quarta-feira, 21 de julho de 2010

É hora de renovar a representação do Maranhão no Senado

Vamos aposentar Lobão, João Alberto, Fecury...


A maioria do povo nem sabe para que serve um senador da república. Também não sabe que o senado, a chamada câmara alta do país foi criada junto com a primeira Constituição do Império, outorgada em 1824, inspirada na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a República foi adotado um modelo semelhante ao do Senado dos Estados Unidos e que cada senador custa em média R$ 33,1 milhões por ano aos cofres da união.

O senado federal possui 81 senadores (três para cada estado), eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da República, governador de estado, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais.
Edison Lobão(PMDB)

José Sarney(PMDB)
Mas, voltando ao início, para que serve mesmo um senador? Zelar pelos direitos constitucionais do povo, analisar e votar projetos de lei deveriam ser as atividades principais da Instituição e de seus integrantes. Mas os senadores, com algumas raras exceções, não fazem nada disso. Eles só pensam nos seus interesses particulares e ignoram completamente os direitos do povo. Com os recentes escândalos envolvendo os presidentes da casa, os senadores Renan Calheiros e José Sarney, cresce no Brasil o movimento que questiona a manutenção da Casa Legislativa mais cara do mundo.
Epitacio Cafeteira(PMDB)
Vamos ao Maranhão. Nós temos lá no senado, Epitácio Cafeteira, que vive dormindo na cadeira, Mauro Fecury, que assumiu no lugar de Roseana .

Mauro Fecury(DEM)
Você já ouviu falar em alguma ação desse cidadão?
Edison Lobão que há pouco tempo estava fora do cargo sendo Ministro e em seu lugar estava nada mais nada menos que seu Filho, Edinho Lobão.

Alguém votou nele para senador? Não, votou no pai, mas como ele não confia em ninguém quer tudo em casa, no caso dele faltar o filho assume) e José Sarney, que embora venha sendo eleito pelo Amapá também representa o Maranhão, onde é o chefe da oligarquia com maior longevidade no país.

João Alberto(PMDB)
No próximo dia 03 de outubro vamos ter que ir às urnas para escolhermos, além de um Presidente da república, um governador, deputados estaduais e federais, dois senadores.

Sim, dois senadores. E aqui eu chego ao cerne da questão. A hora é de fazermos uma reflexão sobre tudo isso. O Senado da república precisa mudar, acompanhar o ritmo das mudanças no país.

Vamos no Maranhão fazer a nossa parte. Reparar a injustiça que fizeram ao Dr. Jackson Lago devolvendo-lhe o mandato - usurpado no tapetão - e renovarmos o máximo possível os nossos legisladores, especialmente a nossa representação no senado, vamos aposentar Lobão e João Alberto. Esses dois devem agora brincar com seus netos e escrever suas memórias.

Roberto Rocha(PSDB)
José Reinaldo(PSB)
João Alberto sempre foi um pau mandado, de pouca notoriedade, a não ser pela malfadada Operação Tigre, que só matou bandido e pistoleiro “do outro lado”. Edison Lobão, o rei da demagogia, teve um papel mais relevante e até tem os seus méritos... Mas chega! O homem já foi tudo, só falta ser presidente, é hora de dar o lugar para gente mais descansada...


Edson Vidigal(PSDB)
São 12 os que desejam disputar as duas cadeiras do Maranhão no Senado: Luís Carlos Noleto e Claudia Durans (PSTU); José Reinaldo (PSB); Adonilson Lima (PCdoB); João Alberto e Edison Lobão (PMDB); Charles Vieira e Josivaldo (PCB); Maria do Socorro e Paulo Rios (PSOL); Roberto Rocha e Edison Vidigal (PSDB).
Vamos tirar os “cansados”, que já estão lá há muito tempo, vamos escolher com espírito de renovação, de mudança, para que o Maranhão seja melhor representado e o Brasil tenha senadores comprometidos verdadeiramente com as causas do povo.
Adonilson Lima(PCdoB)

Claudia Durans(PSTU)














Maria do Socorro(PSOL)                                                                           Paulo Rios(PSOL)




10 comentários:

Eliane disse...

Caro jornalista Josué Moura, quero parabenizar-lhe por seu excelente trabalho. Suas matérias são encorpadas, com conteúdo. Seu blog com certeza têm sido importante para ajudar na consciência pelo menos dos que acessam a internet.
Continue assim!
Saudações,
sua amiga Eliane.

Unknown disse...

Puxa Moura, você foi didático e comportado inicialmente, mas depois meteu o ferro nos caras. Só você mesmo, de maneira apurada e com conhecimento político para construir uma peça tão bem feita. Vou mandar para meus amigos, tirar xérox, distribuir, está muito bem fundamentada.

Anônimo disse...

Lobão e seu lero-lero da Serra Quebrada, com o engodo da Serra Pelada. Lobão, o homem que quer destruir a natureza com hidrelétricas como Belo Monte...Realmente, temos que aposentá-lo...(Elvis)

Anônimo disse...

João Alberto é mesmo um pau mandado de Sarney, mas Lobão não. É um homem trabalhador e que merece sim continuar nos representando.Essa vaga não vamos mexer, a outra fica mesmo para oposição.
(Carlos Eduardo Ferreira Nobre)

Anônimo disse...

É jornalista, mas não é isso que o Madeira pensa do senador, que muito tem ajudado Imperatriz e o Maranhão. Pelo contrário, são amigos e acho até que um dos votos do prefeito para o senado deve ser do Lobão

Josué Moura disse...

Caro anônimo,
não sei para quem o prefeito Madeira vai votar para senadores, desconfio que seja para os dois do partido dele, Roberto e Vidigal(PSDB). Quanto a ser amigo ou admirador do Lobão como você afirma, isso é uma questão do Madeira. Eu penso diferente, acho Lobão um político atrasado, principalmente nas questões ambientais e jamais votaria nele.
Da próxima vez se identifique, não tema...
Mesmo assim obrigado pela participação.

Carlos Leen Santiago disse...

Caro Josué :
Peço que modifique a foto da Profe Maria do Socorro (PSOL). Essa foto que você utiliza é a da Claudia Durans, vice do Ze Maria, candidato a presidente pelo PSTU. Estou enviadolhe agora mesmo uma foto dela para seu e-mail.

Pedro Viana Gomes disse...

Tá certo, concordo em gênero número e grau. vamnos aposentar essa trinca. na outra eleição para o senado nem precisamos nos esforçar muito. Cafeteira e Sarney com certeza não serão candidatos à reeleição, estarão muito velhos, o tempo se encarregará de aposentá-los.

Josué Moura disse...

Obrigado Leen, já está feito o concerto...

Anônimo disse...

Chora jornalistazinho balaio! Lobão, João Alberto e Sarney continuarão até morrer na política, com mandatos. Esse Roberto Rocha coitado! O Zé Reinaldo traidor também não emplaca e esse bobo alegre Vidigal também não vai. Essa turminha ai de baixo esquedista são uns pobres coitados nem dá pra falar. kkkk!!! chora jornalista, chora!! (Moisés)