O anúncio está sendo comemorado, pois a criação de uma DPCA é uma antiga reivindicação da comunidade imperetrizense.
No dia 29 de maio o secretário de estado da Segurança Pública, Jeferson Portela estará em Imperatriz e entre outros assuntos na área da segurança pública vai tratar também dos procedimentos para implantação da delegacia de proteção á criança e ao adolescente - DPCA. A informação partiu do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), anunciando que providências nesse sentido já estão sendo tomadas pelo governo.
Segundo o parlamentar, que comemora o feito - porém antes já solicitado na gestão passada quando da vinda da CPI da violência contra a mulher à Imperatriz - , enaltecendo "a sensibilidade do governo do governador Flávio Dino, em garantir essa vitória para as crianças da região Tocantina":
“A vitória é de todos que participaram dessa luta, mas, acima de tudo, daqueles que não podem se defender e precisam de um estado forte, que garanta direitos e promova a justiça social. Parabenizo a todos pela luta constante e ao governo do estado por atender a uma demanda que há muitos anos desafiava a paciência dos cidadãos. É a efetivação de direitos”, disse o parlamentar
O juiz titular da Vara da Infância, Delvan Tavares, também destacou a importância da conquista: “Trata-se de uma relevante conquista para a cidade de Imperatriz e região, na medida em que se aprimoram as investigações, com maior celeridade, aumentando as chances de punição do agressor, o que terá repercussão na prevenção desse crime. Mas, acima de tudo, atende-se a casos de direitos das vítimas crianças e adolescentes, que serão tratadas com prioridade, de forma reservada, resguardando sua intimidade, vida privada e dignidade. Imperatriz vai receber o que já merecia há muito tempo”.
Clayton Noleto, secretário estadual de Infraestrutura, que participou da ação de mobilização junto ao secretário de Segurança, reforça a importância dessa resposta. “Importantíssima a viabilização da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente. É mais uma comprovação concreta da priorização ofertada pelo governo Flávio Dino à dignidade da pessoa humana - principalmente para aqueles que mais precisam. Igualmente, demonstração de respeito, sensibilidade e atenção com a região Tocantina. Na condição de filho de Imperatriz e participante do governo FD, sinto-me orgulhoso e feliz de fazer parte de mais essa luta, juntamente com todos que a construíram”.
Vereadores de Imperatriz também destacaram a conquista. “Considero de extrema importância a incisiva atuação do deputado Marco Aurélio junto ao governador Flávio Dino para que a DPCA se torne uma realidade em Imperatriz. Num momento em que a cidade e o país se mobilizam para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, a delegacia especializada se faz uma conquista grandiosa de toda a sociedade”, afirmou Carlos Hermes Ferreira.
“Uma conquista histórica, que demonstra a sensibilidade desse novo governo, pois atende a um sonho de décadas da população de Imperatriz e, sem dúvida, auxiliará a Justiça a combater crimes infanto-juvenis”, destacou o vereador Adonilson Lima. (Texto editado da assessoria).
Em tempo: Não se pode deixar de lembrar as várias cobranças feitas pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT), que durante a legislatura passada fez discursos e indicações nesse sentido, desde que aqui esteve juntamente com a então deputada estadual durante os trabalhos da CPI que apurava casos de violência contra a mulher, que acabou diagnosticando que a atual secretaria da mulher não poderia continuar atendendo ao mesmo tempo os casos de violência contra crianças e adolescentes numa mesma delegacia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário