Com o intuito de melhorar o
atendimento e possibilitar a efetiva utilização dos serviços, por qualquer
cidadão com segurança e tranquilidade, a Gerência de Proteção e Defesa do
Consumidor (Procon/MA), realizou, na quarta-feira (13), mais uma etapa da
‘Operação Paciência’, quando fiscalizou o atendimento prestado aos consumidores
nas agências bancárias em Imperatriz, segunda cidade mais populosa do Maranhão.
Foram constatadas irregularidades
como não devolução ao usuário do bilhete de senha, que consta o horário do
atendimento; ausência da cópia, na integra, da Lei Municipal nº. 1.556/2014,
que regulamenta o tempo de espera dos clientes nas filas dos estabelecimentos
bancários da cidade de Imperatriz; ausência de assentos sinalizados para
atendimento preferencial, painel eletrônico de senhas sem funcionamento e
restrição ao atendimento ao não correntista. As agências foram autuadas para
que se regularizem e as sanções administrativas cabíveis serão aplicadas após o
prazo de defesa das instituições financeiras.
O diretor-geral do Procon, Duarte
Júnior, acompanhou a operação, que mobilizou agentes do órgão fiscal do
município e do órgão estadual de defesa do consumidor. O Procon é vinculado à
Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Segundo o diretor, a ‘Operação
Paciência’ iniciou em janeiro e objetiva fiscalizar todas as regiões do estado.
“A melhoria deste serviço é uma das prioridades do governo Flávio Dino. Estamos
trabalhando incansavelmente para a garantia dos diretos dos consumidores. Para
isso aumentamos o número de fiscalizações nos municípios do interior do estado
com intuito de inibir essas práticas abusivas e não vamos tolerar
irregularidades e desrespeito”, enfatizou.
Denúncia
O Procon orienta o cidadão que, ao
verificar o descumprimento da lei, deve formalizar uma denúncia no Procon de
Imperatriz, instalado na Rua Godofredo Viana, 757, Centro.
Em São Luís, a sede da Gerência do
Consumidor, fica localizada na Rua do Egito, 207, Centro. A denúncia também
pode ser feita pelo aplicativo Peocon-MA, pelo Portal do Consumidor
(www.procon.ma.gov.br) ou pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter:
@proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão).
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