quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campanha Internacional: Povo Awá Guajá (MA)

Amigos/as, pedimos a todos que acessem esse link e enviem para todos os seus contatos possiveis. Vamos sensibilizar o Ministro da Justiça para a situação dos Awa-Guajá. Podemos! Basta querer. Vamos disseminar mais essa iniciativa que e suas ações, é só clicar!!!! Contamos com o empenho de todos. A causa indígena e o Povo Awá Guajá agradece a todos e todas.                      





A estrela de cinema ganhadora do Oscar (O discurso do Rei) Colin Firth, lançou hoje uma campanha da Survival International para salvar ‘a tribo mais ameaçada do mundo’ – os Awá na Amazônia brasileira, estado do Maranhão. 

O destaque da campanha é um curta-metragem, com um apelo de Colin Firth e música do compositor brasileiro, ganhador do Grammy, Heitor Pereira. Os Awá são uma pequena tribo cujo território foi invadido por um vasto exército de madeireiros ilegais, fazendeiros e colonos. Gráficos surpreendentes no site da campanha mostram a destruição devastadora da floresta dos indígenas – que está acontecendo a uma ritmo mais rápido do que qualquer outro território indígena na Amazônia. A situação agora é tão crítica que vários especialistas brasileiros têm advertido sobre ‘genocídio’ e ‘extinção’. 

Há cerca de 360 Awá contatados. Muitos são os sobreviventes de massacres brutais. Acredita-se que 20-25% mais estão se escondendo na floresta que está encolhendo rapidamente, e procuram desesperadamente um refúgio contra a destruição constante. 

A campanha visa persuadir o ministro da Justiça do Brasil a enviar a Polícia Federal para expulsar os madeireiros, fazendeiros e colonos, e mantê-los fora do território. No seu apelo, Colin Firth diz, ‘A floresta dos Awá está sendo cortada ilegalmente pela exploração de madeira. Quando os madeireiros os encontram, eles os matam. 

Seus arcos e flechas não são páreo para as armas. E em qualquer outro momento na história, isso seria o fim. Mais um povo extinto da face da terra, para sempre. Mas vamos assegurar que o mundo não deixará isso acontecer…’ O filme da Survival apresenta imagens únicas dos Awá, que raramente permitem que pessoas de fora visitem suas comunidades. 

Os destaques incluem cenas que mostram a relação extraordinária dos índios com seus animais de estimação; o ritual do luar em que os Awá falam com os espíritos de seus antepassados; e a destruição devastadora causada por madeireiros e fazendeiros, que incendeiam encostas inteiras. O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘Os Awá estão ameaçados pelos madeireiros armados, mas também por nossa própria apatia. 

No entanto, campanhas como essa têm repetidamente tido éxito. Se pessoas suficientes, no Brasil e no mundo inteiro, demonstrarem que se importam, as crianças Awá serão capazes de crescer em paz em sua própria terra. Isso já foi provado muitas e muitas vezes. (Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de São Luís-MA)

Clique aqui no site e participe da campanha:  http://www.survivalinternational.org/pt/awa

Nenhum comentário: