quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resposta ao Blogueiro Frederico Luiz: Valéria tem o direito de participar do debate político de Imperatriz, mas antes com a palavra o deputado Carlos Amorim

Caro Frederico Luiz,

Carlinhos e Valéria
Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares, pois como disse o personagem “Riobaldo”, de Guimarães Rosa, “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. O prefeito Madeira está no “meio da travessia”, no “estar indo” e não na saída, como diz o poeta mineiro. No meio da travessia é que se sabe com quem realmente se pode contar.

Em primeiro lugar, quero lhe informar que Deoclides Macedo jamais defendeu qualquer candidatura em Imperatriz para as eleições de 2012, como você informa em seu post. Isso foi uma interpretação sua, quando este se referia naturalmente a política estadual.

Eu estava no dia inauguração do Complexo Esportivo de Porto Franco e não vi e nem ouvi o prefeito falando da candidatura do PDT em Imperatriz.

Deoclides é um líder regional, mas é prefeito de Porto Franco. Não sendo seu habitat eleitoral natural Imperatriz e pelo comportamento prudente com colegas prefeitos, jamais iria se manifestar assim, especialmente sabendo que o prefeito Madeira e o PSDB são os naturais aliados do PDT no Maranhão desde 2002, com a renúncia da candidatura de Roberto Rocha para ajudar Jackson Lago e o próprio Deoclides Macedo que, à época integrava a chapa como vice. Depois veio as alianças de 2006 e 2010, fora as municipais como em Porto Franco em que Aderson Marinho (PSDB) por dois mandatos é o vice-prefeito.

Em segundo lugar, a idéia de que Valéria não deve participar do debate político de Imperatriz é, em certa medida, preconceituosa. E expressa implicitamente que ela deve se importar apenas com Porto Franco e outros municípios da região. Não existe “região de Porto Franco”, mas sim a região tocantina do nosso tão sonhado Maranhão do Sul onde Valéria foi proporcionalmente a mais votada na última eleição.

Acho que a idéia é equivocada. Para mim todos os deputados da região têm responsabilidades com Imperatriz e todos foram votados na cidade e são da região. Imperatriz é a nossa capital regional.

Além disso, Valéria mora em Imperatriz há mais de 13 anos desde que se casou com Marco Aurélio.

Em terceiro lugar, você quer que a deputada Valéria Macedo se manifeste sobre a candidatura do companheiro de partido Carlos Amorim em razão de o marido dela defender publicamente a continuidade da aliança do PDT com o PSDB e de ter supostamente o irmão dela defendido a candidatura de Carlos Amorim.

Ocorre que até agora o deputado pedetista Carlos Amorim (PDT) não disse que é candidato em Imperatriz. Vejam que a pessoa mais interessada na questão não assumiu a condição de pré-candidato. Ao contrário, resolve lançar evasivas de que se “Madeira não recuperar a credibilidade”, “que a direção nacional quer candidatura em todas as cidades de mais 100 mil habitantes”, de modo que para a deputada se manifestar sobre a posição de um colega de partido é necessário antes de qualquer coisa que este assuma sua posição.

Parece que a pré-candidatura de Carlos Amorim é mais um desejo de alguns poucos aliados do que dele próprio.

Penso que apenas depois que o deputado Carlos Amorim decidir sobre sua candidatura ou não, de forma concreta, certa, caberá a ela se manifestar. Antes, não. Se tem alguém que deveria dizer se é candidato ou não agora é o companheiro Carlos Amorim.

Outro ponto. Esta estória de dizer que o PDT Nacional já decidiu que em Imperatriz tem que ter candidatura é balela. Todo mundo que milita na política partidária sabe que os partidos políticos quando muito tem o poder de coartar candidatura, ou seja, os partidos políticos (todos) tem força apenas para impedir determinadas candidaturas.

Agora, a decisão de ser candidato mesmo depende mais do pretenso candidato do que do partido. Isso acontece até quando o partido quer lançar um candidato de qualquer jeito. Mesmo nestes casos é preciso encontrar um “doido” que se disponha a se lançar na arena política e correr todos os riscos.

Assim, antes de qualquer outra manifestação quem tem que dizer o quer realmente quer é o companheiro Deputado Carlos Amorim e não Valéria Macedo.

Desse modo, afirmo-lhe que Deoclides nunca entrou na questão de Imperatriz e pelo que conheço dele não meteria sua colher na sopa dos outros. Agora o Marco Aurélio tem liberdade e autoridade para dizer o que pensa sobre os destinos de nossa cidade.

9 comentários:

Frederico Luiz disse...

Josué,

Existem diversas formas para tapar o sol. A pior delas, é com a peneira!

Deoclides afirmou em alto e bom som que defende candidatura própria para a Prefeitura de Imperatriz e me autorizou a publicação desta opinião no Blogue do Frederico Luiz.

Membro da Executiva Estadual do PDT, Deoclides, tem autoridade partidária para opiniar sobre Imperatriz e os demais 216 municípios do Maranhão. Da mesma forma, a deputada estadual Valéria Macedo.

Sobre o fato de opinar, todos podem. Tendo ou não a autoridade partidária. Um francês pode postar em seu Blog que prefere Cobra Mansa para a Prefeitura, qual o problema?

Por fim, o deputado Carlinhos Amorim tem opinião sobre o assunto, expressado por diversas vezes, exaustivas vezes... como por exemplo neste linque aqui:

http://frederico2010.blogspot.com/2011/06/carlinhos-reafirma-meu-foco-e.html

Agora, continuo esperando a opinião da deputada Valéria Macedo, e torço para que ela tenha a mesma opinião do líder da bancada do PDT, expressada no link acima.

Por fim, não tinha outra foto melhor dos dois? Redimensiona, coloca de tamanho menor que a qualidade aumenta!

Abraços,

Frederico Luiz
Radialista, Blogueiro, Tuiuteiro e Faceiro!

Anônimo disse...

Engraçado, Josué, o esposo da Deputada pode se manifestar sobre sucessão em Imperatriz e antecipadamente externar sua opinião, ela não .Prefere aguardar o seu companheiro de partido, o deputado Carlos Amorim fazer primeiro.Aí é cômodo demais.Acho que o partido tem que priorizar e amadurecer ao máximo um projeto de crescimento ,de candidatura própria se for o caso,valorizar-se politicamente, para depois avaliar ou decidir-se por alianças.Valorizar os menbros do próprio partido é fundamental.Sem harmonia e companheirismo sai perdendo o nosso PDT.Nada de revoada nesse momento.Tem muito tempo pela frente.
Assim eu penso.
Lima PDT

Anônimo disse...

Desse geito não dar.nós temos é que crescer o partido e animar o deputado para esse projeto.eu vou pedir pro dep. carlinhos ir lá em porto franco dizer que o dr. nelson é o melhor nome para aquela cidade.Médico e carismatico, daria um bom gestor.Afinal,alternancia de poder é salutar, ou não?

André Gomes disse...

Eles endoidaram e estão fazendo de Calos Amorim de bode expiatório, mas o que me deixa intrigado é que o próprio deputado Carlos Amorim já é bem grandinho acho que ele está por trás de tudo isso meu caro amigo Josué, se não vou ter a certeza que ele é mais um boneco de marionete do Jean Carlo e Cia e mais um bocado que estão preocupados em ficar desempregados, a vez e a hora é esta Madeira.
Pela vontade do Jean Carlo e meus seguidores digo ao povo de Imperatriz que sou candidato pelo PTD nas próximas eleições, se você tem duvida, mas eu não tenho

Anônimo disse...

Puxa Moura, você triturou o rapaz, precisava tanto não, é só ele e o Jean que querem a fórceps empurrar o Carlinhos ladeira a baixo...Olhem bem para o João Batista, ele é um exemplo de incosntancia e ambição, não foi vereador completamente, nem deputado e quis voar alto demais. Resultado: se ferrou! Abre o olho Carlinhos! (Fernando Botelho Milhomem)

Blog do Josué Moura disse...

Continue esperando caro colega, na hora certa, livre, tranquila, Valéria vai se posicionar, tenha certeza disso. Quanto ao Deoclides, ele está cuidando mesmo é de concluir garbosamente o seu mandato, inaugurando obras e serviços para aquela população. Terá missões maiores para cumprir, como escolher e ajudar a eleger o seu sucessor dentre os mais de 5 nomes dentro de seu grupo político. Um abraço, vamos nos encontrar depois para um chopp juntos! Não me queira mal, pois eu só sei querer bem...

Holden Arruda disse...

O Carlinhos precipitou o debate e chegou a afirmar que Madeira não tinha credibilidade! Isso mostra a imaturidade do Deputado nas suas colocações e visivelmente acrescida do animatório do vice, que é o unico a perder em um possivel apoio do PDT ao Madeira. É importante Carlinhos se posicionar ou não pedir para que retirem posts que falem que ele não é candidato.

Anônimo disse...

Tem gente no PDT fazendo o jogo do madeira.

Anônimo disse...

Holden , se o que o Deputado Carlos Amorim declarou não lhe agradou, paciência.Entenda como quiser. Agora, com certeza aquela declaração servirá muito para acordar o Prefeito e melhorar sua administração que ainda deixa a desejar.Em ele melhorando vai tbém recuperar sua credibilidade perante à população.Simples assim.E tenho dito!