segunda-feira, 11 de junho de 2012

GOV. LOBÃO: SE TELMA PLÁCIDO FOR CANDIDATA, O TSE ESTARÁ ABRINDO UM PRECEDENTE NACIONAL

Telma Plácido
Alguns meios de comunicação de Imperatriz anunciaram semana passada que no vizinho município de Governador Edison Lobão, o popularmente conhecido “Ribeirãozinho”, a ex-primeira dama do município, Telma Plácido, depois de ter sido anunciada como "fora do páreo" nesta eleição, agora seria este mês ratificada pelo PMDB como candidata a prefeita daquele município. Será?

O TSE Tribunal Superior Eleitoral, em 2009 “baixou” Resolução disciplinando as filiações partidárias, determinando que elas fossem feitas pelos partidos políticos, por intermédio do Programa conhecido por FiliaWeb. Para isso, os partidos teriam que se cadastrarem junto aos Cartórios Eleitorais, para se habilitarem e receberem uma senha.

Pois bem, o presidente do PMDB do município, ex-prefeito Washington Plácido, esposo de Telma, não submeteu a lista dos filiados do PMDB pelo referido programa. Enviou a lista diretamente junto ao Cartório Eleitoral e com data posterior ao prazo final. Não deu outra: teve o seu pedido negado pelo Douto Magistrado da Comarca de Montes Altos. “Somente os partidos políticos é que podem submeter a lista pela rede mundial de computadores, pelo programa FiliaWeb”, respondeu o juiz.

Insatisfeito, Plácido recorreu ao TRE, que também negou o pedido. Em abril do corrente ano, Plácido submeteu a lista ao TSE, e o mesmo acatou, mas não discorreu sobre o mérito de candidatura. Portanto, ela está realmente filiada, mas indaga-se: para efeito de candidatura não é necessário o pretenso candidato estar filiado há um ano das eleições?

Vejamos os requisitos para se candidatar:

1) Ser eleitor na circunscrição um ano antes da eleição;
2) Estar filiado a um partido político um ano antes da eleição;
3) Submeter seu nome a uma convenção partidária;
4) Preencher os requisitos de elegibilidade, não ser condenado, etc e etc.

Pelo que se sabe, as regras não mudaram.

E agora? Será que o TSE vai abrir um precedente nacional? Ou seja, os partidos não serão mais obrigados a enviar a lista ao TSE um ano antes da eleição, bastando para isso enviar em abril do ano das eleições com data de filiação retroativa? Com a palavra a Justiça Eleitoral.

7 comentários:

Reinaldo Lima disse...

Boa noite prezado Josué, um pé na frete e outro atrás, no Brasil só tem lei para ladrão de galinha. Lei foi feita para pobre e só para pobre
Eu lamento que patifaria aconteçam todos os dias. Abraços. Reinaldo Lima

Anônimo disse...

Obrigada pela racionalidade e senso de justiça desse post. Finalmente alguém disse a verdade sobre essa senhora e seu esposo. Acorda, população de Gov. Edson Lobão, esse homem vai terminar de destruí-los.

Anônimo disse...

Isso é que é Brasil, aqui é assim até quem não entende dá opinião...(julga)!!!, são dua situações, filiação partidária e submissão de lista. uma distinta da outra, veja a data no TSE que Telma foi filiada ao PMDB 18/09/2011, dentro do prazo legal, ainda há a Sumula 20 do TSE que diz, na ausência do nome do filiado em lista, esse deve provar por outros meios, portanto Telma está legalmente filiada e será a próxima prefeita de Gov. Edison Lobão. deixem os cometários fajutos para quem não entende!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

engraçado, e as certidões tiradas no mês de dezembro de 2011 e janeiro de 2012 informando que ela não estava filiada em nenhum partido politico vale de quê? será que o tse não vai ver isso não? como esse povo pode sustentar uma candidatura sem atingir os pressupostos necessários para ser candidato? ou seja um ano de filiação?.
é muito facil se filiar com data retroativa, porem a lista só foi processada quando enviada ou seja ABRIL. Neste caso, ela não tem 1 ano de filiada. A discussão é essa.Sendo ASSIM ELA NÃO PODE.É LEI. RES 23117/2009 TSE.

Anônimo disse...

Outros meios com diz a Sumula nº 20 do TSE, são provas de que pessoa se filiou em tempo hábil, veja no próprio TSE se na data em que vc. se refere ela já constava como presidente do PMDB, para a pessoa se tornar presidente de um partido tem que está filiado, isto é uma das provas que sua filiação foi em prazo legal, sabemos que seus opositores irão tentar impugnar o registro de sua candidatura, trabalho em vão pois a Lei existe pra ser justa com quem está amparado nela, e Telma será candidata sim. é só aguardar os prazos de registros e veremos... há quando sair o resultado positivo de sua candidatura, vc como formador de opinião acredito que será capaz de reconhecer que estamos certo.

Anônimo disse...

atá se ela ñ pode ela ñ tinha entrado na politica a tem mais se preucupi cm emperatriz pq é ai q vc mora ta. esse q diz q ela vai terminar de destruir gov edison lobão. acha q é facil pq ñ se caandidatou-se a prefeito.pois quando a gente ñ tem moral de falar mal de nimguem se ñ podemos fazer melhor. então fiquem de boa pois veremos quem o povo decide o que é melhor para no municipil.

Anônimo disse...

UMA COISA EU DIGO.. TELMA GANHANDO E PLACIDO NA PREFEITURA...ESE DOIS E UMA DUPLA PERFEITA..QUERENDO ENGANAR O POVO DE GOV.EDISON LOBAO