Desde a última terça-feira,26, dois técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, se encontram em Imperatriz. Por solicitação do Senador Roberto Rocha (PSDB), a Companhia veio fazer seus primeiros contatos no sentido de passar a atuar na região, conforme a ampliação aprovada através de proposição do parlamentar. Desde que chegaram, os profissionais procuraram a Prefeitura, já ouviram os micros, médios, pequenos e grandes produtores no sentido de identificar as cadeias produtivas e áreas para projetos de irrigação.
Ainda na manhã de terça-feira os técnicos Paulo Cerqueira e Ricardo Barros cumpriram agenda em campos agrícolas experimentais na Estrada do arroz com uma equipe da Prefeitura. Hoje farão visitas a outros projetos em andamento.
Desenvolver a região a partir da organização e otimização dos recursos naturais por meio de projetos sustentáveis com o implemento da cultura da irrigação e o consequente fomento das cadeias produtivas, essa é a intenção da Codevasf. Identificadas essas cadeias produtivas, o próximo passo será verificar as demandas de manejo, assistência técnica, equipamentos, agregação de valor e de mercado (interno e externo) com o envolvimento do Sebrae, Embrapa e os Bancos de fomento.
Na próxima quinta-feira , às 17h30 - no auditório do escritório de representação do senador Roberto Rocha- os dois farão uma espécie de resumo do que viram, ouviram e os passos seguintes da atuação da Codevasf em Imperatriz e região. Os técnicos permanecerão em Imperatriz ate a próxima sexta-feira. (Com informações de Elson Araújo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário