”Neiva Moreira é um exemplo de que é possível se fazer política a favor do povo, sempre defendendo seus ideais e lutando por um país melhor e mais justo”, enfatizou Deoclides Macedo ao lembrar os cinco anos da morte do político maranhense.
O deputado federal Deoclides Macedo (PDT-MA)homenageou, na tarde desta quarta-feira (10/05) em Brasília, o ex-deputado federal e jornalista José de Guimarães Neiva Moreira pelo aniversário de cinco anos de sua morte.
Maranhense do município de Nova Iorque, Neiva Moreira é considerado um ícone da política brasileira. Ainda jovem se tornou jornalista e teve uma carreira brilhante à frente de grandes jornais como A Mocidade, em Teresina, Pacotilha, em São Luís, e na revista O Cruzeiro do Rio de Janeiro, onde se consagrou como repórter político. Mas foi no Jornal do Povo, em 1950, que se transformou no maior opositor à política maranhense da época, o que lhe garantiu o mandato deputado estadual. Deu-se, nesse momento, o início a uma carreira política brilhante.
Deputado Federal por três mandatos consecutivos, Neiva Moreira teve um importante papel na política brasileira. Sempre ao lado das classes menos favorecidas, foi um dos percursores da ideologia trabalhista implantada no Brasil e em alguns países da América Latina.
Com o Golpe de 1964 teve seu mandato de deputado federal cassado. Foi preso e exilado na Bolívia, mudando-se em seguida para o Uruguai. Neste país, uniu-se a Leonel Brizola e juntos organizaram a resistência à ditadura brasileira, além de contribuírem na organização de diversos movimentos sociais na América Latina e África.
Quinze anos depois, volta para São Luís onde implantou o Partido Democrático Trabalhista – PDT - junto com o ex-governador Jackson Lago. ”Neiva Moreira é um exemplo de que é possível se fazer política a favor do povo, sempre defendendo seus ideais e lutando por um país melhor e mais justo”, enfatizou Deoclides Macedo.
Veja o Vídeo com o discurso de Deoclides:
Texto-Assessoria, título e subtítulo do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário