTRO DA ENFERMAGEM COM FLÁVIO DINO

Acontece logo mais a partir das 19:30hs no Hotel Abbeville, em São Luís, um grande encontro político da enfermagem e demais categorias dos trabalhadores da saúde com o candidato a governador da coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Audiência pública da enfermagem na Assembleia Legislativa do MA, promovida pela deputada em setembro de 2013
O encontro, promovido pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT) e o Movimento pela Valorização dos Trabalhadores da Enfermagem, pretende entregar ao próximo governador do Maranhão uma Carta Compromisso deste com as políticas públicas de Saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Maranhão (SUS).

A categoria quer a Consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, público, gratuito e de qualidade, assegurando a contrapartida estadual aos municípios conforme preconiza a Emenda Constitucional Nº 29 de 2000; Garantir na estrutura da regionalização, técnicos com preparo gerencial em conformidade ao artigo 17 da lei 8080/90; Plano de cargos e carreira no âmbito do SUS e Condições de trabalho salubre; a Regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas/semanais e a realização de um grande concurso público para a área da saúde.


No Maranhão os profissionais de Enfermagem somam 41.295, assim distribuídos: 10.103 enfermeiros, 26.567 técnicos 4.625 auxiliares, desses 12 mil tem jornada de trabalho de 44 horas semanais. Temos no estado a menor a proporção regional e nacional, com 4,16 trabalhadores para cada 1.000 habitantes.

Valéria que é enfermeira, tem se destacado na Assembleia como uma parlamentar voltada para as questões da Saúde e como faz questão de frisar em seu próprio marketing de campanha, "na luta pelo social". É de autoria da deputada projetos que regulamenta a jornada de  30 horas e piso salarial mínimo  para enfermagem no Maranhão, aprovados na casa, mas vetados pela governadora Roseana Sarney.

Já o candidato a governador Flávio Dino, sempre ligado as causas sociais, não terá dificuldade em tratar dessas reivindicações  com os trabalhadores da saúde, já que estes temas  fazem parte de sua plataforma de governo, que tem antes o compromisso de realizar uma grande mudança, em todos os níveis no Maranhão.

Nenhum comentário: