quinta-feira, 30 de junho de 2011

9º Salimp foi recorde de público e vendas

Vereador Luís Gonçalves (PSB) aprova na Câmara Moção de Aplauso ao Salão do Livro

O 9º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) encerrou no último domingo (26) batendo recorde de público e de vendas. A informação foi prestada pela coordenadora do megaevento, a professora e escritora Edna Ventura, presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Para ela, o elevado número de visitantes foi uma grata surpresa e satisfação dos livreiros que realizaram boas vendas.

De acordo com a presidente da AIL, haveriam vários motivos para que o Salão do Livro este ano não alcançasse o êxito desejado. Entre estes, Edna Ventura destaca o período no meio do mês, as festas juninas, recuo de patrocínio, prova semestral nas escolas, proximidades com o Arraiá da Mira e Arraiá do Povo Festeiro, a Expoimp, que já se aproxima, entre outros.

“Embora tudo isso acontecendo, o 9º Salimp foi o mais visitado de todos os já realizados com recorde também de vendas”, diz Edna Ventura, acrescentando que ainda não têm em mãos os números e valores exatos, que ainda serão revelados. A presidente observou que a Academia passa agora pelo o que ela considera a terceira etapa do Salimp, que é a captação de recursos, pagamentos e prestação de contas, além de conhecer as críticas e sugestões apontadas pelos visitantes.

Por se tratar de um evento que está inserido no circuito nacional dos salões de livros, realizados nas principais cidades brasileiras do Norte e Nordeste, e somente nas capitais, o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) tem o reconhecimento de todas as pessoas que pelo menos uma vez, visitaram o salão instalado no Centro de Convenções de Imperatriz no período de 19 a 26 de junho.

Entre as pessoas que avaliam de maneira positiva a realização do Salimp está o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, considerado pelos membros da AIL como um leitor contumaz, por ser um exímio apreciador de uma boa leitura. Para Madeira, que esteve na abertura no decorrer e no encerramento do evento, o Salimp eleva o nome de Imperatriz e apaga de uma vez a velha imagem de cidade violenta e desordeira.

“O povo de Imperatriz é culto e hospitaleiro, como bem frisou o escritor Ariano Suassuna, um dos palestrantes do 9º Salimp”, lembra Madeira, ressaltando que a Prefeitura Municipal, bem como o Governo do Estado e a Eletrobrás, também patrocinaram este evento cultural.

Moção de Aplauso – Na sessão ordinária desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Imperatriz – por unanimidade – aprovou uma Moção de Aplauso a ser encaminhada Academia Imperatrizense de Letras, pela realização do 9º Salimp. O projeto de autoria do vereador e escritor Luís Gonçalves da Costa destaca o evento como “de grande importância para nossa região e sempre coroado de êxito e enriquecimento cultural dos imperatrizenses”.

O Pastor Luís Gonçalves da Costa, como é mais conhecido o vereador, é autor de dois livros, é romancista, poeta e membro da Academia Açailandense de Letras (AAL). Na Câmara Municipal de Imperatriz, se destaca por seus projetos e pronunciamentos em defesa de uma melhor imagem paisagística de cidade, da educação, cultura e manifestações artísticas (Domingos Cézar).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi. Me chamo Claudivan. Estou postando esta mensagem em busca de oportunidades na Academia. Para melhores informações minhas, deixo meu número e meu e-mail: 999174-2891. Claudivanoliveira2011@bol.com.br