![]() |
Deijacy Rêgo |
O ambientalista e presidente do Partido Verde de Carolina-Ma, Deijacy Rego, lançou uma carta aberta ao povo do Maranhão e do Brasil em que se posiciona frontalmente contra a proposta do deputado federal Domingos Dutra(PT), que pretende transformar o Parque nacional da Chapada das Mesas em Reserva Extrativista. Na carta, Deijacy faz sérias críticas ao deputado que segundo ele esteve recentemente na região "onde reuniu-se com meia dúzia de pessoas e colheu dados para esse projeto que agora pode ir a plenário para primeira votação.
"Caso essa proposta seja aprovada, será um retrocesso que trará sérios prejuízos ao Meio Ambiente e ao Turismo no Maranhão", prevê Deijacy
Confira na íntegra a carta de Deijacy Rêgo:
Caros amigos, a respeito da matéria, sobre a mudança de categoria do Parque Nacional da Chapada das Mesas, para simples RESERVA EXTATIVISTA, tenho algo a informar.
1-A criação desta grande área em PARQUE, não foi idealizado por mim, pois seu projeto original se deu nos anos 70, época que eu era uma criança de 10 anos, e morava. Em Pastos Bons, mais entendo que os verdadeiros autores desta UC foram os políticos de Carolina, pois a grande maioria sem visão de futuro apoiou um projeto vergonhoso para Região, hoje Parque Nacional da Chapada das Mesas, que preconizava a construção de duas PCH, s nas quedas de São Romão e Cachoeira da Ilha para a geração de uma merreca de energia, patrocinada por um grupo ligado a COPEL, tendo como razão social o CONSÓRCIO RIO FARINHA.
2-Na época deste projeto polêmico e descabido, assim como hoje a pretendida RESERVA EXTRATIVISTA proposta pelo PL do nobre Dep. Dutra, nós apenas fizemos a nossa parte, ou seja, combatemos duramente o já extinto Consórcio Rio Farinha, com apoio de muitos da região da Buritirana, como o nosso amigo Jorge Espínola, que hoje fatura muito bem, cobrando taxa ambiental, a venda de galinha caipira e outros.
3-O nobre Dep. Dutra está esquecendo de falar que ele pertence uma legenda chamada de PT. A mesma legenda da autora do requerimento que criou o parque Nacional,para quem já esqueceu o seu nome, a então na época TEREZINHA FERNANDES e,na época o DUTRA do mesmo partido, e exercia um cargo importante no Estado do MA de deputado estadual e nada comentou sobre a criação do parque que ora quer a qualquer preço modificar sua categoria, e mais de 2006 a 2011 o Dep. Dutra esteve por Brasília como representante dos maranhenses, na Câmara Federal, deveria ter alocado recursos no orçamento da União para começar as indenizações do parque que hoje Le que extinguir, e não atrapalhar o processo de indenização dos atingido pela criação do parque, e está prestando um de serviço ao povo do Maranhão.
3-Eu particularmente sou adepto do EXTRATIVISMO, mais não posso concordar com um projeto descabido como este, pois a região não tem como sobreviver apenas colhendo BACURI, PEQUI, JUÇARA, PITOMBA, MANGABA, CAJÁ BURITI. Se você perguntar a qualquer pessoa que tem terras dentro da área do parque, se ele pode viver de extrativismo a resposta é não.
4-Para o turismo da região sul e especialmente Carolina isso representa um tiro no pé, pois a nossa cidade, depois da criação do Parque, muita coisa mudo como por exemplo as pousadas lotaram. Quer exemplo?O Enduro do Cerrado, Carnaval, Semana Santa, e feriados prolongados.
O Dep.Dutra está remando contra o resto do mundo defende a preservação das florestas para que o “bicho homem” continue a sobreviver, pois nós podemos perfeitamente, viver sem os animais, o deputado fala em preservar os animais e não dar prioridade para o homem, só que o que todos nos queremos é a qualida de do AR que respiramos, e que a quantidade de partículas expelido na atmosfera era de 400 PPM, a cinco anos atrás, e hoje já estamos chegando a 1000 PPM.
5-A Barragem do Estreito tem uma área de 550 km quadrado, e sem duvida vai refletir mais luz solar, com a evaporação da água, e a emissão de ch4, o famoso gás metano, nossa região sem este que é sem duvida um Pulmão do sul do Maranhão, a temperatura se elevará em mais de 2 graus, nos entendemos a grande preocupação dos empaquitados da UC, mais em toda Região no entorno deste grande lago mora muita gente, que precisa de AR puro para que as crianças do futuro. Não venha inalar os gases venenosos, por isto é que queremos a preservação do Parque Nacional da Chapada das Mesas.
6-Para quem não sabe, Reserva Extrativista é terra publica, portanto os moradores da região do parque, caso a PL de Dutra venha ser aprovada, não receberam as suas indenizações, como preconiza a lei na categoria de Parque Nacional.
At. Deijacy Rego,
Presidente do Partido Verde Carolina-MA
Um comentário:
http://www.youtube.com/watch?v=OxHzLwYvhDE
olha ai...
desde 1992 ate agora nada como a Mata garnde ai perto em davinololis...
Postar um comentário