quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SEBRAE REÚNE PREFEITOS DA REGIÃO EM IMPERATRIZ

Acontece nesta quinta-feira, 28, no auditório da Unidade Regional de Imperatriz do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), o Encontro com Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos da Região Tocantina. O prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), confirmou sua presença na abertura do evento.

A programação do encontro começa às 9h e será encerrada às 13h, no auditório da UR, com o Sebrae tendo por objetivo fortalecer parcerias institucionais e ampliar o número de municípios que regulamentaram e implementaram a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Em Imperatriz, a UR do Sebrae-MA fica localizada na rua Alagoas, 300, bairro Juçara.

O Encontro de Imperatriz vai ser conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA (CDE) e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que estará acompanhado da Diretoria Executiva da instituição, além do staff de técnicos das Unidades Regionais.

Além dos prefeitos, o encontro conta com a presença de secretários e autoridades municipais, representantes de bancos oficiais e de órgãos como universidades, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp).

O encontro faz parte da programação do Seminário “Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local”, promovido pelo Sebrae e os Tribunais de Contas (TCEs) em todo o país, no sentido de consolidar a parceria das duas instituições em 2013 quanto à implementação da Lei Geral.
“Acreditamos no desenvolvimento sustentável, onde as mudanças afetam o presente e o futuro da população. O Sebrae vai equacionou seus projetos e soluções nessa perspectiva, buscando alcançar resultados que promovam o desenvolvimento por meio dos pequenos negócios”, sinaliza o presidente do CDE do Sebrae-MA, Cláudio Azevedo, ressaltando que a instituição não trabalha sozinha. “A parceria entre o poder público e os bancos cria um ambiente favorável para que as mudanças aconteçam de maneira positiva na vida das pessoas e em benefício do município, com melhorias nos mais diversos aspectos”.

Premiação – Durante o evento, o Sebrae vai premiar, com troféu e certificado, os prefeitos reeleitos dos municípios que tiraram a Lei Geral do papel em 2012. “Mais do que regulamentar, é importante que os municípios tenham a legislação implementada, o que favorecerá aos empreendedores locais usufruir dos benefícios nela previstos, tais como prioridade em compras públicas até R$ 80 mil, desoneração fiscal, mais facilidade na obtenção de crédito, acesso à tecnologia, formalização e outros”, destaca Azevedo.

O ex-prefeito do município de Paulista, no estado de Pernambuco, Yves Ribeiro, vai ministrar a palestra “Desenvolvimento municipal baseado nos pequenos negócios”, aproveitando para destacar o quanto a vontade política pode ser decisiva para mudar a realidade local, promovendo o empreendedorismo e favorecendo, com isso, que a economia, que a economia e a arrecadação municipal sejam representativas.

O presidente da Câmara Municipal do município de Ribamar Fiquene, a 50 km de Imperatriz, Júlio Cézar (PDT), confirmou presença no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos de Imperatriz.  “Vou participar do encontro porque estamos desenvolvendo uma ação em conjunto com o governo municipal e por buscar meios que visem a incrementação da nossa economia, fortalecendo o empreendedorismo”. O prefeito Israel Vasconcelos (PSB), mais conhecido por Vasco, e o vice-prefeito Edilomar Miranda (PRB), são empresários. E estão aplicando os conhecimentos e a experiência adquiridos na gestão de suas empresas no setor público, incentivando os pequenos negócios.

O prefeito de Governador Edison Lobão, Evando Viana (PRB), também confirmou presença no encontro, afirmando tratar-se de um assunto de extrema relevância, tendo em vista que o evento colocará em discussão os desafios que “os gestores eleitos no pleito de 2012, meu caso, por exemplo, terão durante os próximos quatro anos”. Edison Lobão fica a 35 km de Imperatriz. O prefeito Evando também é empresário do setor imobiliário em Imperatriz.

Aderson Marinho Filho (PDT), prefeito de Porto Franco, a 95 km de Imperatriz, acompanhará o encontro. O ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Deoclides Macedo, foi um dos ganhadores do Prêmio “Prefeito Empreendedor”, entregue a gestores municipais pelo Sebrae. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação e o sucesso de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. Durante sua gestão, Deoclides incentivou sobremaneira a abertura de novas empresas em Porto Franco.

Nenhum comentário: