Detento de Imperatriz assassinado a chuçadas na CCPJ
egundo informações da Polícia Civil, a vítima foi morta pelo companheiro de cela Nilton Carlos Morais Silvas, o Sapiringa, de 29 anos, que afirmou ter matado o colega por ele ter lhe obrigado a beber água sanitária misturada com sal.
“Esse cara [Antônio Ismael] era homicida e vivia humilhando os presos daqui. Para não morrer, todos tinham que se submeter às ordens dele. Ele obrigava o pessoal a beber água sanitária e comer sal em grande quantidade. Enquanto isso, ele se divertia vendo os outros passarem mal. Desta vez, resolvi não passar por tudo outra vez e, para não morrer, tive que matá-lo. Foi o jeito”, disse o acusado, morador do Maracanã, enquanto saía algemado pelo portão do presídio para ser autuado no 6º DP, na Cohab.
A direção da unidade prisional informou que o crime ocorreu por volta das 4h, no pavilhão externo, na cela 6, onde vítima e criminoso estavam alojados. Somente pela manhã, por volta das 9h30, é que o local foi periciado pelo Instituto de Criminalística (Icrim), e o corpo do detento foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). “Era um preso bastante problemático”, classificou o diretor da CCPJ, Rubens Ferreira.
Quem esteve no local para dar início às investigações foi o delegado Pedro Adriano Menezes Silva, titular do 6º DP, que informou que, mesmo o acusado já estando preso, respondendo pelo crime de furto, foi autuado em flagrante pela prática de homicídio. “O inquérito será instaurado normalmente”, afirmou o delegado.
Fuga – O nome de Antônio Ismael da Conceição já havia sido divulgado duas vezes este ano nas edições dos dias 12 e 14 de janeiro de O Estado como sendo um dos cinco presos que fugiu da CCPJ do Anil, durante a madrugada do dia 11. Eles escaparam por um buraco na laje da cela 2 da unidade. Fora do xadrez, eles escalaram o muro com ajuda de uma rede e ainda tentaram ajudar outros 16 internos, mas não conseguiram.
Antônio Ismael da Conceição foi recapturado no dia seguinte à fuga pela Polícia Militar em uma casa na Rua Girassol, na localidade Bom Jardim, no bairro Turu. Ele e mais dois fugitivos (Arnilson Fábio Carvalho de Sousa, o Brecha, de 30 anos, e Markione Rodrigues da Silva, o Keka, este oriundo de Juazeiro do Norte-RN) aguardavam um veículo que os levaria para o município de Santa Inês.
Mais
Também participaram da fuga e continuam foragidos, os presos Josiel Alves da Silva, o Borracha, de 26 anos, natural de Grajaú, e Enilson Catanhede, o Nhô, de 26 anos. No momento da fuga, apenas três agentes penitenciários trabalhavam na CCPJ, que atualmente abriga aproximadamente 245 presos.
Detentos assassinados
Com a morte do preso Antônio Ismael da Conceição, ocorrida ontem na CCPJ do Anil, chega a nove os homicídios de detentos em estabelecimentos penais no Maranhão este ano. Só na rebelião ocorrida na carceragem da delegacia de Pinheiro nos dias 8 e 9, sete presos morreram, sendo seis durante o motim, com quatro decapitados e um esta semana em um hospital de São Luís, onde estava internado desde o motim, quando foi atacado a chuçadas por seus companheiros amotinados.
Confira abaixo a lista de detentos mortos em 2009, 2010 e 2011, segundo dados da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap).
MORTOS EM 2009
1 – Milton Costa Carvalho
2 – Maycon Viegas Braz
3 – Ucilas de Jesus Gama Rosa
4 – Edvanes Dourado Costa
5 – Erivaldo Brito de Santana
6 – Florisvaldo Ferreira Santana
7 – Edson da Silva
8 – Cícero Viana da Silva Filho
9 – Mariano Barboza Silva
10 – Joacy Pereira Saraiva Rosa
11 – Armando Augusto Cordeiro Coqueiro
12 – Marcio André Batalha da Silva
13 – Eduardo Costa
14 – Evanildo De Jesus Ribeiro
15 – Valdeir Rodrigues de Araujo Filho ou Lucas Matheus Cardoso
16 – Jhony Venuto Viegas
17 – Robert Junior Lago Mendes
18 – Celso Santos da Silva
MORTOS EM 2010
1 – Alessandro Oliveira Freitas
2 – Denis Charles Serra
3 – Marcio Roberto Silva (Pimpolho)
4 – Jardeon da Cunha Santos
5 – Julio Cesar de Brito Gomes
6 – Eloísio Silva dos Santos
7 – Raimundo Nonato Ribeiro
8 – Jeová Pereira da Silva
9 – Orleans Martins de Oliveira
10 – Alex dos Santos Boaes
11 – Edmilson Gomes
12 – Edmilson Santos Silva Junior
13 – Milson Silva de Carvalho – Spaik
14 – Eromar de Sousa Ferreira
15 – Reris Ângelo Santos Silva – Banjo
16 – José Ricardo Vieira Pereira
17 – Cleiton Costa Soares – Kekê
18 – Isaquiel Barbosa De Mirand;
19 – José Antônio Ribeiro – Bigode
20 – José Ribamar dos Anjos Filho – Dragão
21 – José Francisco de Souza – Chiquinho
22 – José de Ribamar Nascimento Sousa – Coração de Leão
23 – Getúlio Vieira da Conceição Filho – Pará
24 – Raimundo Nonato Sousa Lima – Nenê ou Guri
25 – Romuel Antônio Sousa Santos – Bruce Lee
26 – Francisco Wellington Pinto da Silva – Cagão
27 – Eriedson Jesus dos Santos – Gaguinho.
MORTOS EM 2011
1 – Luis Neves Fontes
2 – José Agostinho Bispo Pereira
3 – Jorge Luis de Sousa Moraes
4 – Raimundo Nonato Soares Mendes, conhecido como Pampo
5 – Paulo Sérgio Cunha Pavão
6 – Alexsandro De Jesus Costa Pereira
7 – José Ivaldo Brito
8 – José de Ribamar Pereira
9 – Antônio Ismael da Conceição
Fonte: Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário