quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SEGUNDA VIA DO TÍTULO DE ELEITOR SERÁ EMITIDA ATÉ ESTA QUINTA (25)

989d945963392db397c6fbf078753605_M
Para os eleitores que perderam ou não conseguiram tirar o título de eleitor e precisam pedir a segunda via, devem procurar o cartório eleitoral mais próximo até está quinta feira (25), último dia para emissão do documento até a data das eleições, dia 5 de outubro.

A Lei 12.034, em 2009 passou a exigir o título de eleitor e documento com foto para identificação na hora de votar. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, modificou a regra, agora o eleitor que souber o local da sua seção eleitoral, poderá votar apenas usando documento com foto, caso não esteja com o título em mãos, porém é um documento importante.

A Justiça Eleitoral, de acordo com o Código Eleitoral (artigo 52), só pode emitir a segunda via até 10 dias antes do pleito. Os interessados deverão procurar o cartório mais próximo, mesmo que não seja na cidade de origem, apresentando documento oficial com foto. Só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha o título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral para estas eleições.

O ideal é que o eleitor procure o TRE o quanto antes para regularizar a sua situação. Quanto mais cedo, menos filas deve enfrentar. (iDifusora)

Nenhum comentário: