Vai começar o troca-troca de partidos, pois está aberto a partir desta quarta-feira,07, o prazo para que os políticos brasileiros troquem de partido sem correr o risco de perder o mandato, na chamada chamada "Janela Partidária". Em outras palavras, significa dizer que durante um período específico (30 dias), parlamentares poderão mudar de partido sem que correr o risco de perder seus mandatos, conforme prevê a Fidelidade partidária [veja a Resolução-TSE nº 22.733, de 11.3.2008, que disciplina o processo de perda de cargo eletivo e de justificação de desfiliação partidária.].
O período da chamada janela partidária se estenderá até 7 de abril.
O que se prevê é que Câmara deverá se tornar uma espécie de “feira livre”. Há partido oferecendo até R$ 2,5 milhões – teto do gasto da campanha de um candidato a deputado federal. Ou seja, nesse caso, o parlamentar não precisará tirar dinheiro do bolso nem buscar doações de pessoas físicas.
O MDB, do presidente Michel Temer, por exemplo, acena com a doação de R$ 1,5 milhão, mesmo valor a ser destinado aos atuais filiados. Também tem sido oferecido maior espaço nas inserções no horário eleitoral.
Em 2016, na última janela partidária, foram registradas mais de 70 mudanças. A tendência, porém, é que esse número seja superado este ano devido às novas regras eleitorais.
No Maranhão, a "Janela Partidária" deverá ser utilizada por muitos políticos, no acomodamento dos grupos políticos que estão se formando para a disputar as eleições deste ano.
Saiba mais sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário