domingo, 12 de julho de 2015

'MAIS CULTURA E TURISMO": PROJETO VALORIZA BELEZAS NATURAIS E CULTURAIS DO MARANHÃO

Em São Luís, a programação começou no sábado, com atrações o Espigão Costeiro, na Ponta da Areia. Em Barreirinhas, a abertura do evento contou com a presença do governador Flávio Dino que destacou a importância do Turismo para o estado.


Uma mostra da música, da culinária, das artes plásticas, artesanato, este o projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, uma iniciativa do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e em parceria com a Prefeitura de São Luís e a Prefeitura de Barreirinhas, que tem o objetivo de valorizar o povo e os atrativos turísticos do Maranhão, além de oferecer opção de diversão para o público local e os visitantes das cidades. O projeto teve início na sexta-feira (10), em Barreirinhas, com show de Flávia Bittencourt, entre outras atrações. Em São Luís, a programação começou no sábado, com atrações o Espigão Costeiro, na Ponta da Areia.


Em Barreirinhas, a abertura do evento contou com a presença do governador Flávio Dino que destacou a importância do Turismo para o estado. “Essa é mais uma forma de demonstrarmos a prioridade que damos para as regiões turísticas do nosso Estado. A ideia é integrar o turismo da região com outras atividades, incentivando o turismo cultural e aquecendo a economia dessas localidades. É uma forma de garantir mais alternativas para o turista conhecer a cultura e os artistas maranhenses”, afirmou o governador.

Além do show da cantora Flávia Bittencourt, o público também foi presenteado com a apresentação do forró pé de serra da banda Tripa de Bode e com a tradição do grupo de bumba meu boi Pérola dos Lençóis. Também estiveram presentes à abertura do ‘Mais Cultura e Turismo’, em Barreirinhas, as secretárias de Estado do Turismo, Delma Andrade, e da Cultura, Ester Marques.

Para a secretária de Turismo, Delma Andrade, valorização é a palavra que define o projeto. “O Governo do Maranhão, com o Mais Cultura e Turismo, valoriza o povo, a cultura e os espaços públicos, proporcionando momentos de lazer e integração entre as famílias”.

“O projeto promoverá a ocupação de espaços e equipamentos culturais durante os meses de julho e agosto, mostrando para turistas e maranhenses que o Maranhão tem opções de lazer para todos os gostos e idades, além de valorizar as manifestações e artistas locais”, complementou a secretária da Cultura, Ester Marques.

Comerciantes, moradores e turistas aprovaram a iniciativa. É o caso de Maria Clara Diniz, que veio de Belo Horizonte. “Essa é uma ótima iniciativa. Durante o dia temos os passeios e a noite fica muito mais agradável com essa opção de conhecer mais sobre a cultura maranhense. Parabenizo os idealizadores”, disse a turista mineira.

O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, agradeceu a iniciativa do Governo do Maranhão. “Vejo esse projeto com alegria. Além de aquecermos a economia do município, ainda oferecemos mais uma opção de lazer para turistas e moradores da cidade”, disse.

São Luís

O ‘Mais Cultura e Turismo’ também é realizado na capital maranhense. Na área do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, crianças e adultos participaram de oficinas e assistiram as apresentações culturais de grupos e artistas locais. No primeiro dia de programação em São Luís, no sábado (11), diversas atrações estiveram à disposição do público.

Bem em frente ao Espigão, no Memorial Bandeira Tribuzzi, a criançada assistiu à peça “O Baú Mágico, muitas culturas, uma história”, dirigida por Josimael Caldas, diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão. “É emocionante e muito valoroso repassar aos pequenos informações sobre a nossa cultura e em local tão especial”. As crianças se encantaram com os personagens que saíam de um grande baú e com o narrador com seu livro enorme. A pequena Clara Ferreira adorou acompanhar a história, mas disse “nunca vi livro tão grande, mas têm histórias legais, gosto do que ele conta”, disse a menina de apenas seis anos.

Do outro lado do Memorial, uma turma agitava o público com aulas de ritmos. E uma feira de artesanato fazia exposição de produtos trabalhados com a fibra de buriti, como brincos, sapatos, marcadores de texto, entre outros. A artesã Lageana Lopes, que há 15 anos trabalha no ramo, comemora a organização de atividades como essas que geram oportunidades de negócios. “Quanto mais expormos e apresentarmos os nossos produtos, mais chances temos de fechar negócios. É o que acontece nessas ações”, explicou.

Coral São João

A interpretação de “A bela mocidade”, uma das toadas mais bonitas e tradicionais da cultura do bumba meu boi, pelo Coral São João, foi o momento marcante das apresentações no Espigão. Emoção para maranhenses e visitantes. “É um cenário maravilhoso para apreciar essa poesia tão intensa”, disse Roberto Belágua, mineiro que pela primeira vez esteve na capital maranhense. O Coral São João ainda propiciou ao público canções de Roberto Carlos, discoteca dos anos 70 e 80 e, é claro, outras músicas maranhenses. “Esse encontro é perfeito para intensificar e divulgar a cultura maranhense tanto para os que moram em São Luís como para os visitantes”, enfatizou o maestro Fernando Mouchereck.

O encerramento do projeto ficou por conta da orquestra Suzuki que não deixou o público ir embora antes das 20h. O espetáculo encantou as pessoas. “A utilização do espaço público como do Espigão Costeiro, a democratização da cultura privilegiando os artistas maranhenses são conquistas desse projeto”, enfatizou a secretaria estadual de Cultura, Ester Marques. “O Mais Cultura, Mais Turismo proporcionou experiência com qualidade para o turista e para a própria comunidade, complementou a secretaria estadual de Turismo, Delma Andrade.

O Projeto

O Governo do Estado pretende transformar o ‘Mais Cultura e Turismo’ em um projeto itinerante, que vai percorrer os municípios maranhenses. Atualmente as atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Turismo e Cultura são realizadas nos polos São Luís e Barreirinhas. O projeto vai garantir, para turistas e maranhenses, uma programação de férias com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato.

 Veja programação completa para até o fim do mês, em São Luís:

Espigão Costeiro da Ponta Da Areia
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
PROGRAMAÇÃO ADULTO
DATA
HORARIO
ATRAÇÃO
HORARIO
ATRAÇÃO
18/7
17h
Tambor de crioula mirim
18h
Jazz EMEM
19/7
16h
Contação de história com Gisele Vasconcelos
18h
Afrôs
17h
Oficina de Dança de ritmos Populares
25/7
17h
Dança do côco Pirinã
18h
Fernanda Garcia
26/7
16h
Teatro de Boneco
18h
Ana Cláudia e Augusto  Pelegrini e Quinteto Bom Tom
17h
Grupo Piaçaba

CENTRO HISTÓRICO - NAURO MACHADO
DATA
HORARIO
ATRAÇÃO
DATA
HORARIO
ATRAÇÃO
16/7
19h
Rui Mario e Banda
6/8
18h
Cacuriá de Dona Teté
19h
Regional Pixinguinha
20h
Erasmo Dibel
20h
Alexandra Nicolas
21h
Boi Barrica
21h
Boi Encanto da Ilha
17/7
19h
Rosa Reis e Fátima Passarinho
7/8
19h
Boi da Ilha de Orquestra
20h
Banda Barba Branca
20h
Boi Fé em Deus
21h
Boi da Maioba
21h
Boi Pirilampo
23/7
19h
Roberto Brandão e Josias Sobrinho
20/8
19h
Boi de Pindaré
20h
Celso Reis
20h
Boi Costa de mão (?)
21h
Filhos de Jah
21h
Boi de Nina Rodrigues
24/7
19h
Milla Camões e Lena Machado
21/8
19h
As Damas do Reggae
20h
Forró do Seu Raimundinho
20h
Boi união da Baixada
21h
Gabriel Melônio
21h
Boi de Axixá
25/07
18h
Desfile Afro
27/8
19h
Roberto Ricci
19h
As Damas da Cultura Afro Maranhnese
20h
Boi Madre Deus
30/7
19h
Cesar Teixeira e Joãozinho Ribeiro
21h
Boi de Morros
20h
Maratuque Upaon Açu
28/8
19h
Divinas Folioas
21h
Chico Saldanha
20h
Papete
31/7
19h
Tambor de Crioula do Mestre Filipe
21h
Luiz Melodia
20h
Boi de Santa Fé
21h
Boi de Maracanã

(Secom)

Nenhum comentário: