quinta-feira, 19 de julho de 2012

Praia do Cacau será liberada na próxima semana


Estrutura de segurança estará disponível aos banhistas a partir do dia 22

Praia do Cacau (2011)- Josué Moura
Agora é oficial. No próximo dia 28 (sábado) a praia do Cacau estará disponível, com toda a estrutura de segurança, para os banhistas de Imperatriz. A abertura da praia do Meio acontece na semana seguinte, no dia 5 de agosto (domingo).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, a decisão só pode ser tomada após o nível do rio Tocantins se estabilizar. “Hoje, é possível definir a data porque percebemos que o nível do rio está estável. Ainda não é aquilo que esperávamos. É uma área de areia de menos de 10%, área muito pequena mas, para não perder tempo, a Prefeitura resolveu disponibilizar para a comunidade toda a estrutura”, explica.
Praia do Cacau (2011)- Josué Moura
A estrutura das duas praias inclui banheiros químicos, serviço de limpeza, guarda-vidas, área de banho demarcada, energia elétrica e acompanhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Marinha. No caso da praia do Cacau, a Prefeitura também vai disponibilizar palco, som e equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran).
Já para a praia do Meio a previsão é de que não haja palco. Segundo Chico do Planalto, a área disponível não é suficiente para a montagem da estrutura.
Já a Setran vai manter uma equipe posicionada na entrada da praia do Cacau. Eles estarão no local aos sábados, domingos e feriados, a partir das 7h30. Deste horário até às 9h, apenas os barraqueiros poderão entrar com veículos no local, para transporte de material de trabalho. A partir das 9h a acesso será fechado.

Encerramento
A estrutura de segurança montada na praia do cacau deve ser mantida até o dia 30 de setembro. Já na praia do Meio, o encerramento deve acontecer somente em cinco de outubro. Segundo Chico do Planalto, o planejamento da Prefeitura pode ser alterando, dependendo da abertura das comportas da Hidrelétrica de Estreito. “Nós nos programamos para que as praias funcionem com toda a estrutura durante dois meses mas, devido à hidrelétrica de Estreito, vamos disponibilizar logo a estrutura”, garantiu.
Ele também lembrou pediu cuidado aos banhistas, lembrando que as vítimas de afogamento são, normalmente, pessoas confiantes nas suas habilidades de natação. “Queremos fazer um verão onde as pessoas possam se divertir com segurança, mas isso também depende do banhista”, finalizou ele.
Amanhã (20) a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros encerram o curso de preparação dos guarda-vidas, que vão dar segurança às praias. Ao todo, são 33 profissionais qualificados para desempenhar a tarefa durante os dois meses de funcionamento das praias. (Denis Oliveira)

Nenhum comentário: