José Gomes de Sousa, o "Caboclo Sousa" |
Vereador Jarbas Morais |
"Ainda hoje quatro dos filhos de Caboclo Sousa, Marlene, Jurandir, João e Getúlio residem nas imediações do logradouro que sempre buscaram zelar. Desta forma acredito ser justa a referida homenagem para que seu nome seja lembrado como um homem integro que prestou sua contribuição para o crescimento de nossa cidade", asseverou Jarbas Morais.
A homenagem à José Gomes, o "Caboclo Sousa", in-memoriam, foi feita com a aprovação unânime do parlamento monte-altense, na presença de seus filhos e amigos da família que lotaram a galeria daquela casa de leis, na última sexta-feira,27.
José Gomes de Sousa, o "Caboclo Sousa" (10/08/1905-25/03/2001), era um homem extremamente sociável e bem humorado. Maranhense, nascido na localidade conhecida Bebedouro, então município de Imperatriz-MA, tendo migrado para o então povoado que deu origem à cidade de Montes Altos, no ano de 1938, casando com dona Hilda Albuquerque de Sousa com quem teve 10 filhos: Djesus, Adail, Gilvan, Marlene, Marli, Marilene, João, Marilda, Jurandi e Getúlio, formando assim a tradicional família "Albuquerque de Sousa".
José Gomes e sua esposa, Hilda |
Também participou da vida pública quando ativamente foi um dos lutadores pela emancipação política e administrativa de Montes Altos. Sua esposa Hilda Albuquerque foi eleita vereadora na primeira legislatura do novo município, tendo ainda contribuído para eleger prefeito da cidade o genro Eurival Gomes de Abreu (esposo de Marlene Sousa de Abreu).
Duas décadas depois, já em idade avançada ainda teve a alegria de compartilhar a vitória de seu filho Adail Albuquerque como prefeito eleito e empossado (2001-2004). Durante as comemorações teria dito: "Já posso partir feliz, pois meu sonho foi realizado, o de ver meu filho eleito prefeito da minha terra".
Caboclo Sousa é avô de Ajuricaba Abreu, atual prefeito de Montes Altos e de Kelly Rocha, ex-vice-prefeita de Montes Altos (2013-2016), atual Assessora de Articulação Política e Relações Institucionais do Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário