segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vem aí o Horário Eleitoral Gratuito: 65% dos eleitores decidem pela TV em quem votar

Embora possa parecer uma coisa chata, o Horário eleitoral gratuito que começa no próximo dia 17 e terminará dia 30 de setembro, não deve ser mesmo desprezado por aqueles que desejam concorrer a um mandato eletivo, majoritário, este ano. Pelo menos é o que apontam os últimos  resultados de pesquisa do Datafolha de há poucos dias. 

Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo de 28 de Julho, na pesquisa,  65% do eleitorado decidem em qual candidato vão votar pelo que observam de suas campanhas na televisão. Isso claro, em matéria de eleições majoritárias: presidente da república, governador, senador e prefeito. Na escolha dos deputados estaduais, federais e senadores, valem as tradicionais bases políticas e, no meio rural, ainda perduram os famosos currais eleitorais que atravessam o tempo e o progresso. 

Mas o levantamento do Datafolha concentra-se na sucessão presidencial de outubro. Este é o seu foco. Foram entrevistadas quase 11 mil pessoas em 390 municípios representativos da opinião pública nacional.

Em 97% dos casos,ao longo dos anos, IBOPE, Datafolha e Vox Populi acertaram no que se refere à realidade de predomínio da TV.


Maranhão, tempo de cada candidato

Na TV, o horário eleitoral será de 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20. Os programas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual será nas segundas, quartas e sextas. Para os candidatos a presidente e deputado federal será nas terças, quintas e sábados.

A coligação “O Maranhão não pode parar” que tem Roseana Sarney (PMDB) como candidata ao governo, terá 8 minutos e 12 segundos de propaganda no horário eleitoral.

Logo após, a coligação “O povo é maior”, terá 3 minutos e 49 segundos de tempo para o candidato ao governo Jackson Lago (PDT).

Já a coligação liderada por Flávio Dino (PcdoB), “Muda Maranhão”, terá 2 minutos e 53 segundos para o candidato ao cargo majoritário.

Para o candidato Saulo Arcangelli (Psol), o tempo será de 1 minuto e cinco segundos.

Os candidatos Marcos Silva (PSTU) e Marcos Igreja (PCB) terão 1 minuto para divulgação de seus planos no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Josué, já pus o seu blog na lista de blogues do Blog do Kenard. Pode ser visto aqui:www.robertokenard.com

Grande abraço.
Roberto Kenard