quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DEOCLIDES MACEDO, FUTURO GOVERNADOR DO MARANHÃO

* Por Walmir Villar
 
Não foi surpresa para os que conhecem o trabalho do prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, a conquista, de três mandatos de prefeito e duas vezes Prefeito Empreendedor, prêmio concedido pelo Sebrae/MA. 

Surpreendente é que ele não seja louvado pelos quatro cantos do nosso Estado como exemplo e modelo de virtudes de gestão pública e altivez política.
 

Porque é disso que se trata: o reconhecimento consagra a altiva condução política de um dirigente que promoveu o mais espetacular salto de desenvolvimento de seu município, sem se render à perversa lógica da dependência financeira que fabrica reféns da bajulação política como humilhante moeda de troca.
 

Os três mandatos de prefeito credenciam Deoclides a disputar o governo do Estado, ele é o nosso craque, o melhor prefeito do Maranhão, graças à determinação com que corre atrás de projetos e idéias para a sua cidade.
 

Não é à toa que ele foi reeleito em 2008 com espetaculares 90% dos votos de Porto Franco, uma votação histórica, uma das maiores do país, o que prova que o verdadeiro marketing político é o marketing de resultados, não o de promessas.

E qual a receita desse sucesso? Pra começar, Deoclides assumiu a prefeitura pensando grande. Não imaginou que seria um síndico para cuidar da casa, mas um embaixador para projetar seu município como um celeiro de bons projetos. Sua visão de longo alcance logo formulou a vocação de Porto Franco como um ponto modal aglutinador do desenvolvimento de toda a região, graças à confluência de rodovia, ferrovia e rio navegável, os eixos do crescimento econômico do Maranhão, motivo destaque em recente matéria na revista EXAME.


Foi assim com a soja, que em vez de passar como turista pela cidade lá encontra abrigo no polo agro-industrial do município, por ele implantado, que atraiu a única fábrica de processamento de soja do Maranhão, produzindo óleo comestível e ração animal. Para aproveitar os subprodutos da soja, como o farelo, foi criado o DRS - Desenvolvimento Rural Sustentável, de grande estímulo para a bacia leiteira da região, por exemplo, o que muito tem contribuído para o desenvolvimento da atividade agropecuária. A riqueza produzida atraiu novas riquezas, num círculo virtuoso que alavancou a economia de Porto Franco para novos empreendimentos, como é o caso de uma grande planta industrial de etanol e biodiesel.


E o que fez Prefeito Empreendedor com o aumento da arrecadação do município? Investiu em projetos sociais, prioritariamente em educação, com destaque hoje para duas Escolas de Tempo Integral, pioneiras no Maranhão. A prestação dos serviços públicos também atingiu níveis de excelência e credibilidade únicos. Os investimentos em infraestrutura, saúde, habitação e revitalização urbana transformaram o município em um polo regional de atração de investimentos. 


Deoclides Macedo fez por merecer três vezes prefeito empreendedor. Mas o verdadeiro prêmio para Maranhão é o exemplo que nos dá Porto Franco, de que a penúria se combate com trabalho, o desânimo se combate com perseverança e a humilhação se enfrenta com altivez. 
 
Parabéns Deoclides Macedo, o melhor prefeito do Maranhão e futuro Governador do Estado do Maranhão.


* Walmir Villar é Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão

Um comentário:

Nardele Oliveira disse...

Valmir, gostei do seu texto, e não foi surpersa saber que dentro deste homem que se dedica ao trabalho de assessor parlamentar aí na capital, tem dentro de sim, um lado jornalistico como em tantos blogueiros que existem por aí.
Parabéns pelo texto.
Um abraço de seu amigo
Nardele