quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prefeitura de Imperatriz fará concurso para a contratação de novos agentes de trânsito


Para o secretário de Trânsito, Cabo J. Ribamar,  meta é continuar a trabalhar para organizar o trânsito da cidade

O prefeito Sebastião Madeira anunciou em recente entrevista à imprensa a realização de concurso publico em 2011 para diversos setores da administração. As demandas, por determinação do prefeito,  já estão sendo levantadas pela Secretaria de Administração.
  
Um dos setores que o prefeito já definiu que fará concurso é para o cargo agente de trânsito  atualmente  em número insuficiente para atender a demanda da cidade onde  cada dia aumenta o número de veículos e conseqüentemente de infrações.  Para fiscalizar o trânsito de Imperatriz a Secretaria de Trânsito dispõe apenas de 17 agentes.O prefeito entende que  com a contratação de mais agentes a fiscalização vai aumentar e,  melhorar e com isso contribuir para diminuir a  tensão no trânsito da cidade.

O titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar, em entrevista concedida à imprensa local garantiu que, organizar o conturbado trânsito de Imperatriz é uma prioridade do prefeito Sebastião Madeira e tornou-se também uma questão de honra para sua pasta. Ele lembrou, entretanto, que as coisas vêm melhorando gradativamente nos últimos tempos.
            
 Respondendo de uma maneira direta a um vereador que culpa o prefeito Madeira e o secretário por reprimir os motoristas de táxi lotação que insistem em realizar esse trabalho de forma irregular, o Cabo Jota Ribamar deixou claro que a prefeitura está cumprindo ordem judicial movida contra empresas que exploram o serviço de transporte coletivo da cidade legitimamente.
            
 “Nós como autoridades, devemos ser os primeiros a dar bom exemplo, respeitando as leis, as ordens judiciais e condenar tudo aquilo que estiver à margem da lei”, afirma Jota Ribamar, acrescentando que, “se o vereador não respeita as ordens judiciais e quer viver à margem da lei que viva, nós, entretanto, continuaremos a respeitar e a fazer cumprir a lei”, disse o secretário.
             
Jota Ribamar revelou que nesse curto período de fiscalização aos táxis lotação, agentes da Setran constataram várias irregularidades, entre estas, a utilização de carros particulares cujos motoristas atuavam como taxista de lotação, percorrendo linhas de importantes bairros até o centro da cidade. “Esses infratores tanto causavam prejuízos às empresas de ônibus, aos taxistas regularizados e a prefeitura, uma vez que eles não possuem alvarás”.
             
O titular da Setran explicou que, esses infratores pintavam de vermelho as placas de seus veículos e ganhavam as ruas transportando passageiros de maneira irregular. Cabo Jota Ribamar revelou que um desses taxistas irregulares foi denunciado à Polícia Civil por ter tentado assaltar uma passageira. “Como se pode ver, essa questão está se tornando caso de polícia”, observou Ribamar.
           
O secretário afirmou que, no ano passado, a Setran promoveu cursos para carroceiros, orientando-os como se comportar no trânsito. Cabo Jota Ribamar salientou, entretanto, que muitos carroceiros cometem muitas infrações no trânsito a exemplo dos ciclistas que teimam em pedalar suas bicicletas pela contramão. “As leis do trânsito não foram elaboradas apenas para automóveis e caminhões, mas para motocicletas, carroças e bicicletas”.
             
Jota Ribamar informou ainda que a prefeitura vai continuar com seu trabalho de revitalizar importantes ruas e avenidas, com o objetivo dotá-las de uma melhor trafegabilidade. “Com isso, propicia-se uma melhor vasão para que os veículos atinjam a rodovia o que certamente desafogará o trânsito da cidade”. O secretário observa, entretanto, que o motorista também precisa ter consciência da necessidade de observar os sinais de trânsito, tanto verticais, quanto horizontais.
            
 “Nós temos consciência que estamos fazendo nossa parte, obedecendo as ordens judiciais, pavimentando e sinalizando importantes ruas e avenidas, mas é preciso que os condutores de veículos sejam conscientes de suas responsabilidades, procurando respeitar a sinalização para que tenhamos um trânsito mais fluente e como menos acidentes”, concluiu o secretário.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Jornalista, poderia me dizer o que pretende o prefeito fazer com a tão prometida Guarda Municipal? Me lembro que na camapanha essa era uma das tantas promessas do Dr. Madeira. Para tentar minimizar a inciativa de Madeira, Ildon Mandou um projeto para Cãmara que aprovou a Guarda municipal, não havia no entanto tempo para implantá-la, Ildon perdeu a eleição e agora a Guarda Muncipal tá esquecida, nem os vereadores cobram a promessa do prefeito. Será que foi só porque o Ildon aprovou que o Sr. Madeira não quer cumprir sua promessa? - Luiza Batista Moares.

Anônimo disse...

Sr. Jornalista, sabe-se que concurso e prioridade nos municipios, entao sabe me dizer qual e a previsao para a abertura desse concurso em Imperatriz ? visto que estao chamando muitos excedentes do concurso anterior.

Blog do Josué Moura disse...

Segundo o sec. de administração, será ainda no final do primeiro semestre deste ano.

Anônimo disse...

A Sec. de Administração vai realizar concurso para área da saúde esse ano?