segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Carlos Amorim: “Imperatriz elegeu um prefeito dedicado, trabalhador e que não foge dos problemas da cidade”


O secretário de Governo do Município de Imperatriz, Carlos Lemos Amorim, o "Carlinhos", concedeu ontem entrevista à reportagem onde faz uma avaliação do primeiro ano da gestão do prefeito Sebastião Madeira.

Carlos Amorim enfatiza que o primeiro ano da gestão do prefeito Madeira está sendo coroado de êxito. “Imperatriz elegeu um prefeito dedicado, trabalhador e que não foge dos problemas da cidade”, frisa.

Na ocasião, ele ainda destacou que “Imperatriz e a região passam um grande momento e com perspectivas de mais crescimento econômico e social, inclusive com os novos empreendimentos e investimentos que prometem aquecer a economia da cidade”.

Confira, a íntegra da entrevista concedida pelo secretário de Governo do Município de Imperatriz, Carlos Amorim:



Pergunta – Qual a avaliação que o senhor faz do primeiro ano do governo Madeira?

Carlos Amorim – O primeiro ano do governo Madeira está sendo coroado de êxito. Imperatriz elegeu um prefeito dedicado, trabalhador, que não foge dos problemas, que são muitos, mas procurando enfrentá-los e resolver. Em que pese a perda de recursos de convênios firmados com o governo do Dr. Jackson Lago, a queda do FPM e outras adversidades, o prefeito Sebastião Madeira tem dado um ritmo dinâmico à sua administração, pois estão sendo pavimentadas muitas ruas e realizando um grande serviço de infraestrutura.

Além disso, os programas sociais, cito por exemplo, o ProJovem, PETI, Restaurante Popular, Bolsa Família, Casa do Idoso, Casa Abrigo da Mulher, entre outros, todos sob a direção da Dra. Conceição Madeira, nossa secretária de Desenvolvimento Social, estão indo muito bem. As atividades relacionadas aos esportes e à cultura também merecem destaque.

No campo da saúde, o secretário Mamede Vieira tem feito um enorme esforço para atender a grande demanda da população de Imperatriz e da região que buscam os serviços de saúde nas unidades básicas e em nossos hospitais.

Destacamos a melhoria das instalações dos postos de saúde, a agilidade do atendimento na central de marcação de consultas e exames, o atendimento das cirurgias eletivas, a instalação do novo tomógrafo computadorizado no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), descentralização de exames nas unidades avançadas de saúde, dentre outros serviços oferecidos com qualidade.

Ressaltamos que a administração do prefeito Madeira tem cumprido rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores e das obrigações sociais.

Na educação destacamos a desenvoltura do secretário Zesiel Ribeiro que mantém relação harmoniosa com todos os servidores da educação, a capacitação dos profissionais da educação, a reforma e construção de novas escolas, inclusive na zona rural do município, três escolas de tempo integral e a entrega de uniformes escolar aos nossos alunos.

Queremos ainda destacar o trabalho realizado pelo secretário de Agricultura, José Fernandes, com o projeto das feiras livres que beneficia o pequeno produtor rural, os avanços e melhorias que ocorreram no matadouro municipal; os projetos que foram encaminhado aos diversos ministérios em Brasília.

Além disso, gostaríamos de frisar o trabalho realizado pelo secretário de Esporte e da Juventude, Arnaldo Júnior, que organizou os jogos escolares, os Jogos de Verão na Praia do Cacau e as competições em diversos bairros de Imperatriz.

Na infraestrutura, cito a realização de obras importantes para cidade como os serviços de drenagens e pavimentação asfáltica, construção e recuperação de pontes de madeiras, revitalização das calçadas e das avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro previsto para começar em breve, construção de mais de 40 passagens molhadas, entre muitas outras.

Pergunta: E como o senhor vê o projeto político do grupo para eleger candidatos na próxima eleição ?

Carlos Amorim - O grupo político da qual faço parte hoje, tem como líder maior o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira. Entendo que devemos manter a mesma unidade de 2008, que possibilitou a grande vitória do nosso prefeito, em torno de nomes viáveis e com condições de vencer as eleições em 2010.

Devemos estar focados na necessidade que tem Imperatriz e toda a região de elegermos legítimos representantes para a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Pois, somos todos de uma grande região, forte economicamente e que desponta no cenário nacional e que por esta razão deve valorizar a sua representatividade.

Temos excelentes nomes que no momento certo deverão ser indicados e apoiados para concorrerem às eleições do próximo ano. Tenho fortes esperanças de que após o pleito de 2010 , teremos ampliado o nosso numero de deputados estaduais e federais .

Pergunta – O fortalecimento econômico de Imperatriz, principalmente com o impulso de grandes empreendimentos, requer a necessidade de uma bancada forte na Assembléia Legislativa?

Carlos Amorim – Imperatriz e região estão vivendo um grande momento e com perspectivas de mais crescimento econômico e social. Os novos empreendimentos e investimentos irão aquecer a nossa economia, possibilitando o surgimento de novos negócios, gerando oportunidades de trabalho e renda. O fortalecimento econômico de nossa região impõe naturalmente um fortalecimento político. Temos um imenso potencial, temos uma grande população e um eleitorado respeitável. Necessitamos agora de fortalecer e crescer nossa representação política na Assembléia Legislativa. A eleição do próximo ano é a grande oportunidade que o povo terá de fazer essa correção e eleger homens e mulheres verdadeiramente identificados com Imperatriz e região, para cuidar dos nossos interesses, com dinamismo e dedicação.

Pergunta – Como o senhor define o perfil de um bom deputado estadual?

Carlos Amorim – Entendo que o perfil de um bom deputado estadual deve estar centrado na responsabilidade no desempenho do mandato. O parlamentar deve estar atendo às reivindicações do povo que representa, ter postura ética em todos os seus passos como deputado, lutar incessantemente perante os governos para encontrar soluções aos problemas regionais que mais afetam a nossa população, manter postura de independência afim de preservar autonomia para apontar os erros nas administrações estaduais. Da mesma forma é importante que o parlamentar seja assíduo às sessões, seja propositivo, tenha atuação destacada nas comissões da casa e discuta com firmeza todos os temas abordados em plenário. Entendo que o deputado estadual deve estar, também, mantendo uma relação harmoniosa em todos os vereadores da região para que possam atuar juntos, um fortalecendo o outro. Vejo que o resultado dessa parceria terá grandes resultados.

Pergunta – A exemplo da eleição passada, o senhor acredita que a reedição da “Frente de Libertação do Maranhão” poderá consolidar a eleição do ex-governador Jackson Lago?

Carlos Amorim – Os partidos que integraram a frente de 2006, em sua maioria, estão buscando através do diálogo a reedição da mesma, embora estejamos em um outro momento, em circunstâncias diferentes, acredito ser possível a formação de uma grande coligação em torno do nome de Jackson Lago que detém a simpatia do povo de nossa região. Esta aliança é fundamental para a conquista da vitória.

Pergunta – O senhor defende que o eleitorado tocantino vote em candidatos daqui, ou seja, de Imperatriz e da região?

Carlos Amorim – Esta deve ser uma preocupação de todos. As votações dadas aos candidatos que não tem identificação com o nosso povo, se somados os votos, chega a ser suficiente para a eleição de um parlamentar. Temos que mobilizar o eleitorado de nossa região, conscientizando-o de que deve valorizar o que é nosso. Quem é da região é quem sabe das reais necessidades e angústias desse povo, que precisa de atenção e de políticas públicas que venham melhorar o seu dia-dia. Temos um imenso prejuízo por não termos uma bancada maior. O governo do estado respeita e dar atenção aos lugares que são melhores representados. Creio que em 2010 o eleitorado do sul e sudoeste do Maranhão estará ligado nessa questão e valorizará nomes que residam aqui e que tenham a vivência sulmaranhense.

2 comentários:

WILSONLEITE disse...

Josué,

Ganhando R$9.000,00 para fazer só isso (defender)e tendo o apoio da máquina pública para o pleito eleitoral de 2010 acho que os eleogios foram modestos. O Sr. Secretário precisa melhor mais na defesa do governo.

Onde está a novidade ma entrevista?

Josué Moura disse...

Caro Wilson,
Penso que para ser crítico ou mesmo um oposicionista, não precisa ser deselegante, afinal não foi o próprio Che que que disse que "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás"? Você dizer que o secretário Carlinhos Amorim ganha só para defender o prefeito, é uma acusação leviana. Não será por isso tipo de comportamento que muitas vezes os radicais são mandados ao limbo da política? Por acaso você desconhece qual a função de secretário de Governo?
De qualquer maneira obrigado pela participação!
hasta la vista, siempre!!!