segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amarante do Maranhão e a região das Alvoradas querem mudanças


Cheguei na madrugada desta segunda-feira (por volta das 03:00hs) do município de Amarante do Maranhão, especificamente da região conhecida como  "Alvoradas",  onde numa grande caravana liderada pelos prefeitos Sebastião Madeira, Deoclides Macedo e Ildemar Gonçalves visitamos oito assentamentos rurais levando a mensagem dos candidatos: Jackson governador , Roberto e Vidigal senadores, Hélio Santos federal, Valéria Macedo e Carlinhos Amorim estaduais. 


Rodamos em pouco mais de 24 horas neste domingo, cerca de 500 quilometros, destes 300 de asfalto e 200 de estrada de chão em situações de verdadeiro rali, a mercê de um sol escaldante e muita poeira, uma "poaca" branca que até agora apesar de um banho restaurador ainda está entranhada em meus poros.


As Alvoradas é uma região totalmente desasistida pelos governos de plantão, onde uma população estimada em 15 mil almas padece à falta de saúde, educação, estradas e comunicação, já que nos poucos locais onde tem apenas um telefone orelhão o funcionamento é ruim. 

O fornecimento de nergia elétrica também é precario. 





A geografia da região das Alvoradas é  parecida com o velho oeste americano, pouca vegetação de mata, que cedeu lugar ao capim para a criação de gado de enormes fazendas ou para as chamadas "roças de tôco" nas áreas de assentamentos.


Saimos de Açailandia,  da casa do prefeito Ildemar onde tomamos um fausto café da manhã, atravessamos o interior do muncípio depois de 35 km chegamos ao povoado Córrego novo, na beira do Rio Pindaré, ainda no nunicípio de Açailandia. 

Do outro lado do rio entramos em terras amarantinas e fizemos nossa primeira reunião por volta de 08:00hs no Assentamento "Deus é Fiel". Dai em diante ás 09:00hs horas reunião no "Assentamento da Creuza"; ás 11:30hs no assentamento Cikel, onde almoçamos e realizamos uma caminhada; às 15:00hs reunião no Assentamento Lagoa; às 17:00hs no povoado "Alvoradinha" e finalizando a "desobriga" ás 22:00hs no "Assentamento Jabuti", depois fazendo o caminho no rumo de casa (Imperatriz), desta vez voltando pela sede do município, a cidade de Amarante via MA-122.
Em todas essas paragens os nomes de Jackson Lago, Roberto Rocha, Edson Vidigal, Hélio Santos, Valéria Macedo e Carlinhos Amorim, tiveram total aceitação, graças a perfomance de todos eles  aliada a grande liderança dos seus "cabos eleitorais" Deoclides Macedo ,Ildemar Gonçalves e Sebastião Madeira. Este último com forte marca de trabalho como deputado federal da região, que durante seus mandatos conseguiu água para a maioria dos assentamentos e povoados de Amarante.

Valéria Macedo e Hélio Santos fazem dobradinha em Amarante e são apoiados por um bom número de lideranças entre estas o empresário Uilmar Viana, o ex-vice-prefeito Felipe Bandeira, a vereadora Edna, lideranças sindicais e comunitárias. 

O prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo, irmão de Valéria, sempre teve grande inserção política no município, contribuindo muito para que  Gildásio e de sua esposa Adriana chegassem ao comando do município. 

Gildásio e sua mulher infelizmente mudaram de lado, estão com Roseana Sarney, mas a mioria do grupo oposicionista continua coezo, pelo menos em favor de Jakcson Lago, que hoje em Amarante tem a maioria da população querendo a sua volta ao governo do Maranhão. 

Ao contrário de Roseana, que apesar do apoio de Gildásio e muitas promessas, não consegue ganhar o apoio do povo. A revolta do povo amarantino não é apenas pela traição e oportunismo, de Gildásio, mas também pela péssima administração que ele e sua mulher Adriana estão protagonizando no município, causando uma grande frustração em todos aqueles que acreditaram que Amarante finalmente teria com Gildásio encontrado sua redenção.

Um comentário:

Anônimo disse...

agora mostra fotos desses politicos indo nesses lugares depois da eleição ...